O vendedor focado em obter os melhores resultados valoriza cada cinco minutos da agenda: podem ser determinantes para convencer um novo cliente.
Mas nem sempre é fácil estar atualizado de todos os recursos de apoio à gestão de vendas. Muitos deles podem te ajudar a ganhar tempo. Outros, mais do que isso, te ajudam a identificar novas oportunidades de mercado.
Aqui no blog mostramos em outros posts como uma plataforma de Geomarketing pode ampliar as possibilidades de uma força de vendas.
Mas existem outras ferramentas disponíveis que também podem realmente fazer a diferença.
Uma agenda cheia de reuniões é sem dúvida um bom sinal para a força de vendas.
Um perigo quando qualquer deslize pode representar um belo prejuízo.
Por isso foram desenvolvidos aplicativos que acompanham a agenda do usuário e reúnem automaticamente informações sobre os participantes de cada reunião. O Rapportive é um desses aplicativos.
Outro é o Charlie. Com nome de assistente pessoal, ele envia por e-mail relatórios sobre os compromissos do dia com detalhes dos participantes recolhidos não apenas em redes sociais, mas também em noticiários e outras fontes.
Assim você não depende do 3G para fazer aquela pesquisa relâmpago no caminho da reunião.
Se você trabalha com gestão de vendas, provavelmente guarda uma grande coleção de cartões de visita, a não ser que, como a maioria das pessoas, jogue-os fora na primeira semana.
Mas e quando você precisa encontrar aquele contato do ano passado?
Se estiver em ordem alfabética fica mais fácil, mas e se você não lembrar o nome?
A digitalização dos cartões de visita é tão simples como revolucionária.
Ferramentas como o CamCard ou o Card Munch fazem todo o trabalho por você: basta uma fotografia para que ele decifre o nome do contato, o e-mail, telefone, endereço, enfim, todas as informações ficam catalogadas na agenda do usuário.
Você joga o cartão fora sem culpa e encontra o contato com muito mais facilidade quando precisar.
Se você está cheio de novas ideias e não consegue dar vazão a elas, uma ferramenta de mind mapping pode ser útil.
Alguma vez você esteve em brainstorm registrado num daqueles coloridos mapas mentais?
Não é raro que ao fim da reunião eles permaneçam na imaginação, enquanto o papel recheado de ideias brilhantes vá parar na lata de lixo.
Com as ferramentas desenvolvidas para esse fim, é possível não apenas armazenar as ideias como elaborá-las e compartilhá-las a qualquer momento.
As soluções desse tipo são diversas. Oferecem todo tipo de recurso.
O MindMeister, por exemplo, pode ser integrado com o Skype para uma conferência ao vivo, enquanto o Mind42 funciona como uma mídia social, com possibilidade de trocar likes e comentários com outros pensadores.
Assim, quem atua com gestão de vendas consegue não apenas elaborar novas ideias, mas também montar apresentações personalizadas que podem inclusive ser feitas à distância.
Só não vale deixar as ideias morrerem.
O que há de mais importante para a força e gestão de vendas do que gerar novas oportunidades?
Eis a grande missão das equipes comerciais, e não há tecnologia que substitua cabeças pensantes.
Mas algumas ferramentas podem auxiliar a busca por novas oportunidades.
Talvez a principal dela seja mesmo o LinkedIn, próprio para conexões profissionais.
O SalesLoft Prospector, uma extensão do Chrome, permite realizar uma varredura na rede social atrás de palavras de interesse. É possível buscar prospects por uma variedade de filtros, desde cargo e área de atuação até tamanho da empresa e localização.
Uma opção gratuita é a própria ferramenta de busca avançada do LinkedIn.
Além de possibilitar melhorias como o planejamento de rotas inteligentes e o equilíbrio de territórios de venda, oferece o Sales Planning, um rico banco de dados de pessoas jurídicas.
Os usuários conseguem fazer buscas de empresas por setor de atuação, bem como outros filtros: porte, índice de operacionalidade, risco de inadimplência, etc.
A grande vantagem é que, com a visualização geográfica dos prospects, o planejamento comercial pode trabalhar estrategicamente essas oportunidades, buscando novos mercados ou preenchendo gaps na área de atuação.
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