Com orçamentos do mercado varejista apertados pela instabilidade financeira, é ainda mais importante saber onde há potencial de mercado que justifique investimentos.
Não adianta reformar uma loja que já atenda todo o público-alvo da região, e é melhor direcionar o budget do marketing para pontos que vendam bastante, e que podem vender muito mais, do que para onde todo o potencial já foi aproveitado, mesmo que o faturamento desse segundo ponto seja menor.
Veja como é fácil aprimorar a gestão do varejo e identificar onde há de fato potencial de mercado:
Antes de explorar o que há lá fora, é preciso colocar a casa em ordem. Dados da sua rede são primordiais para análise de potencial de mercado:
Com os endereços de lojas e dos respectivos clientes, é possível colocá-los no mapa e verificar qual a área de influência de seu negócio – ou seja, qual o perímetro ao redor do ponto de venda que abrange maior parte da clientela.
É dessa área de influência que será calculado o potencial de mercado. Um dado ideal para essa análise é o de Potencial de Consumo, que indica qual volume de dinheiro os domicílios de uma região determinada estão dispostos a gastar em 97 categorias diferentes.
Neste momento é importante aplicar alguns conhecimentos de seu negócio para que a expectativa seja a mais precisa possível. Uma só empresa dificilmente capta 100% do Potencial de Consumo. Afinal, existem concorrentes. Considerar o market share do seu negócio é primordial para uma boa gestão do varejo: só assim você saberá quanto do mercado é possível captar.
A previsão de retorno do investimento deve ser feita a partir do cruzamento de dois dados: o desempenho de uma loja e o potencial da região onde ela está. Assim é possível identificar pontos que estão aquém do que podem render, e planejar investimentos para que melhor aproveitem o potencial de onde estão.
Atenção: não se esqueça que o público é finito. Se todo o potencial da área está sendo aproveitado, grandes investimentos inevitavelmente não terão efeito.