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6 passos para priorizar investimento onde há potencial de mercado

Orçamentos do mercado varejista apertados pela instabilidade financeira. Saiba onde há potencial de mercado que justifique investimentos.


Com orçamentos do mercado varejista apertados pela instabilidade financeira, é ainda mais importante saber onde há potencial de mercado que justifique investimentos.

Não adianta reformar uma loja que já atenda todo o público-alvo da região, e é melhor direcionar o budget do marketing para pontos que vendam bastante, e que podem vender muito mais, do que para onde todo o potencial já foi aproveitado, mesmo que o faturamento desse segundo ponto seja menor.

Veja como é fácil aprimorar a gestão do varejo e identificar onde há de fato potencial de mercado:

 1-    Conheça sua rede

Antes de explorar o que há lá fora, é preciso colocar a casa em ordem. Dados da sua rede são primordiais para análise de potencial de mercado:

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 2-    Área de Influência

Com os endereços de lojas e dos respectivos clientes, é possível colocá-los no mapa e verificar qual a área de influência de seu negócio – ou seja, qual o perímetro ao redor do ponto de venda que abrange maior parte da clientela.

 3-    Meça o potencial

É dessa área de influência que será calculado o potencial de mercado. Um dado ideal para essa análise é o de Potencial de Consumo, que indica qual volume de dinheiro os domicílios de uma região determinada estão dispostos a gastar em 97 categorias diferentes.

4-    Lembre-se da concorrência

Neste momento é importante aplicar alguns conhecimentos de seu negócio para que a expectativa seja a mais precisa possível. Uma só empresa dificilmente capta 100% do Potencial de Consumo. Afinal, existem concorrentes. Considerar o market share do seu negócio é primordial para uma boa gestão do varejo: só assim você saberá quanto do mercado é possível captar.

5-    Análise comparativa

A previsão de retorno do investimento deve ser feita a partir do cruzamento de dois dados: o desempenho de uma loja e o potencial da região onde ela está. Assim é possível identificar pontos que estão aquém do que podem render, e planejar investimentos para que melhor aproveitem o potencial de onde estão.

6-    Respeite os limites

Atenção: não se esqueça que o público é finito. Se todo o potencial da área está sendo aproveitado, grandes investimentos inevitavelmente não terão efeito.

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