Geomarketing

Análise de viabilidade: como funciona essa etapa do plano de expansão

O que é análise de viabilidade e como fazer para sua empresa, independentemente do segmento? Neste artigo você vai entender. Confira!


Se você está pensando em abrir uma loja ou expandir a sua rede, uma das primeiras coisas a serem feitas é uma análise de viabilidade. Essa análise é fundamental para avaliar se a ideia é viável e se será possível obter lucro no novo ponto.

Mas você sabe o que é a análise de viabilidade? Como ela é feita? E por que isso é tão importante para sua empresa?

Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e te mostrar como fazer uma análise de viabilidade para o negócio, independentemente do segmento.

Confira o que vem por aí:

Vamos lá?

O que é uma análise de viabilidade?

A análise de viabilidade é um estudo que avalia a viabilidade financeira de um projeto.

A análise de viabilidade é essencial para quem deseja abrir um novo negócio, expandir o atual ou investir em um novo empreendimento.

Na análise de viabilidade, são avaliados diversos aspectos, como mercado, concorrência, custos, investimentos, entre outros.

Por que é importante fazer uma análise de viabilidade?

Realizar uma análise de viabilidade é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Isso porque é muito melhor avaliar se um local é viável e sustentável financeiramente antes de investir tempo e dinheiro nele.

Além disso, a análise de viabilidade também ajuda sua empresa a identificar quais são os riscos e oportunidades envolvidos no projeto. Com isso, você toma decisões mais conscientes e embasadas.

Objetivos da análise de viabilidade

Ela pode ser utilizada para avaliar a possibilidade de abrir uma nova filial, implementar um novo serviço, investir em novas tecnologias ou até mesmo para decidir se é viável continuar comercializando certos produtos ou serviços.

Redes que já possuem mais lojas abertas podem também verificar o desempenho de cada unidade e então analisar quais delas são viáveis manter abertas.

Afinal, é melhor fechar uma loja que não está trazendo lucros e focar em uma localização onde a intenção de compra para seus produtos seja mais elevada.

O potencial de consumo é um indicador do quanto dinheiro as famílias de cada região estudada têm disponível para gastar com categorias específicas durante o ano.

Ensinamos essa e outras análises de geomarketing em nosso material gratuito. Quer acessar? É só clicar no banner abaixo:

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Como fazer uma análise de viabilidade para sua empresa?

Agora que você já sabe o que é uma análise de viabilidade e qual a sua importância, vamos falar sobre como realizá-la na prática.

Confira nos próximos parágrafos.

Conheça o perfil demográfico da região

Analisar os aspectos demográficos da região é fundamental para descobrir a viabilidade de um ponto. E essa análise envolve muitas variáveis.

O primeiro passo é compreender as principais características do público-alvo que sua empresa atende.

Uma dessas características é a renda. Esse é um fator crítico a considerar para muitos tipos de produtos e serviços, já que envolve diretamente o quanto as pessoas de fato podem comprar.

O gênero também pode ser um fator decisivo para alguns mercados, como o de estética, por exemplo. Nesses casos, interessa saber onde existe maior concentração de pessoas com essas características.

Outras análises possíveis incluem:

  • Gênero;
  • Grau de escolaridade;
  • Presença de trabalhadores;
  • Densidade demográfica.

Essas análises podem ser feitas utilizando um software de geomarketing, como o OnMaps.

Veja no exemplo abaixo a renda média domiciliar por municípios no estado do Mato Grosso, onde quanto mais escura a cor rosa, maior a renda.

Análise de viabilidade: renda média em mato grosso

OnMaps: Renda média por municípios no estado do Mato Grosso

 

Analise o ambiente de mercado

Além de identificar as características demográficas da região a ser feita a análise de viabilidade, também é necessário avaliar o mercado em que o negócio já atua ou pretende atuar.

Para isso, será necessário entender se existe demanda para os produtos ou serviços oferecidos, se há espaço para a entrada de novos concorrentes, quais são as tendências do mercado, entre outros fatores.

Como já mencionado aqui, o potencial de consumo é um indicador do quanto as pessoas de uma região estão dispostas a gastar com diversas categorias de produtos ou serviços.

Esta é uma análise que pode revelar muitas possibilidades sobre o mercado do local estudado.

Veja abaixo:

Análise de viabilidade: potencial de consumo em cuiabá

OnMaps: Potencial de consumo por microárea em Cuiabá – MT

 

Você pode ver no mapa o potencial de consumo por microáreas de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Novamente, quanto mais escuro o tom de rosa, maior o potencial de consumo da microárea.

Regulamentação

Todo mercado possui regras que devem ser seguidas para garantir a qualidade e segurança dos produtos ou serviços.  Por exemplo, empresas alimentícias e farmacêuticas precisam cumprir com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As regras são várias, como a manutenção dos equipamentos, limpeza, controle de pragas, padronização de bancadas em aço inox, sanitários sem comunicação com a área de produção, entre outros.

Por essa razão, a regulamentação deve sempre entrar na sua análise de viabilidade. Afinal, o ponto comercial precisa estar de acordo com as leis e regras estabelecidas, ou sua empresa deve ter as condições financeiras de fazer uma reforma no local.

Caso contrário, existem boas chances do ponto escolhido não ser viável.

Conheça a concorrência

Analisar a concorrência é fundamental para entender se há espaço para uma nova empresa no mercado. Além disso, essa informação vai ajudar a criar uma estratégia de posicionamento da nova unidade.

Ao avaliar a presença da concorrência na região, sua empresa entende o que está funcionando bem no mercado, quais são as oportunidades de diferenciação e consegue identificar possíveis obstáculos.

No mapa abaixo, analisamos a microárea Centro, em Cuiabá – MT para identificar quantos hotéis existem na região.

Análise de viabilidade: concorrência

OnMaps: Presença de hotéis concorrentes na microárea Centro, em Cuiabá – MT

 

As estrelas verdes representam a localização desses hotéis. A partir dessa análise da concorrência, sua empresa pode tomar uma decisão embasada sobre qual o ponto mais viável para a nova unidade.

Enquanto uma empresa pode preferir estar perto dos concorrentes para captar a atenção dos clientes da região, outra pode preferir explorar uma área onde não haverão concorrentes ao redor.

Não existe resposta certa. A decisão vai depender inteiramente dos objetivos do negócio.

Calcule a taxa de retorno, payback e VPL do projeto

Além de todas as análises acima, também é importante calcular a viabilidade financeira do projeto. Para isso, é necessário estimar a receita potencial e os custos operacionais e de investimento da nova unidade.

Com esses dados, é possível calcular a taxa de retorno, o payback e o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto.

A taxa de retorno é a medida de rentabilidade do projeto, que indica a porcentagem de retorno sobre o investimento inicial.

Já o payback é o período de tempo necessário para recuperar o investimento inicial.

O VPL é o valor atualizado dos fluxos de caixa futuros do projeto, descontado pela taxa de desconto.

Ao calcular esses indicadores, é possível avaliar se o projeto é viável financeiramente e qual é o potencial de retorno para o investimento realizado.

Isso é fundamental para a tomada de decisão e para garantir que a expansão da sua empresa seja realizada de forma sustentável e lucrativa.

Um cálculo de previsão de vendas pode auxiliar sua empresa nesse processo. Ensinamos você a calcular e prever seus lucros futuros neste texto. Confira!

Inteligência geográfica para sua análise de viabilidade

Esperamos que você tenha entendido o que é uma análise de viabilidade e como fazer uma para sua empresa.

Como você viu, o uso do geomarketing nas suas análises facilita o processo, além de te ajudar a ter uma visão mais estratégica no processo de expansão.

E se você quiser saber mais sobre o que é o geomarketing e como utilizá-lo, que tal baixar nosso material gratuito? Esta leitura vai te contar tudo que você precisa saber sobre inteligência geográfica, seja você iniciante, intermediário ou avançado no assunto.

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