A concorrência entre escolas particulares é acirrada. Por ser um serviço fundamental — afinal, ninguém pode ou deveria ficar sem estudar — é importante estar nos locais corretos para alcançar os clientes certos.
Existem diversas análises que podem ser feitas para descobrir o melhor local para abrir uma escola e vencer a concorrência. Para fazer isso, a inteligência geográfica é uma das melhores ferramentas.
Falaremos sobre isso neste artigo. Siga lendo para ver:
Vamos lá?
Como vencer a concorrência entre escolas particulares?
Um dos primeiros passos para vencer a concorrência entre escolas particulares é avaliando seus competidores. O que eles têm de diferente? Onde estão localizados? Quais valores de mensalidade aplicam? Qual a renda média domiciliar de seus estudantes? Onde esses alunos moram?
Responder essas perguntas é uma forma de encontrar as diferenças entre sua escola e as escolas concorrentes, para identificar duas coisas fundamentais: em que sua rede está se saindo melhor e onde a concorrência está vencendo.
Quando você entende o que está sendo oferecido no mercado, consegue se preparar para diferenciar sua escola e captar mais alunos.
Para descobrir todas essas informações sobre seus concorrentes, você precisa mapeá-los.
Utilizar uma ferramenta de geomarketing é uma excelente opção para isso. Afinal, as informações de um território revelam dados importantes não apenas sobre a concorrência, mas também sobre seus possíveis alunos e até mesmo tendências de mercado.
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Como mapear os concorrentes?
Agora que você já entendeu a importância do mapeamento de concorrentes, vamos abordar diferentes análises que sua rede pode fazer para descobrir essas informações.
Vamos supor, então, que sua escola está localizada no estado de São Paulo e que seus alunos são, em sua maioria, das classes B1 e B2 (renda média domiciliar entre R$ 4.458,00 e R$ 16.768).
Com uma ferramenta de geomarketing, como o OnMaps da Geofusion, é possível identificar os municípios com maior predominância dessa classe social no estado.
Análise de municípios por faixa de renda
OnMaps: Municípios com maior presença de pessoas das classes sociais B1 e B2 no estado de São Paulo
No mapa acima, é possível identificar os municípios onde a renda média domiciliar é mais alta nos tons mais escuros de azul. Já os tons mais claros representam menor renda.
Prontamente podemos identificar os municípios Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, Santos e Vinhedo como os com maior presença de pessoas da classe social estudada.
Ao gerar um relatório, é possível compreender as diferenças entre os municípios para encontrar o que mais se encaixa com seus objetivos.
OnMaps: Relatório comparando o perfil da renda dos municípios Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, Santos e Vinhedo, todos no estado de São Paulo
Como você pode ver acima, Santos é o município com maior quantidade de domicílios com a faixa de renda B1 e B2. Mas, existem outras métricas possíveis para avaliar o melhor município para a escola fictícia.
Afinal, enquanto uma escola pode preferir, por exemplo, um município com maior presença de certo tipo de público, outra pode preferir municípios mais ou menos populosos, capitais ou longe delas etc.
É importante definir seus objetivos para poder fazer análises mais eficientes.
No entanto, para este artigo, vamos continuar analisando Santos.
População por faixa etária
Outra análise que vai nos ajudar a entender e mapear a concorrência entre escolas particulares é a análise de população por faixa etária.
Em outras palavras, vamos encontrar quais as microáreas de Santos possuem a predominância de pessoas em idade escolar, ou seja, entre 5 e 19 anos.
Veja no mapa abaixo:
OnMaps: Microáreas por população por faixa etária, em Santos – SP
Novamente, as microáreas em tons mais escuros de azul representam maior predominância das faixas etárias procuradas. Já os tons mais claros, menor predominância.
Dessa forma, as microáreas Areia Branca, Gonzaga e Praiamar/Ponta da Praia possuem maior presença desse indicador.
Identificando onde estão seus concorrentes
Agora que já sabemos as microáreas com maior predominância de pessoas em idade escolar, vamos entender onde estão os concorrentes nessas microáreas.
Para fazer isso, encontramos as escolas privadas, em estrelas vermelhas, e as escolas públicas, em estrelas amarelas, conforme o mapa abaixo:
OnMaps: Mapeamento de escolas públicas e privadas nas microáreas Areia Branca, Gonzaga e Praiamar / Ponta da Praia em Santos – SP
Embora estejamos analisando a concorrência entre escolas particulares, também é importante entender a presença de escolas públicas na região. Isso porque a presença dessas instituições de ensino podem significar que mais possíveis estudantes transitam na região.
Média de mensalidades
E se você pudesse saber a média dos valores de mensalidades aplicadas em uma região?
O software de geomarketing da Geofusion conta com dados valiosos sobre os preços praticados pelas instituições de ensino em todo o País, fruto da parceria com a Educa Insights.
Veja no mapa abaixo a média de mensalidades para as duas regiões selecionadas em Santos:
OnMaps: Média de mensalidades nas regiões que abrangem as microáreas Areia Branca, Gonzaga e Praiamar/Ponta da Praia, em Santos – SP
Como é possível notar, as microáreas Gonzaga e Praiamar/Ponta da Praia estão dentro da mesma região e, por isso, entram na mesma média de mensalidades de R$ 1.155,76 (hexágono vermelho).
Já na microárea Areia Branca, a média de mensalidades é mais baixa, sendo R$ 748,08 (hexágono azul).
Com essa análise, é mais fácil se destacar em meio a concorrência entre escolas particulares, já que sua rede pode criar estratégias de precificação para cada região.
Vença a concorrência entre escolas particulares com geomarketing
A concorrência entre escolas particulares é um dos maiores desafios do setor de ensino. Mas quando você tem as informações corretas em mãos, pode tomar decisões mais estratégicas para trazer resultados incríveis.
Com as análises que aprendeu neste artigo, você poderá encontrar áreas com menos concorrentes, maior quantidade de clientes potenciais e maior potencial de consumo. Mas é possível fazer ainda mais.
Para isso, sua melhor opção é a Geofusion, líder em inteligência geográfica no Brasil.
Com o Ensino OnMaps, você também pode fazer o cruzamento de idade e renda da população, compreendendo com ainda mais clareza o público de cada região estudada.
Também vai poder entender a localização de pontos que atraem grande fluxo de pessoas e conhecer a intenção de investimentos das famílias em educação, no detalhe de quarteirão.
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