Ensino

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos?

Como captar mais alunos? Neste texto você vai aprender estratégias de marketing para escolas particulares. Confira no blog da Geofusion!


Dentre os inúmeros desafios de marketing para escolas particulares, aumentar o número de matrículas talvez seja o principal.

Afinal, a captação de alunos depende muito dos seus esforços de marketing. Mas existem também outras estratégias para atrair mais estudantes para sua escola particular, que você verá mais para frente.

Neste texto, você vai aprender por que o marketing para escolas particulares é tão importante e quais estratégias você pode usar no seu negócio de ensino.

Vamos lá?

O que é marketing educacional?

Marketing educacional trata-se de uma série de ações que uma instituição de ensino realiza para atrair mais alunos, aumentar sua visibilidade no mercado, diminuir a evasão, entre outros. 

As escolas particulares podem se beneficiar muito do marketing educacional. Afinal, não basta ter um bom programa educacional e um ótimo time de professores. É preciso inovar e pensar em estratégias que atraiam não apenas os próprios alunos, mas também os pais ou responsáveis.

O marketing para escolas particulares tem como objetivo principal a captação e retenção de alunos. No entanto, pode ajudar também a saúde financeira da escola.

Afinal, uma escola particular é uma empresa. Portanto, precisa contratar funcionários, investir em infraestrutura, materiais pedagógicos, entre outros.

Dessa forma, o marketing para escolas particulares é essencial para captar e reter alunos, da mesma forma que o marketing é utilizado por diversas outras empresas para alcançar novos clientes.

Por que o marketing para escolas particulares é importante?

De acordo com o Censo Escolar 2021, o Brasil conta com 178,4 mil escolas de educação básica, somando 46,7 milhões de matrículas.

Além disso, ainda segundo o Censo, apenas 17% dos brasileiros estão em escolas particulares.

Como você pode perceber, o mercado de ensino é bastante concorrido. No entanto, o marketing educacional ajuda a moldar a sua marca, aumenta seu alcance e ajuda sua escola a progredir e crescer no mercado.

Além disso, o marketing para escolas particulares pode trazer diversos benefícios para sua instituição:

  • Aumenta o número de matrículas;
  • Gera mais receita;
  • Alcança mais possíveis alunos;
  • Ajuda a destacar sua escola da concorrência;
  • Melhora o envolvimento de pais e alunos;
  • Beneficia os funcionários;
  • Retém os alunos;
  • Cria uma sustentabilidade financeira.
Menino desenhando com lápis de cor. Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: captação de alunos

Agora que você já sabe o que é o marketing educacional e a importância de criar estratégias de marketing para escolas particulares, vamos falar sobre algumas estratégias e dicas para ajudar você a captar muito mais alunos.

Defina o público-alvo

Quem é o público da sua escola particular? Este é um dos primeiros passos para captar mais alunos. Isso vai ajudar você a entregar um serviço que realmente faça sentido.

Veja algumas dicas para definir seu público-alvo:

  • Pesquise e entenda seu mercado;
  • Saiba como seus produtos e/ou serviços resolvem os problemas do público;
  • Faça muitas pesquisas (com atuais e potenciais clientes);
  • Identifique as características do seu público e crie uma persona;
  • Utilize ferramentas digitais.

Uma dessas ferramentas é o OnMaps, da Geofusion. Neste artigo, você pode ler como definir seu público-alvo com o OnMaps. Confira!

Construa uma marca forte

Se engana quem pensa que uma escola não é ou não precisa ser uma marca. De fato, toda empresa precisa ser conhecida no mercado para fazer sucesso. E isso só é possível quando você constrói uma marca forte, que é facilmente lembrada.

Isso inclui toda a estratégia de comunicação da sua escola, como:

  • Tom de voz;
  • Identidade visual;
  • Posicionamento;
  • Os canais utilizados para falar com o público;
  • O próprio conteúdo.

Você pode aprender mais sobre isso neste artigo!

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Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta excelente para estabelecer uma relação mais próxima com pais e alunos.

É através das redes que você pode publicar notícias, informações e conteúdos sobre a escola, além de poder interagir com o público, respondendo dúvidas e comentários.

Além disso, através das redes sociais você pode criar campanhas de anúncios pagos e receber ainda mais acessos, o que também pode trazer mais alunos.

Invista em diferenciais competitivos

O que diferencia a sua escola das outras dezenas, centenas ou milhares existentes na sua cidade?

Você pode ter diversos diferenciais competitivos, dependendo da sua proposta pedagógica, localização, infraestrutura, entre outros. Alguns exemplos de diferenciais que sua escola particular pode ter são:

  • Metodologia diferenciada: escolas que oferecem abordagens inovadoras e metodologias diferenciadas da concorrência podem se destacar e atrair pais e responsáveis que procuram um ensino diferente para os jovens.
  • Atividades extracurriculares: uma escola que oferece uma ampla gama de atividades extracurriculares, como esportes, arte, música e projetos de extensão, possui um currículo muito mais interessante e diferenciado para atrair os alunos.
  • Localização privilegiada: a localização é um dos pontos mais importantes e que mais fazem a diferença para pais e alunos.

De fato, segundo o Sebrae, 37% das empresas fecham por conta da má localização. Escolher um bom local para sua escola, perto de transporte público, comércio, entre outros, pode ser um grande diferencial competitivo.

Marketing para escolas particulares. Adolescente em sala de aula escrevendo no caderno.

Quer fazer ainda mais? Conheça o geomarketing

Como você viu, a localização é fundamental para criar estratégias de sucesso e fazer sua escola particular se destacar entre a concorrência.

E a melhor forma de fazer isso é utilizando o geomarketing.

O geomarketing é uma estratégia de negócios que combina ferramentas digitais e tecnologias de mapeamento de cidades, bairros e quarteirões para identificar a localização de potenciais clientes.

Pode ser utilizado para:

  • Compreender o deslocamento dos estudantes;
  • Entender onde eles estão mais (ou menos) presentes;
  • Em quais momentos do dia o movimento é mais intenso em certas áreas da cidade;
  • Mapear idade e renda de determinadas regiões para direcionar investimentos;
  • E muito mais!

A opção líder no Brasil é o Ensino OnMaps, desenvolvido especialmente para o segmento.

Você poderá utilizar o Ensino OnMaps para:

  • Captação de alunos: saiba onde há maior concentração de pessoas com a faixa etária, escolaridade e renda média para sua instituição de ensino;
  • Localização e expansão: ao escolher o melhor local para abrir novas unidades ou mudar os endereços, é imprescindível o uso do OnMaps;
  • Criação de portfólio: entenda a quantidade de estudantes e cursos que os players do setor oferecem e os utilize para fazer o planejamento das suas ofertas;
  • Posicionamento de preços: mapeie o quanto as instituições cobram de mensalidade para diferentes cursos, de modo a mensurar os valores mais viáveis para os seus potenciais alunos;
  • Concorrência: descubra onde estão seus concorrentes, inclusive os valores de mensalidade cobrados por eles, e descubra, inclusive, locais pouco explorados, com potencial de crescimento;
  • Dados detalhados de cursos superiores: entenda os locais de oferta e o total de estudantes por curso, compreendendo melhor o seu público-alvo para analisar a disposição para o consumo de seus produtos ou serviços em diversos níveis geográficos;
  • Total de estudantes da educação básica por série: saiba o total de estudantes por série, dividindo as subcategorias entre Ensino Médio e Fundamental e divida os estudantes por idades, para entender melhor a concorrência e se adequar ao mercado;
  • Combinar dados próprios e públicos: combine dados próprios, do Censo Educacional e dezenas de informações de sociodemografia e localidades para potencializar suas análises.

Quer saber o que mais o Ensino OnMaps pode fazer por você? Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita:

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