Toda equipe de expansão e vendas do segmento de ensino tem uma tarefa difícil: a captação de alunos. Com tantas opções de cursos livres, os estudantes podem escolher entre centenas de opções. Então como captar alunos para cursos livres? Como o seu curso pode chamar a atenção desse público?
Embora as campanhas de matrículas de faculdades e escolas sejam parecidas com as campanhas para cursos livres, existem algumas diferenças importantes. A principal delas é que, enquanto o ensino regular é, de certa forma, obrigatório, os estudantes não são obrigados a começar ou terminar um curso livre.
Dessa forma, é fundamental que sua instituição entregue uma experiência incrível desde o início. Então o que realmente funciona? Como captar alunos para cursos livres e fidelizá-los desde o início?
É o que você vai descobrir neste texto. Siga lendo!
O que é captação de alunos?
A captação de alunos nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias que uma instituição de ensino desenvolve para atrair potenciais clientes e convertê-los em alunos matriculados.
Para saber como captar alunos para cursos livres, você também precisa entender que as ações de uma captação de alunos podem variar de acordo com o tipo de ensino que uma instituição oferece, as regiões em que atua, seu público-alvo e seu posicionamento.
Mas em todos os casos a sua captação de alunos precisa ser bem planejada para alcançar os melhores resultados.
E são essas dicas que você vai ver no próximo parágrafo.
Como captar alunos para cursos livres
Captar alunos para cursos livres pode ser um desafio, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, existem algumas estratégias que você pode utilizar para aumentar sua base de alunos e promover seus cursos de maneira eficaz.
Aqui estão 6 dicas para começar:
1. Defina seu público-alvo
Antes de começar a pensar em como captar alunos para cursos livres, é importante ter em mente para quem você está oferecendo seus cursos.
Isso vai ajudar você a se comunicar de maneira eficaz com seu público, além de te ajudar a criar um conteúdo que ressoe verdadeiramente com eles.
Algumas dicas simples para definir seu público-alvo são:
- Conheça o seu mercado;
- Saiba qual problema sua empresa resolve;
- Pesquise muito;
- Identifique as características desse público;
- Use ferramentas digitais.
Uma dessas ferramentas é o OnMaps, da Geofusion. Neste texto você pode ler como definir seu público-alvo utilizando o OnMaps. Confira!
2. Utilize as redes sociais
As redes sociais são uma ótima maneira de promover seus cursos e atrair novos alunos. Crie contas em plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn e publique conteúdo relevante e atraente para seu público-alvo.
Mas é importante lembrar de quem é o seu público, o que você fez na dica anterior. De nada adianta estar em uma rede social em que ele não está.
Algumas dicas para utilizar as redes sociais para captação de alunos são:
- Crie conteúdo atraente: Compartilhe conteúdo relevante e valioso em suas redes sociais para atrair novos alunos e construir confiança em sua empresa. Isso pode incluir dicas, tutoriais, depoimentos ou notícias relacionadas aos assuntos do seu curso.
- Interaja com o público: Interaja com o público em suas redes sociais respondendo a perguntas e comentários. Isso cria uma comunidade e aumenta o interesse dos potenciais alunos.
- Utilize anúncios pagos: As redes sociais oferecem opções de anúncios pagos para alcançar um público mais amplo. Você pode criar anúncios segmentados por interesse, localização ou outros fatores para atingir o público certo para seus cursos.
- Ofereça incentivos: Ofereça descontos ou brindes para as pessoas que compartilharem seus cursos nas redes sociais. Isso vai aumentar a visibilidade de seus cursos e atrair novos alunos.
3. Faça parcerias
Outra maneira de promover seus cursos é fazendo parcerias com empresas ou indivíduos que tenham um público semelhante ao seu.
Isso pode incluir blogs, influenciadores ou outras empresas de ensino livre. Você também pode participar de eventos, como feiras estudantis, mostra de profissões e conferências. Esses eventos colocam o seu nome no mercado e faz com que mais pessoas conheçam sua empresa.
4. Ofereça promoções e descontos
Oferecer descontos especiais para novos alunos pode ser uma ótima maneira de atraí-los.
As promoções podem ser oferecidas durante períodos sazonais, como algumas datas comerciais importantes no setor de educação. Se a sua instituição de ensino possui mensalidades mais altas, uma boa ideia é eliminar a taxa de rematrícula para atrair novos alunos.
Independentemente das promoções, procure encontrar uma combinação viável das taxas, promoções e condições especiais para manter uma boa gestão financeira.
5. Faça marketing de conteúdo
Criar conteúdo valioso e relevante pode ajudar a atrair novos alunos e aumentar a confiança dos clientes em sua empresa.
Marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em criar e compartilhar conteúdo valioso e relevante para atrair e reter um público-alvo específico. Essa estratégia pode ajudar a atrair novos alunos e aumentar a confiança dos clientes em sua empresa.
Você pode utilizar o marketing de conteúdo para captar alunos de algumas maneiras:
- Criando artigos de blog: Artigos de blog são uma ótima maneira de compartilhar conhecimento e experiência sobre um assunto específico e atrair potenciais alunos para seus cursos. Escolha temas relevantes e interessantes para seu público-alvo e inclua links para seus cursos em suas publicações.
- Oferecendo recursos gratuitos: Oferecer recursos gratuitos, como ebooks, infográficos ou webinars, pode ser uma ótima maneira de atrair potenciais alunos e demonstrar sua autoridade no assunto.
- Utilizando as mídias sociais: Como você já viu, as redes sociais são fundamentais para criar um relacionamento com seu público.
- Utilizando SEO: Utilize técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca) em seus artigos de blog e outros recursos para torná-los mais fáceis de serem encontrados nos resultados de busca. Isso pode ajudar a atrair potenciais alunos para seus cursos.
6. Peça feedback
Segundo a pesquisa Confiança em Publicidade, da Nielsen, realizada na América Latina, as pessoas confiam 65% mais em recomendações de conhecidos do que em anúncios de mensagens de texto no celular.
Dessa forma, feedbacks são ferramentas poderosas para captar alunos.
Você pode pedir feedback aos seus alunos atuais para entender o que eles gostam no curso e na sua empresa e o que pode ser melhorado. Isso vai ajudar você a ajustar a sua estratégia de captação e a oferecer um produto ainda melhor para os novos alunos.
Assim, você além de captar mais alunos, ainda vai fidelizar os que já eram clientes.
Como captar alunos para cursos livres? Conheça o Ensino OnMaps
Se você está pensando em como captar alunos para cursos livres, o Ensino OnMaps é a melhor opção para ajudar você.
A plataforma da Geofusion oferece uma série de recursos que podem ajudar você a:
- Conhecer seu público-alvo;
- Obter dados detalhados de cursos dos concorrentes;
- Saber o total de estudantes em diferentes áreas;
- Cruzar os seus próprios dados com o Censo Educacional e dezenas de informações sociodemográficas para potencializar suas análises.
Quer saber o que mais o Ensino OnMaps pode fazer por você? É só preencher o formulário abaixo: