Ensino

Localização escolar: como escolher a melhor região para sua escola

Como definir a localização escolar? Que tipos de análises podem ajudar sua empresa nesse processo? Confira neste artigo da Geofusion!


Todos pais ou responsáveis se preocupam em escolher a escola ideal para os filhos. Além da exigência com a qualidade do ensino oferecido, a localização escolar é um fator que pode fazer toda a diferença nessa escolha.

Por isso é preciso valorizar uma escola bem localizada, que esteja em uma região segura e acessível. Além disso, estar no caminho do trabalho dos pais é uma ótima ideia, já que eles não precisarão fazer um desvio para levar os filhos à escola.

Mas como fazer para escolher a melhor localização escolar? Como o geomarketing pode ajudar sua instituição de ensino a fazer diferentes análises e identificar os melhores locais para seu negócio de ensino?

Neste conteúdo, vamos explorar como a localização escolar é importante para os pais e responsáveis dos alunos e como o geomarketing vai ajudar sua escola a escolher o melhor ponto para abrir uma nova unidade.

Neste artigo, você vai ver:

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Localização escolar: por que é importante escolher um bom local para a instituição?

Escolher a localização escolar é um desafio, mas faz toda a diferença para o sucesso da escola. Isso porque essa escolha influencia diretamente na captação de alunos e na fidelidade deles, evitando a evasão escolar.

Uma boa localização escolar pode ser definida por diversos fatores, como:

  • Acessibilidade a transporte público;
  • Proximidade a outros estabelecimentos, como cafeterias, parques, escolas de idiomas e outros cursos livres, shopping centers e outros locais de interesse aos alunos;
  • A segurança da região;
  • Entre outros.

Outro ponto relevante é que a localização impacta diretamente na retenção de alunos.

Afinal, uma instituição de ensino localizada em uma região de difícil acesso, com poucas opções de transporte, sem estacionamento, local de embarque/desembarque dos os estudantes e em um local pouco seguro pode gerar desistências e até mesmo impactar negativamente a imagem da escola.

Por fim, escolher bem a localização também ajuda sua instituição a lidar com a concorrência. Para isso, é importante mapear os competidores e analisar suas características para tomar a decisão mais acertada.

Com geomarketing, sua empresa toma decisões muito mais informadas e com base em dados 100% atualizados e customizados para a realidade da sua empresa.

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Escolhendo a localização escolar com geomarketing

O geomarketing é uma ferramenta importante para análise da localização escolar. Com inteligência geográfica, é possível analisar diversos dados de localização e socioeconômicos que podem influenciar na escolha do melhor local para a instituição de ensino.

Algumas das análises que podem ser feitas através de geomarketing incluem:

Análise da renda média

Os valores que sua instituição cobra pelas matrículas e mensalidades fazem muita diferença para um pai ou responsável que vai escolher a escola onde o filho vai estudar.

Por exemplo, se a rede de ensino tem o foco em públicos de classes sociais A e B, é ideal que procure expandir em regiões em que há mais pessoas situadas entre esse público de alto poder de compra.

Por isso, na hora de escolher a melhor localização escolar, é fundamental conhecer bem o perfil de aluno da sua instituição. Só assim será possível alcançar o público correto para aumentar as chances de sucesso da nova unidade escolar.

Para isso, utilizamos o OnMaps, a ferramenta líder de geomarketing, para encontrar onde habitam as pessoas cuja renda média domiciliar esteja acima de R$ 4.458,00 em Aracaju, Sergipe:

Localização escolar: saiba a renda média da região

OnMaps: Microáreas com maior presença de pessoas das classes sociais A e B em Aracaju – SE

 

Os tons mais escuros do mapa mostram onde o indicador de renda média domiciliar é mais alto. Já os tons mais claros representam menor renda.

Prontamente é possível perceber que Jardins e Centro são as microáreas em destaque para o público do exemplo.

Potencial de consumo

Além de encontrar um local onde o público possui a renda familiar compatível aos valores da mensalidade da sua instituição, também é importante buscar onde as pessoas tenham pretensão de consumir os seus serviços.

Em outras palavras, o melhor a se fazer é expandir em uma região na qual as pessoas possuam orçamento e queiram investir especificamente em ensino.

Isso é bom para sua empresa, já que encontra clientes dispostos a gastar dinheiro com seus serviços, mas também é excelente para as famílias que estão tendo sua demanda atendida.

Na prática, o OnMaps pode ajudar sua empresa a identificar essas regiões:

Localização escolar: entenda o potencial de consumo

OnMaps: Potencial de consumo para matrículas e mensalidades por microárea para classes A e B em Aracaju – SE

 

Note como o município de Aracaju está diferente conforme adicionamos mais camadas às análises. Agora, além das microáreas Centro e Jardins, Luzia e Farolândia ganham destaque e Aeroporto também pode ser uma boa opção.

Com o OnMaps, também é possível filtrar o potencial de consumo pelas categorias que mais fizerem sentido. É possível analisar o potencial para cursos livres, cursos regulares e superiores. Dessa forma, os resultados serão ainda mais específicos.

Busque por acessibilidade

Uma das questões mais importantes para os pais e responsáveis é que a escola esteja em um local acessível. E existem diversas formas de conhecer a acessibilidade de uma instituição de ensino:

  • Ela precisa estar preparada para receber pessoas com deficiência, utilizando rampas de acesso, piso tátil, mobiliários acessíveis e outros itens de infraestrutura;
  • Precisa estar em um local com fácil acesso para os alunos, como proximidade com pontos de ônibus e estações de metrô, além de conter estacionamento ou acesso para carros por onde os pais podem facilmente deixar as crianças e seguirem caminho;
  • Contar com polos geradores de tráfego na região.

Os polos geradores de tráfego são locais que atraem um grande número de pessoas, gerando um aumento significativo no tráfego de veículos e pedestres na região. 

A proximidade de outros estabelecimentos que farão parte do dia a dia do aluno influenciam muito na escolha da escola.

Por isso, é interessante pensar em lugares específicos aos quais as pessoas precisam se direcionar com frequência: bancos, supermercados, lojas de conveniência, farmácias, academias de ginástica, entre outros.

Polos geradores de tráfego

OnMaps: Presença de estabelecimentos relevantes em Aracaju – SE

No mapa acima é possível identificar os estabelecimentos no município que poderiam ser relevantes para os estudantes e seus pais ou responsáveis.

No mapa, você pode ver:

  • Farmácias em quadrados verdes;
  • Restaurantes em triângulos azuis;
  • Hiper e Supermercados em estrelas roxas;
  • Agências bancárias em círculos vermelhos.

É importante analisar os estabelecimentos presentes na região para escolher a localização escolar mais viável.

Análise da concorrência

Assim como é importante saber os estabelecimentos próximos à localização escolar, também é importante saber onde estão as escolas concorrentes. Essa importância se dá por alguns motivos.

Em primeiro lugar, é necessário estar de olho na concorrência e entender quais são os locais onde ela está presente.

Essa é uma ótima forma de encontrar oportunidades de expansão para sua rede. Se encontrar uma região com pouca presença de concorrentes, você pode avaliar a possibilidade de abrir uma nova unidade na área para atender a essa demanda.

Da mesma forma, expandir em uma região com presença de concorrentes pode ser uma boa ideia, já que essas instituições de ensino podem significar que mais possíveis estudantes transitam na região.

Escolas particulares podem se beneficiar em estar em uma região com presença de escolas públicas e vice-versa.

Além disso, pais com filhos em idades diferentes podem preferir que eles estudem na mesma região, para facilitar o transporte.

Assim, abrir uma unidade em uma região que está repleta de faculdades, escolas de idiomas e escolas de ensino médio, por exemplo, pode ser uma boa escolha.

Veja no mapa abaixo a presença de concorrentes na microárea Jardins, em Aracaju – SE:

Localização escolar: onde estão seus concorrentes?

OnMaps: Presença de instituições de ensino concorrentes na microárea Jardins, em Aracaju – SE

Em triângulos azuis, você pode ver as escolas de idiomas, em círculos roxos as faculdades, em quadrados verdes as escolas públicas e em estrelas vermelhas as escolas privadas.

A partir dessa análise, é possível tomar decisões muito mais informadas sobre a localização escolar da próxima unidade.

Localização escolar: faça a escolha certa com geomarketing

Com as análises que aprendeu neste artigo, você poderá encontrar áreas com mais ou menos concorrentes, saber quais as regiões onde seu público está mais presente e descobrir locais com presença dos polos geradores de tráfego.

Mas é possível fazer ainda mais!

Com a Geofusion, líder em inteligência geográfica no Brasil, sua empresa consegue fazer também o cruzamento de idade e renda da população, compreendendo com ainda mais clareza o público de cada região estudada.

Também vai poder conhecer a intenção de investimentos das famílias em educação, no detalhe de quarteirão e até mesmo saber a média de valores de mensalidades por região.

Quer saber o que mais nosso software de geomarketing pode fazer pela sua instituição de ensino? Preencha o formulário abaixo para solicitar uma demonstração:

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