Das opções abaixo, marque aquelas que fazem parte do seu dia a dia tanto na geração de demanda como na prospecção em campo. Ao final do checklist, você descobrirá se está por dentro das melhores práticas comerciais no aspecto das análises geográficas.
Conheço o potencial de mercado dos produtos por região onde atuo e pretendo atuar
Avalio fatores como PIB, potencial de consumo e renda por município prospectado
Realizo a precificação dos produtos com base nas características socioeconômicas das regiões
Trabalho o mix de produtos de acordo com as características da população próxima aos estabelecimentos que atendo
Determino as metas de geração de demanda a partir do tamanho do meu mercado
Tenho bem desenhadas as áreas de atuação de meus vendedores, representantes e distribuidores
Consigo identificar a sobreposição de territórios dos canais diretos e indiretos
Roteirização de vendedores é uma realidade na operação da minha empresa
As metas do meu time de vendas são pautadas de acordo com as regiões de atuação
Sei quem são os meus melhores clientes e consigo espelhar essa informação em novas regiões
Selecionou de 1 a 4 opções
Dá para melhorar bastante! Imprimir mais atenção aos aspectos geográficos do negócio trarão a você ricos insights no dia a dia. Isso não só vai fazer a sua empresa encontrar novos clientes e vender mais, como também reduzir custos da operação comercial. A melhor solução é trabalhar com ferramentas que facilitem a interpretação do mercado sob o aspecto espacial.
Selecionou de 5 a 7 opções
O caminho é este mesmo! Sua empresa valoriza análises geográficas, mas pode ir além. Considere adquirir ferramentas focadas em inteligência geográfica de mercado, ou geomarketing, para que você tenha ainda mais recursos na geração de demanda à força de vendas.
Selecionou de 8 a 10 opções
Parabéns! Seus processos estão bem alinhados às melhores práticas do mercado. Por conta da enorme competitividade, as indústrias que vendem ao varejo precisam estar bem antenadas em relação a tendências, tecnologias e insights. Este, aparentemente, é o caso da sua empresa. E, caso ainda não tenha uma ferramenta de geomarketing dentro de casa, essa é a hora de conhecê-la.
O Same Store Sales é uma métrica que permite compreender a performance das vendas nas unidades e definir locais de atuação.
geofusion
jun 25, 2020
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