Com a vida do consumidor cada vez mais corrida, o serviço delivery é um dos negócios que se destacam no mercado. O último levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), de 2015, mostra que o segmento faturou cerca de R$ 9 bi.
Este crescimento fez com que pequenas e médias empresas olhassem para a prática das entregas com bons olhos, mas também com muitas dúvidas. A principal delas, claro: Como montar um delivery?
A qualidade e a agilidade são fundamentais para que o serviço de entrega obtenha o sucesso desejado. Afinal, esses são os maiores atrativos para o cliente. Mas, se você está pensando em implementar um delivery na sua empresa, existem mais fatores a serem levados em consideração. Por isso, elenco alguns tópicos fundamentais para uma operação de delivery de sucesso.
Antes de qualquer coisa, é necessário entender que o sucesso depende de muitos fatores geográficos como, por exemplo, onde está o seu cliente e qual é o potencial de consumo de determinada região. Por isso, é interessante utilizar um software de geomarketing para conseguir guiar-se durante as etapas de criação.
Com uma solução do tipo, sua empresa visualiza em mapas quais são as cidades ou bairros mais promissores, de acordo com o produto ofertado por sua empresa. E tudo com base no comportamento, estilo de vida e renda de cada perfil de consumidor. Interessante, não é mesmo?
E para não perder nenhum pedido e ter um atendimento de qualidade é necessário que o seu esquema de entregas possua um bom software de gerenciamento para guardar os dados de clientes e dos produtos oferecidos. Considere também trabalhar com sistemas de pedidos online, daqueles que o consumidor utiliza via aplicativo de smartphone.
Depois de munir-se de todas as ferramentas necessárias, é hora de colocar a mão na massa!
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Os grandes centros urbanos ou cidades com bastante movimentação empresarial são consideradas ótimos para montar um serviço de entregas. Nessas regiões, as pessoas geralmente têm a vida corrida e acabam optando pela praticidade, mesmo que por um custo mais elevado.
Fatores como estes são cruciais para escolher a localidade para operação. Com a ajuda do geomarketing é possível fazer análises interessantes e cruciais para o sucesso de um delivery, como:
É possível também analisar a existência de concorrentes e estabelecimentos que estimulem ou atrapalhem o desenvolvimento do negócio, como estações de trem e metrô, escolas ou supermercados.
Depois de escolher o ponto ideal para as entregas, chegou a hora de analisar a região a ser coberta. Mais uma vez, uma ferramenta de geomarketing pode ser uma mão na roda. Se a sua ideia é fazer entregas de, no máximo, 15, 20 minutos, é crucial observar no mapa até onde o seu entregador deve ir para que o tempo limite seja respeitado.
Em um software de geomarketing, você desenha no mapa a região a ser atendida, usando como base o tempo de deslocamento. Com base em algoritmos, é considerado o trajeto viável de um ponto a outro, desviando de viadutos, avenidas sem possibilidade de cruzamento e até mesmo evitando a contramão durante o percurso.
Saiba o endereço do seu cliente e utilize isso a seu favor. Na ferramenta, é possível importar o seu próprio banco de dados de clientes para saber se a localização deles está dentro ou fora do espaço estipulado. Se houver muitos clientes fora da área estipulada fazendo pedidos, talvez seja hora de pensar em mais um ponto comercial.
Assim que descobrir a região que será atendida pelo delivery, você pode aproveitar os dados do software de geomarketing (distância percorrida e tempo gasto) para calcular quanto custará cada entrega.
Se a área de cobertura for muito ampla, você pode acabar gastando demais. No final, o valor da taxa de entrega tende a ficar elevado. Outro problema é colocar no menu de entrega produtos cujo preço seja igual ou inferior ao valor cobrado pela entrega, pois a viagem acaba sendo em vão.
Com um software de geomarketing fica fácil entender como fazer análise de mercado e monitorar a concorrência. Basta indicar no mapa o local a ser consultado e analisar os estabelecimentos da região.
Isso ajuda a decidir entre um ponto e outro. Caso haja dois locais com as características necessárias para a instalação de um serviço de entregas, você pode optar por instalar-se no local com menor número de concorrentes.
É muito importante escolher bem o tipo de produto que será oferecido para entregas. Comidas sofisticadas necessitam de mais tempo para preparo; mercadorias sensíveis exigem uma entrega mais cuidadosa; objetos de valor precisam ser transportados de forma segura. E assim por diante.
Lembre-se que, nos casos de entregas de refeições, nos fins de semana a demanda geralmente aumenta, e qualquer atraso na entrega pode botar tudo a perder. O cuidado na hora de embalar os itens que necessitam de temperatura específica ou isolamento contra impurezas e sujeira é fundamental.
Imagine que no final de semana o número de entregas dispare e você precise de 10 entregadores para dar conta da demanda. Você os contrata e tudo flui perfeitamente, até que, na semana seguinte, de segunda à quinta-feira, a quantidade de pedidos cai pela metade. O prejuízo com os entregadores ociosos será enorme!
Para evitar esse problema, é interessante contratar os funcionários por turnos. Faça uma média de quantas entregas serão feitas no meio da semana e mantenha uma equipe reduzida para esses dias.
Seu estabelecimento começa a receber muitos pedidos fora da região de atendimento e você começa a perder entregas. O que isso significa? Que está na hora de expandir! Mas para que a expansão ocorra de forma correta, é necessário que você saiba qual o ponto comercial perfeito para alugar ou até mesmo comprar.
Deve-se fazer uma pesquisa para descobrir o perfil de consumo, idade, renda e número de pessoas que se enquadram no público-alvo do negócio. É necessário verificar também quanto as pessoas daquela região gastam com comida.
Com geomarketing você também descobre áreas brancas, ou seja, regiões com potencial de consumo e presença do seu público-alvo, mas que ainda não são atendidas pela sua empresa. Dessa forma, a expansão se torna muito mais segura, rentável e assertiva.
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