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O que é Data Driven Marketing e como implementar?

Written by geofusion | Dec 12, 2022 8:38:49 PM

Não é nenhuma novidade que a tecnologia e a inovação digital são fatores que trazem uma vasta gama de possibilidades à sociedade, principalmente no que diz respeito à comunicação entre empresas e clientes.

Afinal, quantas vezes, em meio a uma dúvida, você pode recorrer à internet para obter informações e pautar sua decisão em dados precisos?

Atualmente, é possível encontrar uma infinidade de ferramentas e sistemas que organizam dados e facilitam o processo para tomar decisões, como uma solução de geomarketing, com informações de fontes públicas e privadas e inteligência com agilidade e segurança.

Dado o contexto, neste artigo mostraremos tudo o que você precisa saber sobre Data Driven Marketing e como ele pode ser utilizado a favor dos interesses da sua empresa.

Quer entender mais sobre o assunto? Então não deixe de continuar a leitura!

O que é Data Driven Marketing?

Consiste em uma estratégia de marketing orientada a lidar com dados, referindo-se às decisões e ideias que surgem por meio da análise de informações adquiridas a respeito dos clientes.

Ou seja, é o fundamento do machine learning e do marketing preditivo, pois lida não apenas com quantidade, mas, principalmente, com a qualidade da informação.

Existem muitos dados a serem gerenciados por meio de recursos e ferramentas tradicionais. Isso significa que os processos utilizados para fazer a gestão de dados que sua empresa utilizou há dois anos já podem ser considerados obsoletos.

Sendo assim, o essencial é atualizar a tecnologia e suas ações de marketing e vendas de maneira contínua, a fim de manter um bom índice de interação com os usuários e garantir a competitividade do negócio.

Por isso, é necessário simplificar os dados e a forma de acesso a eles. A melhor estratégia é utilizar soluções tecnológicas no procedimento.

Por que o Data Driven Marketing se mostra como forte tendência?

Podemos afirmar que o Data Driven Marketing está se tornando uma forte tendência, por se basear em pontos como:

  • quanto mais agilidade no processo de aquisição de dados, soluções baseadas em inteligência podem ser desenvolvidas de forma rápida;
  • a quantidade de informações obtidas diariamente está aumentando de maneira proporcional;
  • considerando os variados canais de comunicação da empresa, é inevitável que a variedade dessas informações também cresça;
  • uma solução baseada em tecnologia e automação garante qualidade aos dados obtidos. Em outras palavras, não se perde a credibilidade das informações, já que, apesar do grande volume, elas proporcionam inteligência mercadológica.

Certamente, as características citadas são de grande utilidade para empresas de portes médio e grande, habituadas a lidar com a aquisição de altos volumes de dados quase todos os dias.

Como utilizar os benefícios do Data Driven Marketing a favor da empresa?

Além de proporcionar os recursos necessários para lidar com os dados com inteligência, uma das vantagens do Data Driven Marketing é que pode ser implementado com facilidade na empresa. Continue a leitura para conferir alguns de seus benefícios.

Segmenta o público com eficiência

O Data Driven Marketing, como ferramenta estratégica, pode ser a melhor maneira de garantir uma segmentação assertiva em relação a seus potenciais clientes.

O fato de estar diretamente ligado ao tratamento e análise dos dados com inteligência faz com que o Data Driven Marketing permita que as empresas saibam exatamente quais de seus clientes estão ligados aos esforços de marketing e vendas em cada canal.

Dessa forma, a organização economiza recursos, pois foca todos os seus esforços e energia em um único objetivo, sem desperdiçá-los com táticas ineficientes.

Além disso, também auxilia a concentrar os esforços e ações de marketing nos meios corretos e mais efetivos.

Melhora a experiência de compra do shopper

Vale ressaltar também que uma estratégia baseada em Data Driven Marketing é capaz de otimizar a experiência de compra do shopper, o que é um fator indispensável em um mercado tão competitivo como o atual, principalmente em tempos de crise econômica.

Caso seja notada alguma taxa de conversão baixa em um determinado momento da campanha de um produto, por exemplo, é possível avaliar os motivos que geram esse fator, permitindo que os ajustes sejam realizados conforme a necessidade e, assim, a experiência do cliente seja otimizada.

O Data Driven Marketing é capaz de trazer diferenciais competitivos fundamentais para a organização, permitindo não apenas que ela sobreviva em um panorama complexo, como também garanta seu crescimento e se destaque dos concorrentes.

Melhora o desenvolvimento de produtos

O Marketing de dados serve, sobretudo, para otimizar o desenvolvimento dos produtos, permitindo melhores insights. Dessa forma, é viável agradar aos clientes, com produtos curados exatamente para suas necessidades.

Quando falamos em qualidade no desenvolvimento, isso inclui atender aos padrões internos do que é considerado bom e também atender aos requisitos dos clientes. 

Nesse caso, a empresa conta com dados que ajudam a ajustar cada produto, a partir de testes e simulações. Também é possível consultar a opinião de clientes e entender as referências do mercado.

Aumenta o ROI do setor de marketing

Outro ponto é o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) nas ações de marketing. Com a maior precisão nas estratégias e nas escolhas, fica mais fácil obter lucratividade e resultados consistentes.

Ou seja, há mais retorno em termos de vendas e lucro para as ações e campanhas empreendidas pelo setor. Com isso, a empresa garante a continuidade no mercado e a sua expansão.

Como implementar o Data Driven Marketing em seu negócio?

O Data Driven Marketing pode ser implementado com algumas ações e estratégias.

Uma delas é, sobretudo, um esforço de adaptação da cultura. A cultura deve ser ajustada para encaixar o cuidado com os dados no centro da visão da empresa.

Ou seja, todas as grandes decisões devem passar por eles e serem sempre amparadas pela gestão data driven.

Nesse sentido, os problemas precisam ser quebrados em partes menores, de modo que cada parte seja analisada com toda atenção. Então, é preciso consultar os dados para ter maior certeza e acurácia nas escolhas da empresa.

No Data Driven Marketing, especificamente, uma das formas de aplicação é o teste A/B. Nas campanhas, por exemplo, significa assumir que a empresa não detém 100% de certeza sobre o que pode acontecer e gostaria de alinhar as táticas em andamento.

Assim, traçam-se duas rotas distintas para, depois, colocar em escrutínio cada caminho. Ou seja, buscam-se insights para a tomada de decisão.

Outra importante estratégia para aplicar esse conceito é o foco em automação. É preciso usar sistemas tecnológicos para automatizar a análise de dados, a começar pela coleta, passando pelo processamento e pela conclusão.

A automação auxilia a buscar dados das fontes certas, a analisar e a processar esses dados com identificação de padrões e tendências e, então, ajuda a entender o que ocorreu.

Evidentemente, o Data Driven Marketing é baseado em uma cultura de análise de dados e de indicadores. Portanto, tudo vira base para mensuração.

Uma campanha, por exemplo, pode ser dividida em diversos indicadores importantes, que permitem entender o desempenho e traçar planos de melhoria.

Outra forma de implementar esse marketing baseado em dados é a partir da segmentação de público-alvo. Com a divisão dos perfis, torna-se viável obter uma visão mais clara de como convencer os clientes.

Qual o desafio do Data Driven Marketing?

Há vários desafios importantes a analisar quando pensamos em implementar uma cultura de Data Driven Marketing.

Um deles é a própria resistência cultural, de uma visão mais tradicionalista das empresas. Como vimos, o marketing orientado aos dados é muito focado em entender o cenário em tempo real, assumindo e controlando riscos no meio do caminho.

Por sua vez, a visão mais tradicionalista prefere ter mais certeza, mesmo que com menos acurácia. Existe um trade-off (troca) entre esses conceitos.

Outra questão que pode ser um desafio é o combo de qualidade e a disponibilidade dos dados. Quando se fala em cultura data driven, é preciso sempre pensar que os cenários ideais nem sempre serão os perceptíveis.

Ou seja, nem sempre os dados estarão prontos e perfeitamente claros. Contudo, a empresa deve aprender a driblar essa circunstância e saber como gerar insights independentemente disso.

É preciso empreender esforços para limpar os dados, escolhê-los e focar apenas nos que são necessários.

Outro desafio é a questão da segurança e da privacidade.

Além disso, vale mencionar a falta de mão de obra especializada no setor e de integração entre os sistemas da organização para facilitar essa coleta de dados.

Data Driven Marketing: exemplos de marcas que usam a estratégia

Várias companhias adotam uma estratégia voltada aos dados há muito tempo. Veremos agora alguns exemplos para ilustrar nosso ponto.

O Spotify usa dados para entender melhor seus clientes (ouvintes) e personalizar as recomendações e ofertas para eles.

Afinal, a plataforma não vende música propriamente dita, mas uma experiência envolvendo o streaming – assim ele pode servir como uma curadoria.

A partir da compreensão de padrões de comportamento de ouvintes e de padrões entre os artistas da base, é possível chegar às melhores sugestões.

A Netflix também usa um mecanismo avançado de recomendação para sugerir novas séries/filmes aos seus clientes.

Já a Disney usa os dados para tomar melhores decisões sobre produtos/serviços ofertados aos seus clientes. Essas informações orientam a companhia com relação ao melhor direcionamento e às melhores chances de aumentar a lucratividade.

Ou seja, com uma análise do mercado, a organização consegue ler o cenário e apresentar o que é necessário.

Quais ferramentas podem auxiliar em uma abordagem de Data Driven Marketing?

Uma das ferramentas mais comuns nesse sentido é o Business Intelligence. Trata-se de uma suíte de vários software para coletar, processar e analisar dados, além de gerar gráficos e relatórios sobre eles.

As ferramentas de BI são conhecidas por serem simples de gerenciar e fáceis de manipular, até mesmo para pessoas não técnicas. Assim, qualquer um pode gerar dados para sua análise.

Temos também o CRM, uma plataforma de análise de clientes e leads que permite otimizar os resultados de comunicação. Ele viabiliza administrar a base de contatos, buscando entender como comunicar melhor e personalizar as abordagens para eles.

Além disso, é importante falar também do Geomarketing. Com ferramentas como o OnMaps, da Geofusion, é possível extrair dados de mapas e saber como tomar decisões com relação a questões geográficas.

Por exemplo, abrir novas lojas, expansão para determinadas regiões, análise de locais com maior concentração de clientes potenciais, e assim por diante.

Ou seja, as ações de marketing e de negócios serão amparadas por conclusões geográficas precisas.

Aumente os resultados do seu negócio com as soluções da Geofusion!

O Data Driven Marketing possibilita entender melhor os clientes e o mercado para obter decisões mais certeiras, precisas e consistentes, com riscos controlados.

Como vimos, isso ajuda no desenvolvimento de produtos, na personalização para os clientes e em estratégias de expansão.