Uma demanda de mercado é uma forma de compreender como o mercado se organiza e requisita novos produtos. Entender isso é compreender bem o que é preciso saber para satisfazer a essas solicitações e posicionar bem a empresa diante dos compradores.
Por isso, esse assunto é importante. O termo guarda algumas significações interessantes a serem discutidas, como a formação de uma demanda, os tipos e como é possível aproveitar uma demanda.
Neste conteúdo, vamos conferir informações relevantes acerca disso.
A demanda é a relação entre a oferta, o que se tem a oferecer aos clientes, e a procura, a ação dos clientes em busca de algo. Define a relação entre essas variáveis para exemplificar como o mercado solicita algo, uma solução para a necessidade.
É como um clamor do mercado por algum produto que satisfaça uma certa procura. Contudo, também tem a ver com a capacidade das empresas de solucionar essa necessidade.
A demanda do mercado também é o movimento de procura em determinados momentos específicos. É o que garante que haja negociação e vendas.
Inicialmente, a demanda é o que garante que um negócio deve existir, por exemplo, e o que mantém as operações em dia.
Antes de começar uma empresa, os donos devem avaliar a demanda por uma ideia ou por uma concepção de produto. Eles tentam entender se o público realmente se interessa por aquele item, se haverá uma busca por ele.
Da mesma forma, é preciso entender se essa demanda é forte e como ela se relaciona com o que já existe. Ou seja, em suma, se faz uma análise de tipo de demanda (veremos os 4 tipos mais adiante).
Como já foi falado, a demanda é caracterizada pela relação entre oferta e procura. Se um desses fatores é mais baixo do que outro, temos uma característica; se o outro é mais baixo, temos outra característica.
Quando ambos se completam, temos uma demanda perfeita, que chamaremos com um nome específico na hora de analisar os tipos.
A demanda permite medir o quão bem-sucedido um produto pode ser quando for lançado para vendas. Assim, facilita a previsibilidade acerca do retorno sobre a produção do produto e sobre as ações de divulgação.
Ao mesmo tempo, é o combustível para que essas ações existam.
Agora, vamos discorrer sobre os 4 tipos de demanda de mercado.
A demanda indesejada, também chamada de negativa, tem a ver com uma demanda por evitar o produto. Ou seja, gera-se um movimento para evitar o consumo daquele item, por sua periculosidade ou pela reputação negativa.
Evidentemente, essa é uma demanda que nenhuma empresa deseja para o seu produto. Ainda assim, pode haver formas de contornar essa demanda, com a criação de uma válvula de escape que aproveita a reputação negativa e consegue mesmo assim faturar.
Temos também a demanda irregular, que se caracteriza por uma mudança na forma como o mercado encara e deseja certos produtos.
Um dos conceitos-chave aqui é o de sazonalidade. Ou seja, a demanda é uma em um dado momento do ano e pode ser outra em outro momento.
Assim, é preciso ter paciência para lidar com momentos em que o produto simplesmente não sairá de estoque. Ao passo que haverá dias em que as vendas serão um sucesso e a produção deverá ser mais intensa para acompanhar isso.
Pode ser uma demanda específica por horários do dia também, como itens que são procurados apenas nas primeiras horas ou apenas à noite.
Produtos para datas comemorativas são bons exemplos. A indústria já se movimenta para ser aquecida somente uma vez por ano. Quando a temporada acaba, já começam os planejamentos e esforços para o ano seguinte.
Ou seja, a demanda irregular não necessariamente é ruim, ela precisa ser analisada pelo contexto. Há tipos de produtos que simplesmente não fogem disso, o que é muito natural.
A demanda perfeita pode ser chamada de demanda plena. É quando a oferta e a procura estão perfeitamente alinhados, em que há uma produção necessária e forte o suficiente para atender sempre ao mercado. Nesse sentido, o mecanismo de regulação é praticamente invisível e natural.
A demanda plena pode ser compreendida com produtos de ordem essencial, como alimentos. É um tipo de item que sempre será vendido, porque as pessoas sempre precisarão. Por outro lado, as pessoas sempre poderão comprar porque sempre estará sendo ofertado.
A lógica de bem que não é escasso e que é necessário à sobrevivência favorece essa característica.
A demanda excessiva surge quando a oferta e a procura estão desalinhadas. Ou seja, quando há uma procura muito grande por um item que não está sendo ofertado devidamente ou possui apenas um número limitado no estoque.
Nesse sentido, o mercado vai sentir falta de mais e isso poderá gerar um desconforto com a marca.
É preciso, sobretudo, estudar as características das demandas de mercado e saber como se posicionar diante disso. Primeiro, entenda bem seu público e saiba como ele se interessa pelo seu produto.
Qual é a característica que une a oferta e a procura em seu tipo de produto?
Entenda também os concorrentes e como eles se posicionam. Assim, você vai descobrir como suprir a demanda da melhor forma em seu nicho.
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O estudo sobre demanda de mercado é imprescindível para quem deseja começar um negócio ou expandir suas operações. É o que justifica ações de crescimento e investimento mais arriscadas.
Por isso, é importante saber como identificar a demanda e saber como ajustar a sua empresa para amplificar as oportunidades de lucratividade.