Quem frequenta o seu negócio? São os moradores ou os trabalhadores da região? Muitas vezes, os dois públicos são igualmente importantes. Pensando nisso a Geofusion disponibiliza a informação de trabalhadores no OnMaps, para o nível do setor censitário. Mas fomos além e criamos a PEA Dia (população economicamente ativa que permanece numa região durante o dia*). A informação é exclusiva da Geofusion, foi desenvolvida por meio de metodologia própria. Além dos trabalhadores (formais e informais), a PEA Dia considera a ‘população residente inativa’ – que são pessoas acima de 18 anos que não trabalham, mas possuem renda e, portanto, são potenciais consumidores (como aposentados, universitários e donas de casa).
Logo, PEA Dia = Trabalhadores (formais e informais) + População residente inativa.
No OnMaps, você pode consultar a concentração de PEA Dia em relatórios e mapas, para entender em que áreas com presença mais forte dessa população. Também é possível analisar o dado por renda, ou seja, você pode saber quantas pessoas com uma determinada faixa de rendimento existem na área estudada.
*Atenção: usamos a nomenclatura “Dia” para diferenciar o dado do conceito de PEA do IBGE. Mas o dado não indica apenas os trabalhadores diurnos. Quem trabalha à noite também está computado na metodologia. E não existe “PEA noite”.
Entenda a seguir cada um dos dados que compõem a PEA Dia.
Para o número de trabalhadores, a Geofusion utiliza:
- Base de empresas do mercado formal
- Pirâmide salarial por setor de atividade (por município)
- Taxas de informalidade por setor de atividade e faixas salariais (por região metropolitana e estados)
Com base nas informações acima, estima-se o mercado de trabalho considerando o mercado formal (divulgado pelo Ministério do Trabalho) e o informal (Projeção/Metodologia Geofusion). A informação de trabalhadores informais é uma projeção exclusiva da Geofusion, baseada em dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS) e IBGE (PNAD).
Os trabalhadores são computados em seu local de trabalho.
*PEA Dia e Administração Pública: Neste caso, desconsideramos apenas um CNAE específico da administração pública e não todos. Isso acontece porque os funcionários ficam alocados na “matriz” e não nos lugares que eles realmente trabalham.
Fonte: Ministério do Trabalho, IBGE e Projeções Geofusion
Nível geográfico: para o nível municipal, o PEA Dia está disponível para 100% das cidades brasileiras. Mas, para o nível do setor censitário, são 1.839 cidades.