Feliz Natal!
A saudação mais evocada nesta época do ano pode ser ouvida em qualquer canto do Brasil.
Existe um lugar, no entanto, onde ela está presente em todos os meses do ano: o município de Feliz Natal, no Mato Grosso.
O relatório de Empresas e Empregados do OnMaps mostra como quase 50% do PIB do município tem origem na agricultura, enquanto 30% da população está empregada no setor industrial, predominantemente madeireiro.
Mas apenas 3% da população tem ensino superior completo, o que contribui para que a renda média na cidade esteja estagnada no patamar de R$ 2.333,95. Não é uma média exatamente baixa comparada à dos municípios brasileiros: R$2.188,20.
Sem classe A
Outro fator que Feliz Natal tem em comum com a grande maioria dos municípios brasileiros (78%) é a ausência de domicílios de classe A.
Na cidade mato-grossense, metade da população se insere na classe C, 7% na classe B e 28% está na E.
Com números que a mantenham na média dos municípios brasileiros e prestes a entrar na terceira década de existência, Feliz Natal está apenas dando os primeiros passos.
Cenas dos próximos episódios
Em 2016, informações como essas serão utilizadas por empresas que precisam cada vez mais fundamentar as tomadas de decisão. Feliz Natal chamou a nossa atenção porque tem um nome curioso para essa época do ano, mas além dela estão outras 5569 cidades no OnMaps.
Oferecer informações confiáveis e atualizadas sobre elas é o trabalho da Geofusion, que em 2016 também completará os 20 anos de vida. Se nesse tempo já conquistamos objetivos que pareciam distantes, assim como Feliz Natal estamos apenas começando a escrever nossa história.