Ao analisar o desempenho de suas lojas, gestores podem se deparar com casos de unidades que apresentam resultados abaixo da média de sua rede. Embora possa ser considerada a possibilidade de fechamento, a melhor solução para o problema pode ser bem mais simples. O uso da Inteligência Geográfica de Mercado revela oportunidades com potencial pouco explorado na área das unidades.
O foco, neste caso, está na análise do entorno das lojas, com a coleta de dados sobre o público-alvo. Partindo disso, os gestores têm acesso a dados sociodemográficos, como de faixa etária, renda e gênero dos consumidores, e de mercado, como presença de concorrentes ou potenciais parceiros, como bancos, restaurantes e escolas.
Foi o que fez uma rede de escolas de idiomas, que conseguiu aumentar em cerca de 10% o número de matrículas em um grupo de escolas que tinha baixa performance. A empresa encontrou a resposta com o OnMaps, ferramenta de geomarketing que já usava para a expansão das unidades.
Análise de Mercado
O processo completo envolveu a identificação de fatores fundamentais para o desempenho das unidades, como faixa etária e renda do público-alvo. O passo seguinte foi identificar oportunidades para escolas com poucos alunos, mas que estavam localizadas em regiões com forte presença do público-alvo.
Esse mapeamento incluiu a recomendação de campanhas de divulgação nos arredores, como, por exemplo, em restaurantes, e identificou oportunidades para a realização de parcerias promocionais com estabelecimentos, como agências bancárias e escolas de ensino fundamental e médio.
Em apenas dois meses de estudo, além de melhorar a taxa de matrículas, a rede de ensino também conseguiu aumentar os convênios com empresas em 5% e as parcerias com escolas em 9%.
A aplicação de técnicas e ferramentas de geomarketing torna mais assertiva a tomada de decisões sobre o destino de lojas e redes. Informações adequadas e precisas permitem que as empresas atinjam conhecimento profundo de suas áreas de atuação, possibilitando a definição das melhores estratégias, seja para a expansão ou para a melhoria de resultados.