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Franquias de alimentação: saiba usar o geomarketing para expansão

Como as franquias de alimentação podem utilizar o geomarketing para expandir suas unidades? É isso que vamos falar neste post. Confira!


As franquias de alimentação são um dos modelos de negócios mais populares do mundo. O geomarketing é uma estratégia perfeita para quando o franqueado deseja expandir seus negócios e alcançar novos clientes.

Afinal, o geomarketing utiliza informações geográficas para aumentar o alcance, conscientização e o envolvimento do cliente com a empresa.

Por isso, pode ser usado por franquias de alimentos para encontrar novos clientes em áreas onde desejam expandir seus negócios.

Quer saber mais sobre como as franquias de alimentação podem usar o geomarketing para expansão? Continue lendo!

O que é uma estratégia de geomarketing?

Antes de começarmos a falar sobre as franquias de alimentação e como usar o geomarketing para expandi-las, você sabe o que realmente é uma estratégia de geomarketing?

O geomarketing é uma estratégia de negócios que combina ferramentas digitais e tecnologias de mapeamento de sistemas de informação geográfica para identificar e analisar a localização dos clientes.

Ele pode ser utilizado para:

  • Acompanhar a mobilidade dos consumidores;
  • Entender onde eles estão mais presentes;
  • Em quais momentos do dia o movimento é mais intenso em certas áreas da cidade;
  • E muito mais!

Como você pode imaginar, o geomarketing pode ser extremamente útil para diversos setores, inclusive para as franquias de alimentação.

Confira neste post completo tudo sobre o que é o geomarketing.

Por que investir em uma estratégia de geomarketing para franquias de alimentação?

As franquias de alimentação fora do lar estão entre as indústrias mais competitivas do mercado. E com a entrada de novos players em cena, não está ficando mais fácil para os empresários.

Diante disso, é importante que as franquias de alimentação encontrem uma forma de se destacar e descobrir exatamente onde estão os seus clientes. Utilizar uma estratégia de geomarketing é uma das melhores formas de fazer isso.

Utilizando uma ferramenta de geomarketing, você tem acesso a informações fundamentais para o seu negócio. 

Afinal, o que o seu cliente está procurando perto da sua casa ou trabalho? Onde eles fazem as compras, onde passam momentos de lazer? E, principalmente, onde se alimentam?

Estas são apenas algumas perguntas que o geomarketing consegue responder. Outras informações importantes que você consegue descobrir são:

Como expandir franquias de alimentação com geomarketing?

Quando você consegue abrir uma franquia de alimentação e faz sucesso com ela, é natural querer expandir os seus negócios. No entanto, fazer isso pode ser difícil se você não tiver as informações corretas em mãos.

Afinal, quando chegar a um ponto de expansão de suas franquias de alimentação, é importante traçar planos e previsões meticulosos e orientados por dados. Só assim você tomará as melhores decisões, utilizando sistemas e processos à prova de erros. Além de ter previsões de lucro antes mesmo de abrir a nova loja.

Se você deseja expandir suas franquias de alimentação com geomarketing, sua estratégia deve incluir:

Decisões com base em dados

De nada adianta tentar expandir uma franquia no escuro, sem ter qualquer ideia do que está por vir. Afinal, é fundamental tomar todas as suas decisões com base em dados e não no famoso “achismo”.

O melhor a se fazer nesses casos é utilizar uma ferramenta específica para o seu segmento, como o Alimentação OnMaps.

O nosso software vai ajudar você a ter uma visão baseada em dados pré-existentes e fazer diversas simulações para tomar uma decisão assertiva e com o menor risco possível.

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A melhor localização possível

Abrir uma loja nova em um local que não é o melhor possível é um desperdício de recursos. Afinal, a nova unidade deve trazer lucros e não despesas.

Para saber se o local é o ideal para sua loja, considere:

  • Se o conceito da sua franquia combina com o local. De nada adianta abrir uma franquia de fast food em um bairro cheio de restaurantes veganos, por exemplo.
  • O valor do aluguel, se for o caso. Se a sua franquia de alimentos vende alimentos de baixo custo, é importante que o aluguel não seja alto demais. Do contrário, você logo estará vendendo hambúrgueres só para pagar o local, sem faturar nada.
  • Se já existem restaurantes ao redor. Sim, podem existir situações onde a canibalização é positiva. No caso de restaurantes e bares, os clientes gostam de estar em um local onde possuem várias opções.

Conte com um software de inteligência geográfica

Você até pode ter diversas informações sobre a sua empresa, seu público e seus produtos ou serviços. Mas saber tudo sobre o mercado e sobre os seus concorrentes é outra história.

Nesses casos, contar com um software de inteligência geográfica é uma ótima solução. O OnMaps, a ferramenta da Geofusion, foi desenvolvida especialmente para você que quer ver a sua empresa crescer de maneira eficiente, prática e estratégica.

Temos soluções que permitem identificar:

  • Localização de público-alvo e propensão de consumo;
  • Mapeamento de oportunidades para expansão de lojas e
  • Pulverização de pontos comerciais, entre diversos outros tipos de planejamentos.

Além disso, agora oferecemos também o OnMaps Alimentação! A única ferramenta criada especificamente para o setor alimentício, com todos os dados que você precisa para seus estudos ainda mais precisos:

  • Fluxo de pessoas que passam no entorno da sua loja;
  • Potencial de consumo para produtos como refeições, fast foods, pizzas, salgados e sobremesas;
  • Mapeamento de grandes e pequenos concorrentes;
  • E ainda mais!

Quer saber mais sobre o Alimentação OnMaps e agendar uma demonstração gratuita? É só preencher o formulário abaixo:

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