Expansão de Negócios

Expansão de franquias: como fazer sua marca crescer

Como fazer uma expansão de franquias com segurança, consistência e ainda mais inteligência? Neste artigo você vai descobrir!


O processo de expansão de franquias é excelente para redes que desejam crescer rapidamente.

Ao expandir através de franquias, é possível aumentar a presença de sua marca em diferentes regiões do país ou até mesmo internacionalmente, sem ter que arcar com todos os custos sozinho.

O fenômeno não é novo e chama a atenção de cada vez mais empreendedores. De fato, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil conta com 3.077 unidades de franquias, segundo a Pesquisa de Desempenho Francising 2022.

No comparativo 2021 X 2022, ainda de acordo com a pesquisa da ABF, houve 14,3% de crescimento entre as datas.

Este artigo vai abordar os principais aspectos da expansão de franquias e como fazer sua marca crescer com mais inteligência. Você vai ver:

Vamos lá?

Expansão de franquias: por que investir?

Expandir é de suma importância para o crescimento de qualquer negócio. A expansão de franquias é uma ótima maneira de atingir novos mercados, aumentar a receita e o número de clientes.

Além disso, a expansão por meio de franquias proporciona maior visibilidade para a marca e permite que os franqueados expandam seus negócios de forma mais segura e com menos riscos.

Além dos benefícios já mencionados, a expansão de franquias também ajuda a aumentar a eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a lucratividade.

Os franqueados também têm a oportunidade de diversificar seu portfólio de produtos e serviços, aproveitando novas tendências do mercado.

Tudo isso seguindo uma fórmula que já deu certo, já que as ideias já foram testadas e comprovadas no mercado.

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Como saber se sua rede está pronta para expandir

Para determinar se sua rede de franquias está pronta para expandir, é importante avaliar os fatores internos e externos, como a demanda do mercado, a capacidade de suportar a expansão, as finanças, a infraestrutura e a experiência dos franqueados.

Além disso, é importante desenvolver uma estratégia de expansão para garantir que a rede de franquias esteja alinhada com as metas de crescimento dos negócios.

Alguns sinais de que pode ser a hora de expandir seu negócio são:

  • Sua franquia já possui um modelo de negócio bem-sucedido e comprovado, que possa ser replicado em outras localidades;
  • A franquia possui processos definidos, incluindo manuais operacionais claros e treinamento adequado para os franqueados;
  • Tem também uma marca forte e reconhecida no mercado, com um diferencial competitivo que a torna atraente para os consumidores;
  • A empresa tem uma estrutura organizacional sólida e eficiente, capaz de gerenciar o crescimento e a expansão de novas unidades;
  • Possui um plano de negócios bem estruturado, com projeções financeiras realistas e um planejamento estratégico de longo prazo.

Dados essenciais para expansão de franquias

O primeiro passo para praticamente qualquer projeto de expansão de franquias é definir o perfil do seu potencial franqueado. Quanto mais informações houver a respeito dele, mais fácil se torna o entendimento do que é necessário para atingi-lo.

Desta forma, é necessário listar quais as características básicas que o franqueado precisa possuir – Por exemplo, o quanto ele precisa ter disponível para investir no negócio?

Outro fator importante diz respeito à formação do franqueado. É necessário ser de alguma área em específico, ou talvez registrado em alguma categoria profissional?

Os dados territoriais também impactam diretamente nos resultados que essa expansão de franquias pode obter.

Com geomarketing, sua empresa consegue fazer diversas análises que vão auxiliar no seu processo de expansão de franquias.

Confira alguns dos principais dados para descobrir novas oportunidades:

Número de habitantes

Diversas franquias possuem regras de habitantes mínimos em um município para abrir uma unidade.

Dessa forma, com o software de geomarketing da Geofusion, sua franquia pode facilmente encontrar os municípios com a quantidade de habitantes que mais faça sentido para suas estratégias.

Para mostrar um caso de uso, vamos dar como exemplo uma franquia de calçados que pretende expandir para o estado da Bahia, em cidades entre 100 mil e 400 mil habitantes:

expansão de franquias: qual a população dos municípios para expandir?

Municípios entre 100 mil e 400 habitantes no estado da Bahia

Foram encontrados 14 municípios que seguem os critérios determinados na análise. Por isso, é importante lembrar que o município ideal para expandir uma franquia vai depender de cada rede. 

Enquanto algumas iriam preferir expandir na cidade com o maior número de habitantes, outras podem preferir expandir em regiões menos habitadas, para suprir a demanda pelos seus serviços ou produtos.

Perfil do público

Além de entender os municípios com o número de habitantes ideal para a franquia, é importante entender também o perfil do público-alvo.

Para entender qual o melhor município para a expansão de franquias, podemos gerar um relatório comparativo entre as áreas, identificando as regiões com:

Dessa forma, vamos considerar que nossa franquia de calçados busca um público entre 25 a 34 anos, de renda B1 e B2 (renda média entre R$ 4.458,00 e R$ 16.768,00).

Ao comparar os três municípios mais populosos da nossa lista, podemos perceber que Vitória da Conquista possui mais habitantes entre a faixa de renda e faixa etária buscada.

Relatório comparativo da Faixa de Renda vs Faixa Etária nos municípios Vitória da Conquista, Juazeiro e Camaçari, todos na Bahia

Agora que escolhemos o município potencial para a expansão, vamos identificar a microárea em que a faixa etária e a faixa de renda estejam mais presentes.

No software da Geofusion, isso é fácil de fazer:

Expansão de franquias: é importante analisar a faixa de renda vs faixa etária

População por faixa de renda vs faixa etária, por microáreas em Vitória da Conquista – BA

Isolando as áreas rurais do município, podemos facilmente perceber que Alvorada e Juracy Magalhães (regiões em verde escuro) são as microáreas onde a população entre 25 a 34 anos das classes sociais B1 e B2 estão mais presentes.

Potencial de consumo

Agora que já sabemos as microáreas onde o público da faixa etária e faixa de renda da rede está mais presente, podemos entender o quanto essa população está disposta a consumir de fato em calçados.

Em outras palavras, qual a verdadeira intenção de compra das pessoas na região? Elas estão dispostas a gastar com a nossa rede de franquias de exemplo?

Para obter essa resposta, vamos analisar o potencial de consumo para calçados na microárea Alvorada, em Vitória da Conquista – BA.

Expansão de franquias: analise o potencial de consumo

Potencial de consumo para calçados por setores censitários, na microárea Alvorada em Vitória da Conquista – BA

Fluxo de passantes

Como podemos perceber na análise acima, a microárea Alvorada é uma ótima opção para expandir a franquia de calçados, já que possui bom potencial de consumo para esta categoria – áreas em verde indicam maior potencial, enquanto as vermelhas, baixo potencial.

Na hora de escolher o ponto comercial ideal para as novas idades da franquia, é fundamental entender onde estão as áreas mais movimentadas da região.

Para fazer isso, vamos verificar o fluxo de passantes:

Fluxo de passantes para expansão de franquias

Fluxo de Passantes por setor censitário na microárea Alvorada, em Vitória da Conquista – BA

No mapa acima, você pode entender o fluxo de pessoas da seguinte forma:

  • Em vermelho, o fluxo mais intenso;
  • Em laranja, fluxo médio;
  • Em verde, fluxo baixo;
  • Em azul, fluxo muito baixo.

Como você pode perceber, a área entre a Avenida Pará e a Avenida Brumado são as mais movimentadas da região, podendo indicar um bom ponto comercial para a rede.

Mapeamento de concorrentes

Agora, com todas as informações que a rede fictícia já reuniu, está na hora de entender onde os concorrentes estão localizados na região.

Veja no mapa abaixo:

Expansão de franquias: faça um mapeamento de concorrentes

Mapeamento de lojas de calçados, sendo grandes redes e comércio local, na microárea Alvorada em Vitória da Conquista – BA

As estrelas verdes representam tanto as grandes redes como o comércio local de calçados. Isso porque o comércio regional pode ser forte e levar a preferência do público, principalmente em cidades do interior.

A região avaliada anteriormente, entre a Avenida Pará e a Avenida Brumado, segue sendo uma boa opção para a rede, já que possui alto fluxo de pessoas e não conta com muitos concorrentes.

Portanto, poderíamos escolher a esquina entre a Avenida Maranhão e a Rua Nazaré para abrir o novo ponto comercial da franquia, como ilustrado na imagem abaixo:

Expansão de franquias: ponto comercial escolhido

Local escolhido para o novo ponto comercial, a partir das análises anteriores

Expansão de franquias: faça com a Geofusion

Além de todas as análises que você viu neste artigo, ainda é possível fazer muito mais para expansão de franquias.

Através de mapas digitais, é possível visualizar todas as oportunidades e os limites para a expansão da franquia.

Tudo para auxiliar sua rede em todos seus objetivos.

Quer saber mais sobre a Geofusion e nossos produtos? Preencha o formulário abaixo para solicitar uma demonstração:

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