Expansão de franquias: como fazer sua marca crescer
Como fazer uma expansão de franquias com segurança, consistência e ainda mais inteligência? Neste artigo você vai descobrir!
Quer saber como expandir franquias em cidades pequenas com inteligência geográfica de mercado? Confira este conteúdo exclusivo!
Expandir unidades de franquias em cidades pequenas é uma estratégia que possui grandes oportunidades.
Isso porque elas possuem características que tornam o investimento bastante rentável para o negócio, como:
Neste conteúdo, mostraremos um pouco de como utilizar a inteligência geográfica de mercado em uma estratégia de expansão para municípios de menor porte..
Para fazer uma expansão que tenha assertividade, é importante ter dados precisos a respeito do público-alvo e do local onde sua marca estiver mirando. Ou se não tiver certeza de onde expandir, descobrir oportunidades..
Isso é algo bastante simples de ser feito com o OnMaps, a principal ferramenta utilizada por grandes e médias empresas para expansão e pulverização de pontos de venda nas indústrias.
Com ele, você consegue obter informações de qualquer um dos mais de 5.550 municípios do país, entendendo características de diferentes populações e seu comportamento de consumo, além de mapear a dinâmica de mercado dessas regiões.
Ainda que haja concentração significativa de redes de franquias em grandes cidades, o mercado brasileiro possui potencial também em lugares menores.
Quando considerada apenas a quantidade de municípios existentes no Brasil – isto é, sem cruzar com variáveis como renda média ou outros fatores -, é possível identificar 4.890 que possuem até 50 mil habitantes.
Esse número corresponde a nada menos que 87,7% da quantidade correspondente ao território nacional. Mas como fazer para descobrir aqueles nos quais mais vale a pena investir?
Isso depende dos atributos que sua marca percebe em relação ao próprio consumidor, e que definem os fatores de sucesso dela.
Por exemplo, caso seu principal critério seja apenas o quanto a população intenciona gastar com produtos e/ou serviços específicos, o OnMaps permite uma fácil classificação de acordo com categorias distintas.
Este é o cenário abaixo, em que dividimos em quatro faixas de acordo com o potencial de consumo total (somando todas as categorias de produtos e serviços contidos no software) dos municípios.
Nos tons mais escuros, elencamos aqueles em que esse resultado foi mais alto e, nos claros, mais baixo.
Logo identificamos 138 municípios com mais de R$ 779 milhões em potencial:
Seja para expandir franquias em cidades pequenas ou nas maiores, dados específicos sobre o próprio segmento são fundamentais para compreender as particularidades de cada perfil de cliente.
Em outras palavras: os locais com maiores oportunidades para redes de ensino talvez não sejam necessariamente os mesmos que fazem compras em farmácias, e assim por diante.
Por isso, o OnMaps possui mais de 90 categorias e subcategorias que permitem analisar as possibilidades para diferentes tipos de itens que sua empresa vende.
Com esses dados, seu estudo se torna ainda mais aprofundado para definição de estratégias – como na representação abaixo, em que buscamos pelos municípios onde há maior propensão de consumo para vestuários.
Além de visualizável em forma de mapa, também é possível obter um ranking e, assim, descobrir com ainda mais facilidade os lugares em que esse indicador se destaca.
No exemplo anterior, notamos que Garibaldi (RS) é um município que se sobressai quando se trata da intenção da população em comprar vestuários.
Mas como saber o quanto essa área já está coberta pela concorrência?
Com o OnMaps, basta filtrar as informações correspondentes aos estabelecimentos comerciais pertencentes a outras empresas do segmento.
E a ferramenta permite ir além, viabilizando análises por territórios específicos, chegando até o nível de quarteirão.
Neste caso, decidimos considerar um estudo por bairro, visando entender quais deles são os preponderantes.
Conforme representamos abaixo em triângulos cor-de-rosa, nota-se uma concentração de players no centro e em suas proximidades – provavelmente por se tratar de uma região com forte presença turística.
No entanto, outros loais nos arredores apresentam potencial significativo, como São Francisco e Chácaras.
Neste caso, é possível inclusive comparar essas áreas diferentes, considerando outras variáveis que podem ser relevantes para o negócio – como o poder aquisitivo ou quantidade de pessoas economicamente ativas do lugar.
Para franquias que atuam em cidades pequenas, aí estão oportunidades de descobrir e explorar o consumo local.
O OnMaps é a melhor ferramenta de inteligência geográfica de mercado do Brasil, utilizada por empresas que querem aumentar sua capilaridade e identificar áreas ainda pouco exploradas pelos concorrentes.
Trata-se de um software ideal para quem atua com franquias em cidades pequenas, realizando estudos de expansão de modo a alavancar as vendas e reduzir custos de implementação.
Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre como esses dados podem potencializar os resultados da sua marca:
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