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Geofusion na ABF Franchising Expo: o melhor para expansão de franquias

Confira cases de sucesso e os principais insights do franchising na ABF Expo. Acesse o conteúdo exclusivo!


Nesta semana, estamos marcando presença na maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2023.

O evento vai até o dia 1 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP)

Em um estande personalizado, nossos especialistas em inteligência geográfica estão apresentando as principais soluções para franquias que pretendem expandir suas unidades e vender mais:

  • Varejo OnMaps: software líder no segmento para marcas que querem crescer em qualquer lugar do Brasil, contendo milhares de informações sobre territórios, mercado, consumo e população;
  • Alimentação OnMaps: produto customizado para o segmento de food service, onde é possível entender sobre potencial de consumo para categorias específicas de produtos, preço e cardápio de restaurantes concorrentes, e mais;
  • Calculadora Personalizada: solução desenvolvida com IA e machine learning para companhias que precisam projetar o faturamento de suas novas unidades com agilidade, consistência e mínimo de riscos.

O espaço conta com atendimento para quem quer tirar dúvidas sobre as melhores formas de mapear oportunidades de expansão, vendas, interação nos softwares e brindes exclusivos.

Além disso, fizemos a cobertura da Franchising Week e da Arena do Conhecimento, ambas realizadas pela ABF dentro da feira, para trazer a você as maiores tendências discutidas no setor.

Confira abaixo algumas das discussões que já estão fervendo no mercado.

Nova call to action

Para o franqueado

A Arena do Conhecimento é um ciclo de apresentações voltadas a pessoas interessadas em entender mais sobre o franchising nacional.

Com palestras sobre liderança, empreendedorismo e legislação, especialistas explicam os passos necessários para que o processo de franqueamento aconteça de maneira íntegra e regularizada entre as partes interessadas.Entre os temas abordados, há os aspectos jurídicos a respeito do pré-contrato de franquias e a Circular de Oferta de Franquia (COF), documentos que formalizam os direitos e obrigações tanto de franqueadores quanto de franqueados.

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Casos de sucesso e dados sobre franquias

Na Franchising Week, congresso que aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho, executivos contaram sobre seus modelos de negócios e os resultados obtidos na implementação de suas estratégias.

Na trilha “Congresso de Expansão de Redes”, eles mostraram como fazem para que seus planejamentos tenham sucesso. A seguir, trazemos a você os highlights.

ABF: quem são os franqueados no Brasil

Eduardo Santinoni, diretor adjunto de Expansão da ABF, apresentou os resultados de uma pesquisa realizada pela organização sobre o perfil dos franqueados no país, realizada em conjunto com a BR Insights.

De acordo com o estudo, a maior parte (39%) são homens entre 30 e 40 anos, que buscam independência financeira e alavancagem de vendas, com cargo médio de gerência.

Eles possuem capacidade moderada de investimento – isto é, renda composta por capital próprio e financiamento – e pouca ou nenhuma experiência em franquias.

Já o segundo perfil (29%) possui recursos próprios acumulados ao longo de seus anos de trabalho, entende mais sobre o segmento e gestão de negócios, tendo maior interesse em investimentos de risco.

O terceiro (16%) é o único perfil de predominância feminina, na faixa dos 25 aos 55 anos, sendo a maior parte assalariadas, desempregadas ou autônomas.

Elas não contam com muito capital ou conhecimento em negócios, e estão em fase de avaliação de oportunidades de ingresso neste mercado. Seu sonho é conseguir estabilidade e ter um negócio próprio.

A fatia menos representativa do segmento (15%) é, ao mesmo tempo, a mais madura. Tratam-se de homens entre 40 e 55 anos, financeiramente estáveis e com vasta experiência em gestão de negócios.

Diferentemente dos outros perfis, possui maior foco em um único segmento, principalmente food service. Além disso, estão mais dispostos a correr riscos em seus investimentos.

Repensando os espaços

O evento contou também com o painel “Diferentes Oportunidades de Expansão – conquistando novos espaços”, que teve a participação de Samuel Lloyd, da Urbia Parques, Mario Thurler, da Mec Malls, Marcelo Carpegiani, da CCR e João Pita, da GRU Airport.

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Urbia: parques com experiências

LLoyd falou a respeito de como a Urbia busca transformar os ativos ambientais em experiências turísticas para os visitantes, levando consumo em espaços onde as pessoas têm memórias afetivas.

Para isso, a empresa realiza uma curadoria para entender qual marca é mais aderente a cada lugar – negociando com companhias de alimentos, bebidas e de acessórios para seus parques urbanos, além de restaurantes e itens para trilhas nos cânions onde está situada.

A Urbia é responsável por espaços como o Parque Ibirapuera, Floresta Cantareira e Horto Florestal, em São Paulo (SP)

Mec Malls: conveniência na vizinhança

Thurler explicou as diferenças e vantagens estratégicas de strip malls em relação a outros tipos de varejo.

Como apontou o executivo, tratam-se de centros comerciais e serviços de vizinhança em locais bem adensados, com mais de 5 mil residências no entorno, acessibilidade, visibilidade e voltado para público residente.

As unidades ficam situadas em locais “going home”, ou seja, pelos quais as pessoas passam quando estão voltando para casa – geralmente do trabalho – e procuram oferecer conforto aos clientes, contendo lojas e serviços de conveniência. Fundada em 2012, a Mec Malls é uma empresa de desenvolvimento, gestão, consultoria e ancoragem de strip malls, focada em soluções para o segmento.

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Foto: divulgação

Grupo CCR: lojas no caminho

O Grupo CCR é especializado em infraestrutura urbana, atuando na concessão de rodovias, serviços de transportes e aeroportos, presente em 13 estados do Brasil.

Exemplos de ativos em seu portfólio são algumas linhas de trens de São Paulo, Salvador e o VLT do Rio de Janeiro.

De acordo com Carpegiani, esses espaços possuem grandes oportunidades para centros de conveniência devido ao alto fluxo de pessoas que passam por eles, havendo estações pelas quais circulam de 90 a 110 mil usuários por dia.

Além disso, companhias que têm interesse em abrir unidades nesses lugares precisam pagar apenas o aluguel do estabelecimento, o que facilita a conta para esses empreendimentos.

Para atraí-los, o grupo realiza prospecção ativa de clientes. A princípio, a empresa fazia esse processo buscando marcas independentes, mas com o tempo passou a focar em grandes players, aumentando a qualificação de sua base.

GRU Airport: velocidade e eficiência

Segundo Pita, 12 milhões de pessoas passam pelo aeroporto de Guarulhos por mês, e de perfis distintos: desde famílias que se programam durante meses para viajar até executivos que andam de avião com frequência, além dos passageiros que vêm de diversos países.

Por isso, é necessário ter lojas que atendam a todos esses públicos, além de atenção às flutuações cambiais, devido ao alto fluxo internacional.

Além desses aspectos, a demanda ocorre 24 horas por dia, o que difere o GRU de outros espaços onde ocorrem picos de clientes em horários específicos.Sendo assim, no chamado travel retail é fundamental que o comércio tenha velocidade e eficiência.

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Foto: divulgação

Arezzo & Company: da indústria ao varejo

Outra apresentação de peso na Franchising Week foi a palestra “O Impacto das Plataformas de Marcas nas Estratégias de Expansão das Empresas”, feita por Alexandre Birman, CEO e CCO da Arezzo & Co.

De acordo com o executivo, a empresa começou a investir no modelo industrial nos anos 1980, quando o setor estava focando na exportação de produtos.

No entanto, a Arezzo & Co. tomou uma decisão diferente, investindo na construção de sua marca.

Na década seguinte, percebeu a necessidade de crescer em novos mercados, inaugurando sua primeira loja em São Paulo (SP) e expandindo seu portfólio a partir de então.

A empresa também passou a investir em crescimento multimarcas no segmento de moda, possuindo 14 delas – como Anacapri, Schutz e Vans.

Atualmente, possui 182 lojas próprias e 786 franquias distribuídas em todas as regiões do Brasil, com um turnover médio de 3%.

Segundo Birman, a intenção da marca é “abrir uma loja para nunca ser fechada”.

Ainda mais sobre o mercado

Na Geofusion, temos diversos materiais para você que quer ficar por dentro não apenas do franchising, mas de todo o setor varejista, industrial e de ensino.

Casos de sucesso, resultados de negócios, planejamentos inovadores e soluções para encontrar oportunidades de vendas e expansão são apenas alguns dos temas.E se você quer saber mais sobre como grandes players fazem para crescer com dados e mapas inteligentes, que tal conferir um eBook exclusivo?

Pois recomendamos que você comece por este aqui:

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