Qualquer empresa, mas principalmente redes varejistas, precisam estar cada vez mais antenadas com os hábitos de consumo do seu público-alvo, e ainda acompanhar as movimentações da concorrência para elaborar estratégias de marketing cada vez mais assertivas, sem deixar, claro, de acompanhar o desempenho das unidades. Para não dormir no ponto é preciso investir em processos e ferramentas que não só permitam enxergar onde crescer, mas que mostrem onde e como melhorar os resultados das lojas existentes.
Há quem pense que o uso de recursos de Inteligência Geográfica de Mercado é estritamente pontual, e útil apenas na hora de traçar a estratégia de expansão. Mas o que muita gente não sabe é que essas soluções podem ser fundamentais ao elaborar um planejamento de marketing, por exemplo. Além de poder ajudar também as áreas de finanças e vendas.
Com o apoio de soluções de geomarketing é possível até melhorar o seu posicionamento de mercado. Se você trabalha para uma rede de varejo que pretende se reposicionar, investindo em uma nova identidade visual, um dos desafios é escolher quais lojas reformar primeiro, porque raramente a verba alocada é suficiente para modernizar todas as unidades ao mesmo tempo. Com o cruzamento dos dados, você pode avaliar quais lojas possuem o maior potencial de mercado no entorno, e quais delas poderiam ser reformadas primeiro. Dessa forma, minimiza-se o risco de um mau investimento.
Outro exemplo de uso da solução é com ações de trade marketing. Se a empresa vai lançar um produto voltado a jovens de 16 anos, que integram a classe B e cursam o ensino médio, é possível encontrar, dentre as redes varejistas que vendam sua marca, aquela que mais tem presença desse público específico. Ao ser mais “cirúrgico” nas escolhas é possível obter resultados melhores em cada investimento.
Se, por um acaso, uma varejista com três unidades em uma cidade de 50 mil habitantes decide rever seus investimentos, pois duas das lojas não estão desempenhando como deveriam, uma análise detalhada dos dados disponíveis em uma solução de geomarketing permite que, ao invés de fechar uma das unidades ou abrir uma outra, escolha o melhor local para reposicionar uma das lojas. Há casos em que uma mudança mínima, de 80 metros do local antigo, pode aumentar as vendas em mais de 50%.
Todo cuidado é pouco ao traçar uma estratégia de expansão, marketing ou vendas. Afinal, o investimento feito seja para a abertura de uma nova unidade ou até para um reposicionamento de marca é alto. Hoje, utilizando metodologias de geomarketing, com conteúdo detalhado e confiável, é possível até mesmo estimar, com alto grau de precisão, o faturamento esperado de uma nova loja, reduzindo muito seu risco. Então, por quê não investir em soluções assim?