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[Geotrends 2022] Saiba como diferentes gerações impactam no consumo

Entenda como diferentes gerações possuem comportamentos distintos, e de que forma isso impacta nas empresas. Participe do Geotrends 2022!


O modo de consumo se modifica ao longo do tempo, principalmente com o surgimento de novas gerações. E este é um dos temas que serão abordados na 15ª edição do maior evento de Inteligência Geográfica da América Latina, o Geotrends 2022!

Um dos grandes desafios em comum entre as empresas é entender o comportamento e a diferença entre o consumo conforme diferentes faixas etárias, suas características e impactos disso nas vendas.

Afinal, é essencial entender essas particularidades, seus valores e estilo de vida para poder atendê-los de forma personalizada. 

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Entenda um pouco sobre esse assunto que será abordado no Geotrends 2022:

Geotrends 2022: O consumo de cada geração

Atualmente, são consideradas 5 divisões de gerações, sendo elas:

  • Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964;
  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1980;
  • Geração Y, ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996;
  • Geração Z: nascidos entre 1997 e 2009;
  • Geração Alpha: nascidos a partir de 2010.

Lembrando que, não é apenas a idade cronológica ou o período de nascimento que irá definir toda a personalidade do seu público. Muitos fatores podem influenciar na construção do indivíduo, como: a família, a economia, a cultura e até mesmo a localização.

Baby Boomer

O nome teve origem devido à explosão demográfica causada com o fim da Segunda Guerra Mundial, ou seja, a alta na taxa de natalidade.

Essa geração, nascida entre 1946 e 1964, já começou a se aposentar. E caso não, ocupam os maiores cargos dentro das empresas, sendo importantes tomadores de decisões.

Mesmo crescendo em uma época favorável economicamente, essas pessoas vivenciaram confrontos e movimentos sociopolíticos, como o início da Guerra Fria e de ditaduras militares.

Possuem características mais conservadoras, prezando pelo trabalho e a família, não concordando com mudanças bruscas em suas vidas. 

Apesar de ser uma geração cada vez mais próxima da televisão, os Baby Boomers se tornaram favoráveis às tecnologia mais atuais nos últimos anos, como os smartphones e as mídias digitais.

Isto aconteceu principalmente após a pandemia da Covid-19, em que as pessoas tiveram de se isolar e o único contato se deu pela internet. 

Geração X

Os filhos dos Baby Boomers foram chamados de Geração X, nascidos entre 1965 e 1980. Eles acompanharam o nascimento da internet e dos computadores, mas ainda preferem a  televisão.

Ainda que tenham vivenciado o início da disseminação dos sistemas de informática, durante sua juventude esses recursos ainda eram pouco acessíveis a grande parte da população.

Isso devido não apenas ao fato disso ainda ser novidade no mercado na época, mas também ao cenário de crise econômica que perdurou até meados da década de 1990, marcado por alta inflação, desemprego e desigualdade social.

As pessoas nessa faixa etária vivenciaram um período de eclosão de movimentos sociais, como a segunda onda do feminismo, reivindicações da população negra e do movimento homossexual, atualmente entendido como LGBTQIA+.

Apesar do período turbulento, essa geração conseguiu se inserir no mercado de trabalho e, atualmente, ocupa a maior parte dos cargos de liderança. 

As mudanças tecnológicas tornaram a Geração X mais adaptável e resiliente. Trata-se de pessoas dispostas a conhecer o novo, mesmo que tenham preferência por marcas consolidadas no mercado.

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Geração Y

Também chamada de “Millennials”, por serem aqueles que cresceram em meio à chegada de um novo milênio. São aqueles nascidos entre 1981 e 1996.

Filhos de Baby boomers, ou da Geração X, costumam ter maior nível de instrução formal e serem mais engajados culturalmente. Suas mentes idealistas e abertas muitas vezes os colocam em conflitos com as gerações anteriores.

Dentro do mercado de trabalho buscam mais uma realização pessoal, exercer algo que gostem e não apenas por questões financeiras. 

O uso da internet se tornou muito maior com essa geração, que vê o online como uma extensão do offline. Buscam uma validação por meio das redes sociais, expondo seus posicionamentos para diversos assuntos.

A internet, inclusive, é um grande auxiliar para suas compras, que acontecem após pesquisas e opiniões de amigos.  

Geração Z

Essa é a geração que está entre a adolescência e iniciando a fase adulta, nascidos entre 1997 e 2009.

São pessoas que possuem mais consciência em relação à vida financeira do que a geração anterior, propensos a poupar dinheiro e buscarem carreiras que sejam estáveis financeiramente.

Com o nascimento dessa geração, também houve a popularização da internet, algo indispensável em suas vidas. 

Uma geração mais preocupada com as causas sociais e ambientais, o que faz diferença na hora de escolher marcas e produtos de sua preferência ou conteúdos aos quais consumir. 

Geração Alpha

Essa é uma geração que ainda está em formação sobre critérios de valor e personalidade, já que ainda não passaram dos 12 anos e muitas das decisões de suas vidas são tomadas pelos responsáveis. 

Isso não significa que sejam menos impactadas que os adultos em relação ao mercado e consumo de produtos.

Afinal, com o alto acesso disponível atualmente ao uso da internet, trata-se de um público com bastante acesso a propagandas, e influenciadores digitais.

Veja todos os assuntos que serão abordados no Geotrends 2022, e acompanhe todo o evento por meio de nossas redes sociais.

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