Geomarketing

Confira os principais insights do Geotrends 2022

Perdeu o Geotrends 2022, ou esteve no evento e quer refrescar a memória? Não se preocupe! Preparamos um resumo especial para você.


No dia 18 de agosto, realizamos a 15ª edição do Geotrends, o maior evento de inteligência geográfica de mercado da América Latina.

Em 10 horas de conteúdo exclusivo, contamos com apresentações de grandes nomes do mercado, com insights, dados, discussões de tendências, e muito mais.

Se você não conseguiu comparecer, ou foi ao evento e quer refrescar um pouco a memória sobre tudo o que rolou, não se preocupe.

Preparamos abaixo um resumo de todas as palestras. Confira.

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1. Trocas de conhecimentos entre gerações

Na primeira apresentação, tivemos um debate sobre o comportamento de consumo de diferentes gerações e os impactos disso no mercado, com mediação de Helen Braun, jornalista da Rádio e TV Bandeirantes.

Representantes de faixas etárias distintas falaram sobre suas percepções a respeito dos produtos e serviços que utilizam, com insights como:

  • A preferência dos baby boomers (1946-1964) por compras em lojas físicas, e mudanças de hábitos que tiveram com o passar do tempo – aprendendo a valorizar mais aspectos relacionados à sustentabilidade, por exemplo;
  • O sentimento de invisibilidade de parte da geração X (1965-1980), que começa a ficar mais velha e a ter dificuldade em encontrar itens e propagandas voltados a pessoas nessa idade;
  • As transformações passadas pela geração Y (1981-1996) com a chegada do mercado digital e o crescimento de mercados voltados a públicos antes sub-representados, como o de estética focado em pessoas negras;

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Os paradoxos da geração Z (1997-2010), preocupada em incentivar o consumo socialmente consciente – como itens veganos -, mas ao mesmo tempo sem querer abrir mão da comodidade de outros tradicionais.

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2. Tendências globais de consumo

Apresentado por Krizia Gática, da WGSN, o Geotrends 2022 seguiu com uma palestra sobre as tendências intensificadas pela pandemia de Covid-19. Os resultados apresentados foram de que:

  • Em meio ao cenário de crise econômica, as pessoas passaram a buscar opções orçamentárias mais baratas e sustentáveis;
  • Os consumidores andam também mais exigentes quanto ao compromisso das marcas com soluções humanizadas e que atendam a demandas de longo prazo;
  • Apesar disso, muitas empresas diminuíram seus investimentos em ações de responsabilidade social e produtos para públicos mais diversos;
  • O distanciamento social e a necessidade de fazer trajetos curtos na quarentena aumentou o sentimento comunitário nas pessoas, que se tornou uma importante forma de fidelizar clientes;

Junto a esse aspecto, ocorre um crescimento do mercado hiperlocal: os consumidores passaram a preferir lojas pequenas e próximas a gigantes globais.

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3. Debate entre grandes redes de lojas e indústrias

No Geotrends 2022, contamos ainda com dois painéis de debates apresentando cases de sucesso de grandes nomes do mercado.

No primeiro deles, houve a participação de Renato Augusto Coltro, diretor de Desenvolvimento, Expansão & Relações Institucionais na Leroy Merlin; Valéria Duarte, diretora e sócia-fundadora na Geofusion; Rafael Lima, diretor de Expansão, Engenharia e Manutenção das Farmácias PagueMenos Extrafarma; e Daniel Almeida, diretor Comercial da SMZTO.

Os especialistas contaram que, para suas estratégias de expansão:

  • A Leroy Merlin, visando atender à diversidade de públicos existentes no Brasil, hoje investe em um ecossistema composto por várias empresas com o intuito de manter a eficiência em suas operações de delivery;
  • A partir de dados do CPF de seus clientes, a Pague Menos passou a ofertar produtos e descontos que pudessem ser interessantes a diferentes perfis, e procurou parcerias com o setor público para atender a regiões desassistidas de equipamentos de saúde, como em cidades do interior do norte e nordeste;

A SMZTO possui mais de 4.000 lojas em operação em mais de 20 países, apostando em segmentos distintos, e pretende encerrar 2023 com milhares de novas unidades.

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Já no painel “Gerando uma cadeia real de valor”, representantes do setor industrial falaram sobre as redefinições que precisaram fazer nos últimos anos devido à aceleração tecnológica da pandemia.

O debate contou com Rafael Netto, gerente de Trade Marketing do Bimbo QSR; Frederico Gontijo, CEO da Rise Retail; Rodrigo Jordão, head de GTM/Desenvolvimento de Vendas da DANONE; Augusto Vilaça, gerente de Projetos e Inovação na Whirlpool Corporation e Thiago Rubin, gerente Comercial na Geofusion.

De acordo com os palestrantes:

  • A Whirlpool viu duas rupturas durante os últimos anos: uma mudança no comportamento dos consumidores e uma necessidade de rever sua carteira de autorizados, considerando a heterogeneidade do público brasileiro;
  • O Grupo Bimbo deu maior atenção ao delivery, ensinando seus parceiros a montarem um em casos de inexistência desse serviço, ou otimizarem processos onde já havia;
  • A Danone mudou a gestão da companhia e, com o OnMaps, ferramenta líder em geomarketing desenvolvida pela Geofusion, mapeou hospitais e leitos para que seus produtos chegassem com agilidade a estabelecimentos de saúde;

A Rise Retail investiu em estratégias digitais e ciclos mais curtos de entrega para garantir eficiência nas entregas da empresa.

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4. Cases de gigantes do varejo

Além dessas apresentações, dois cases do varejo foram apresentados por companhias de grande porte do mercado, que mostraram como suas soluções passaram por inovações para se adaptar às demandas de seu público-alvo.

As palestras foram apresentadas por Rodrigo Sabóia, diretor de Expansão, Implantação e Suprimentos da Madeira Madeira, e Dorival Oliveira, vice-presidente do McDonald’s, que apontaram:

  • A Madeira Madeira se adequou à estratégia phygital – isto é, unindo canais digitais e físicos – de modo a levar mais confiança a seus consumidores; com isso, eles passaram a poder ter uma jornada completa de consumo, contando com logística otimizada, guide shop, uma marca de móveis acessíveis e serviços de montagem de produtos;
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  • A partir de análise de dados de seus clientes, o McDonald’s investiu em diversas frentes e estratégias de negócios: integrou canais online e offline por meio de aplicativos, delivery e cupons; aproveitou oportunidades de engajamento para ações de social commerce; criou novas formas de pagamentos e uma marca de roupas específica da companhia.
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5. Antecipação de cenários futuros no mercado

No Geotrends 2022, tivemos ainda uma participação internacional, feita por Peter Kronstrom, head do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America, sobre futurismo e macrotendências – ou seja, mudanças que terão efeitos por pelo menos 15 anos.

É o caso de:

  • Acontecimentos inesperados e ao mesmo tempo inevitáveis que causam grandes impactos na sociedade, como tsunamis ou a própria pandemia, e que tendem a ser cada vez mais frequentes com o passar dos anos;
  • O uso da metacognição por cada vez mais organizações, seja no varejo, seja na indústria, para entender de que forma as pessoas aprendem, diminuindo crenças comuns em verdades absolutas;
  • Identidades líquidas, ou seja, a multiplicação e dificuldade de colocar as pessoas em “caixas” que as definem como pertencentes a grupos sociais X ou Y.

Quer saber mais sobre inteligência geográfica de mercado, e o que esperar para 2022 nas suas estratégias de negócio? Confira nossos conteúdos exclusivos:

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