Indústria

Não perca 6 vantagens da segmentação de mercado com geomarketing

Quais são as vantagens de trabalhar com essa estratégia? Acompanhe a lista que preparamos para melhorar os resultados de uma marca!


Atualmente, é comum que indústrias de bens de consumo pesquisem exatamente qual é o ROI de cada investimento realizado. Pensando nisso, preparamos este post para explicar quais são as principais vantagens da segmentação de mercado com o geomarketing ao setor industrial.

O primeiro passo para uma estratégia eficiente é a empresa encontrar quem faz parte do seu público-alvo. Com essa informação, é capaz de elaborar ações, definir as abordagens comerciais e delimitar a sua abrangência.

A ideia de segmentar esses dados está se tornando cada vez mais eficiente. Que tal alcançar esses resultados em seu trabalho? Gostou da ideia? Então, confira o post a seguir!

 

Qual é a relação entre a segmentação de mercado e o geomarketing?

Existem três exemplos de segmentação que influenciam diretamente no desenvolvimento do planejamento de vendas de uma indústria. Abaixo, separamos essas definições em diferentes tópicos.

Sociodemografia

Essa é uma das segmentações mais utilizadas pelas companhias, talvez por se tratar de uma das maneiras mais práticas de dividir o seu público-alvo. A diferenciação ocorre de acordo com algumas variáveis, como faixa etária, renda, nível de instrução e potencial de consumo. Na indústria, essa divisão é feita para identificar os PDVs com potenciais consumidores no entorno.

A diferenciação sociodemográfica é utilizada por inúmeras empresas para prospectar regiões com os perfis corretos de pessoas dispostas a adquirir os seus produtos.

Características da região

Diferentemente do conceito sociodemográfico, nesses casos a segmentação é realizada de acordo com a ”vizinhança” em torno dos pontos de venda. Nesse conceito, podemos entender por vizinhança a região urbana, bairro e quadras e ruas que fazem parte da vida desse cliente.

Por exemplo, uma indústria necessita saber se um determinado bairro ou até mesmo um quarteirão conta com estabelecimentos análogos e/ou complementares aos quais o time de vendas aborda no dia a dia, conhecendo a região como uma área que concentre comércios e serviços potenciais para a venda dos produtos disponíveis.

Comportamental

Responsável por dividir os consumidores de acordo com os seus comportamentos, estilos de vida e padrões de decisão, essa segmentação permite a construção de um perfil do público-alvo.

Uma das principais vantagens dessa segmentação de mercado, de acordo com o comportamento de cada indivíduo, é que ela estuda as ações das pessoas, sem diferenciá-las por suas características.

Quais são as vantagens da segmentação de mercado?

Podemos afirmar que essa estratégica é considerada um componente essencial para o desenvolvimento de uma presença forte entre a concorrência. Além de ser determinante para a definição da atuação de uma indústria no mercado, podemos encontrar diversos outros benefícios em sua utilização, como:

  • canais para serem utilizados;
  • alcance do mercado;
  • como será trabalhado o relacionamento com os PDVs.

Acompanhe, a seguir, as principais vantagens da segmentação de mercado que separamos para você melhorar os futuros planejamentos.

1. Aumento do market share

Ganhar a confiança de 100% dos possíveis pontos de venda é quase uma missão impossível. Contudo, a segmentação de mercado é capaz de direcionar uma marca no caminho certo dos compradores ideais. Dessa forma, o seu crescimento vai ser expandido, abrangendo novas localidades e alcançando as metas estipuladas.

Ao direcionar corretamente as estratégias de marketing utilizando as informações da segmentação, a empresa conquista uma vantagem competitiva perante a concorrência. Dessa forma, o percurso para os objetivos desejados vai ser reduzido ou percorrido com mais agilidade.

2. Identificação de necessidades 

Ao elaborar uma análise a respeito do mercado de atuação em uma empresa, os responsáveis conseguem visualizar os possíveis nichos que possam ser trabalhados. Essas informações permitem que a marca tenha conhecimento mais específico a respeito da demanda do produto, observando necessidades ou expectativas do varejo.

3. Conhecimento do consumidor

Ao compreender o consumidor, as empresas conseguem informações sobre quais são os seus objetivos, desejos, expectativas em relação ao produto fabricado e muito mais!

A partir desses dados, é possível entender o comportamento desses compradores. A marca se torna uma especialista no assunto e está apta a desenvolver estratégias para suprir as expectativas.

Dessa forma, fica mais fácil para oferecer ao cliente final exatamente o que ele espera da marca, desenvolvendo produtos ainda melhores e ajudando no crescimento dos PDVs que compram esses itens.

4. Ajuste do produto e canal de distribuição

Uma das principais vantagens da segmentação de mercado, de acordo com o geomarketing, é a possibilidade de as empresas reestruturarem os seus trabalhos. As informações oferecidas por essa metodologia permitem que as marcas consigam entender qual é a melhor localização e pontos de venda para comercializar os seus produtos.

Além disso, é possível elaborar novos canais de distribuição, procurando atender maiores demandas em determinadas regiões, entregando produtos com mais agilidade e eficácia.

5. Melhoria na experiência de clientes locais

A experiência do consumidor é essencial para a decisão de compra de um estabelecimento varejista. É um indicativo que aponta se deve ou não voltar a negociar com uma fabricante. As marcas que conseguem atender às necessidades dos comércios, com um atendimento diferenciado e produtos de qualidade, certamente conquistam a sua confiança e fidelização.

6. Campanhas mais eficientes

Quando os planejamentos das empresas são realizados sem pesquisas aprofundadas a respeito da segmentação de mercado, definição do público-alvo e comportamento, os resultados com as estratégias de marketing deixam de proporcionar retornos positivos.

Sendo assim, ao segmentar o mercado de atuação utilizando o geomarketing, as campanhas passam a ser elaboradas com mais profundidade, aumentando as chances de atingir o consumidor ideal e trabalhando as oportunidades para fidelizar o cliente.

Para conseguir realizar todo o processo que envolve segmentar o público de uma marca, é essencial que as instituições contem com o auxílio de uma empresa desenvolvedora de softwares de geomarketing.

As indústrias vão conseguir usufruir das vantagens da segmentação de mercado depois de elaborar uma análise completa, utilizando todos os modelos de estudos sociodemográficos, regionais e comportamentais. Dessa forma, essas informações vão permitir um planejamento eficiente, com chances reais de crescimento.

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