Geomarketing

Infográfico – Gestão do varejo: lições do futebol para posicionar unidades e ganhar market share

O potencial de mercado e a localização do público e concorrência são essenciais para o posicionamento de distribuidores e vendedores. Veja!


“O pior cego é o que só vê a bola”. A frase de Nelson Rodrigues denunciava os jogadores que não acompanhavam a visão de jogo privilegiada de craques como Pelé e Garrincha. Assim como no gramado, no mundo dos negócios também é um erro ignorar o contexto.

E o posicionamento em campo faz toda a diferença no resultado final. Para ilustrar a importância de estar bem localizado, a Geofusion traçou um paralelo entre o futebol e os negócios. Para isso, conversou com o comentarista esportivo Paulo Vinícius Coelho, o PVC, dos canais FOX Sports.

Veja abaixo o infográfico com as nossas dicas para posicionar bem a sua rede e garantir uma vitória por goleada:

O técnico é você

Para orquestrar uma estratégia de vendas bem-sucedida, você deve fundamentar-se em uma ampla visão do ambiente. O potencial de mercado e a localização do público-alvo e da concorrência são essenciais para o posicionamento de distribuidores e vendedores no campo de jogo.

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Lições do 7x 1

Perguntamos ao PVC quais foram os pontos críticos na histórica derrota da nossa seleção por 7×1 na última Copa do Mundo. Afinal, a triunfante seleção alemã teve tantos méritos na passagem pelo Brasil que seria um desperdício não destacar o aprendizado também fora das quatro linhas.

O comentarista credita ao fator emocional parte do desastre, mas concorda que a estratégia do técnico Luiz Felipe Scolari foi equivocada. “Depois do jogo ficou fácil falar, eu inclusive na hora gostei da escalação ofensiva do Felipão, mas se comprovou um erro a tentativa de agredir um adversário muito superior”, conta PVC.

O time brasileiro era muito ofensivo e acabou deixando descobertas áreas estratégicas. Mérito dos alemães, que estavam preparados para explorar as brechas do concorrente. Evoluíram no vazio do meio-campo canarinho assim como fatura uma rede ao identificar uma região com potencial de mercado e sem a presença de concorrentes. 

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