Desenvolver uma estratégia de previsão de vendas mantém a liderança feliz, os colaboradores engajados e sua empresa saudável financeiramente. Mas você sabe a verdadeira importância da previsão de vendas? E os benefícios, sabe quais são?
As vendas são a linha vital de qualquer estrutura de uma empresa e saber o que esperar no futuro vai ajudar em todas as suas tomadas de decisões.
Nesse texto, você vai entender o que é uma previsão de vendas, qual é sua importância e os benefícios de prever as vendas futuras da sua empresa.
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O que é uma previsão de vendas?
O grande objetivo de uma previsão de vendas é antecipar com precisão o desempenho das suas vendas. O ideal é que os vendedores atinjam a meta esperada ou, idealmente, a superem.
A previsão de vendas ajuda as empresas a tomar melhores decisões com base na receita futura. Ela é essencial para:
- Prever o lucro ou prejuízo provável em um período específico;
- Planejar a produção necessária para atender às demandas de vendas;
- Fornecer aos líderes de vendas a perspectiva certa para agir;
- Antecipar os vendedores sobre meses bons ou ruins para fechamentos.
As previsões de vendas geralmente usam dados históricos, tendências do setor e o status do funil de vendas atual como referências para estimar os totais de vendas semanais, mensais, trimestrais e anuais.
Também é possível utilizar a Calculadora Personalizada para fazer isso de maneira muito mais fácil, rápida e certeira.
Assim como acontece com a previsão do tempo, a previsão de vendas não é uma certeza absoluta. Por isso, sua empresa deve trabalhar com ela como uma base, mas sempre lembrando que as coisas podem mudar.
Quer entender mais sobre o que é a previsão de vendas e como ela funciona? Clique aqui para ler!
Qual a importância da previsão de vendas?
Sem uma ideia geral de como serão as suas vendas futuras, é difícil alocar recursos, contratar funcionários, gerenciar custos, entre outras decisões importantes. Afinal, o objetivo da previsão de vendas é fornecer informações que facilitem essas decisões de negócios.
Para entender a importância da previsão de vendas, basta imaginar e lembrar os atritos internos que sua empresa pode já ter passado. Muitos negócios precisam cortar talentos, reduzir produções ou atrasar o desenvolvimento de novos produtos por não terem qualquer ideia de como será a receita futura.
Afinal, tomar decisões sobre investimentos ou cortes de custos pode ser bastante difícil se feitas “no escuro”. Em outras palavras, criar uma estratégia de previsão de vendas evita decisões que podem custar caro mais tarde.
Quer saber mais sobre a importância da previsão de vendas e 6 benefícios de fazer uma na sua empresa? Veja abaixo:
1. Controle de estoque
Quanto mais precisas forem suas projeções de vendas, melhor será o seu controle de estoque. Afinal, quando você prevê suas vendas, evita comprar itens em excesso que podem acabar se perdendo. Da mesma forma, você fica preparado para não deixar nada faltar em um período em que as vendas serão mais frequentes e intensas.
Quando você tem um bom controle de estoque, consegue compreender melhor os níveis de produção da sua empresa e consegue estar mais bem preparado para atender e satisfazer seu cliente.
2. Planejamento financeiro
Com a previsão de vendas, sua empresa pode planejar com muito mais facilidade seus investimentos em marketing, estoque, pessoal, operacionais, entre outros.
Tendo uma estimativa de como serão as vendas em determinado período, você garante que seus esforços tragam resultados positivos.
Além disso, a previsão de vendas também é importante para o planejamento do caixa da empresa. Ao saber quantos produtos serão vendidos, a empresa pode planejar suas finanças de maneira mais eficiente e garantir que tenha recursos suficientes para pagar suas contas e investir em seu crescimento.
3. Estabilidade nos preços
A previsão de vendas permite que a empresa ajuste seus preços de acordo com a demanda prevista. Ao saber quantos produtos serão vendidos, a empresa pode estabelecer preços que sejam atrativos para os clientes e, ao mesmo tempo, permitam que a empresa tenha lucro.
Dessa forma, a previsão de vendas ajuda a empresa a manter seus preços estáveis e a obter lucro de maneira consistente.
4. Oportunidades de marketing
A equipe de marketing pode ver muita importância na previsão de vendas. Isso porque pode analisar todos os dados coletados e entender as tendências para as vendas futuras.
Por exemplo, se existe um período em que as vendas são mais fracas, a equipe de marketing pode pensar em estratégias de promoções e descontos, buscando atrair novas oportunidades mesmo em um período difícil.
Da mesma forma, períodos onde as vendas costumam ser mais intensas, como a Black Friday, podem se tornar ainda melhores com as estratégias de marketing certas.
5. Melhora no desempenho
Não é só a equipe de vendas ou de marketing que pode perceber a importância da previsão de vendas. Toda a empresa consegue se preparar e trabalhar melhor quando tem uma estimativa de como será o futuro dos negócios.
Assim, todos os colaboradores podem trabalhar melhor com um objetivo em comum, esforçando-se pela melhoria contínua.
6. Planejamento das vendas
E por último, mas não menos importante, a sua equipe de vendas é, provavelmente, a que mais se beneficia da previsão de vendas. Afinal, quando você entrega a seus vendedores uma estimativa das vendas futuras, eles podem trabalhar com muito mais assertividade para atingir essas metas da melhor forma.
Conheça a Calculadora Personalizada
Agora que você já entendeu a importância da previsão de vendas, está na hora de conhecer uma ferramenta que vai entregar a você todos esses benefícios e ainda mais: vai facilitar todo esse processo para você.
Nem sempre é fácil fazer uma projeção do quanto você vai vender no futuro. Talvez o seu negócio é novo e ainda não possui um histórico de vendas, ou então você não tenha informações sobre seus concorrentes ou sobre o local em que sua empresa está.
Tudo isso pode ser resolvido com a Calculadora Personalizada, da Geofusion!
Com a Calculadora, você vai simular a abertura do seu próximo ponto e te dar uma previsão das vendas em poucos segundos.
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