As vendas em uma farmácia podem ser afetadas por diversos fatores, como concorrência, má localização do estabelecimento e a gestão do mix de produtos.
No entanto, você pode seguir algumas dicas para aprender como aumentar as vendas na farmácia em qualquer momento.
Afinal, o mercado farmacêutico está em crescimento acelerado. Um estudo da Interfarma revelou que, em 3 anos, o setor deverá movimentar R$ 175 bilhões, colocando o Brasil na quinta posição no ranking mundial.
Dessa forma, foi-se o tempo em que as farmácias eram apenas estabelecimentos para venda de medicamentos. Hoje, diversas redes farmacêuticas se tornaram locais de confiança não só para cuidar da saúde.
Com um público mais propenso a visitar as farmácias por outros motivos além da compra de medicamentos, como produtos de higiene e beleza, a concorrência tornou-se ainda mais acirrada.
Então como aumentar as vendas na farmácia? É o que você vai descobrir neste artigo. Siga lendo!
Como aumentar as vendas na farmácia?
Antes de você ver dicas de como aumentar as vendas na farmácia, é importante entender que existem diversas formas de fazer isso. Nem todas elas têm realmente relação com o ponto em si.
Por exemplo, o atendimento é fundamental para aumentar as vendas em qualquer estabelecimento.
De fato, de acordo com um estudo da Contact Engine em parceria com a empresa de pesquisa internacional YouGov, os brasileiros estão cada vez mais exigentes com o atendimento.
Segundo o levantamento, cerca de 30% não usariam o serviço de uma empresa novamente depois de apenas duas experiências ruins.
Já diz o ditado de que a primeira impressão é a que fica, por isso, capriche no atendimento na sua farmácia para aumentar suas vendas.
Além dessas, aqui vão mais algumas dicas de como aumentar as vendas na farmácia:
1. Entenda quem é o seu cliente
Entender quem é o seu público-alvo é fundamental para vender mais. Afinal, se você não sabe quem é o seu cliente, não consegue criar uma estratégia que fale com ele. Assim, dificilmente vai conseguir resultados positivos nas vendas.
Para entender o seu público-alvo, você vai precisar coletar informações sobre as pessoas que já são clientes da sua farmácia, como:
- Idade;
- Gênero;
- Renda;
- Hábitos de consumo;
- Regiões em que vivem e trabalham.
Você pode fazer isso através de questionários, pesquisas ou analisando o cadastro dos clientes na sua base de dados.
No entanto, a melhor forma de compreender a fundo o seu cliente é utilizando uma ferramenta de geomarketing, como as ofertadas pela Geofusion.
2. Acerte seu mix de produtos
De nada adianta querer vender mais se os produtos que sua farmácia oferece não são aqueles que o seu cliente quer.
Em outras palavras, a sua farmácia precisa ter o mix de produtos que o cliente quer comprar.
Você pode descobrir essa informação analisando a performance da loja e identificando quais são as mercadorias que mais saem no estabelecimento. Assim, pode sempre deixar o estoque atualizado para atender a demanda.
Lembre sempre do seu cliente, que você já identificou na dica anterior. Se ele não encontrar o produto que deseja na sua farmácia, irá buscar na concorrência.
A Geofusion também pode ajudar você a identificar o melhor mix de produtos para cada unidade, analisando a região para encontrar o potencial de consumo para medicamentos, higiene, cuidados pessoais, perfumes e muito mais.
3. Organize os produtos estrategicamente
Você já ouviu falar em compras por impulso? Muito frequentes em supermercados, essas compras também podem ser potencializadas nas farmácias. Para fazer isso, você pode organizar seus produtos de forma estratégica na loja.
E essa técnica tem um nome: o planograma. Funciona como um mapa de organização dos produtos, pensando em como o consumidor percorre um corredor ou como passa o olhar diante das prateleiras.
Por exemplo, você pode colocar os produtos em promoção em destaque, logo na entrada da loja.
Outra estratégia é apostar nas gôndolas ao lado dos caixas. Deixe nelas itens com valor baixo, como bebidas, barrinhas de cereal, analgésicos, chicletes e outras guloseimas. Isso vai incentivar as compras por impulso e ajudar a aumentar as vendas.
4. Invista em publicidade e divulgue sua farmácia
Como aumentar as vendas na farmácia é um movimento que envolve diversas áreas, o marketing não poderia ficar de fora. A divulgação é a alma do negócio de sucesso. Afinal, se ninguém souber que a sua farmácia existe, será impossível vender.
Você pode utilizar o Google Meu Negócio para ajudar os seus clientes a encontrar sua loja e saber as informações importantes sobre o funcionamento dela, como endereço, número de telefone e horários de atendimento.
A presença nas redes sociais também é fundamental. Através do Facebook e/ou do Instagram, você pode criar campanhas de anúncios para que mais pessoas conheçam e se interessem pela sua farmácia.
Aproveite as datas comemorativas para criar publicidade e vender muito mais.
A Geofusion preparou um kit com materiais incríveis para ajudar o seu negócio no planejamento de 2023, incluindo um calendário com as datas mais importantes para varejo e indústria. Clique para baixar:
5. Crie metas claras e bem definidas
Para vender mais, você precisa criar metas claras e bem definidas. Além disso, suas metas devem ser sempre realistas. Um vendedor ou, no seu caso, um farmacêutico, irá se frustrar por não conseguir atingir metas inalcançáveis e isso pode acabar atrapalhando o seu desempenho.
Ao mesmo tempo, o ato de bater metas é extremamente motivador. Por isso, crie metas para engajar a equipe e criar uma competição saudável entre os membros da equipe.
6. Fidelize seu cliente
Um cliente bem atendido é um cliente que volta mais vezes. Por isso mesmo a fidelização é tão importante.
Lembra do que falamos sobre a primeira impressão? Um cliente satisfeito, que encontra o produto que quer e que tem uma boa experiência na unidade dificilmente vai trocar sua loja pela concorrência.
Você também pode criar programas de fidelidade, para incentivar que seu cliente volte a comprar. Para isso, uma possibilidade é criar um programa mais sofisticado, como um aplicativo próprio da farmácia, ou até algo mais simples, como um cartão para carimbar.
Aumente as vendas da sua farmácia com a Geofusion
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- A melhor estratégia de precificação;
- A localização perfeita para todas as suas unidades;
- O potencial de consumo para medicamentos, produtos de higiene e cuidados pessoais, perfumes e muito mais, tudo no detalhe de quarteirão;
- Como ofertar o mix de produtos ideal por loja;
- Onde estão estabelecimentos importantes, como clínicas, hospitais e laboratórios;
- Mapear a localização da concorrência e ganhar vantagem competitiva.
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