Expansão de Negócios

5 estratégias de mercado para abertura de lojas

Saiba como a inteligência geográfica de mercado te auxilia nas estratégias de mercado para a expansão da sua empresa. Confira este conteúdo!


O local que sua loja ocupa é muito importante para suas estratégias de mercado, seja no espaço físico ou digital.

Um estabelecimento bem localizado atrai mais clientes, e por isso é preciso avaliar esse espaço de maneira estratégica, considerando fatores como: acessibilidade, visibilidade e o perfil do público da região.

É exatamente por isso que a escolha da sua localização é um passo tão importante, pois é isso que vai ajudar a construir o posicionamento da sua empresa no mercado, fazendo com que ela se torne referência não apenas de localização, mas também pelos produtos ou serviços oferecidos.

Foi pensando nisso que a Geofusion e a NP Digital se uniram para produzir este conteúdo inédito e exclusivo que vai lhe ajudar a abrir sua loja da melhor forma possível.

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Sobre a Geofusion

Somos líderes em inteligência geográfica de mercado.

37% dos negócios não dão certo por conta da má localização. Mas com a Geofusion, você ganha segurança na tomada de decisões, aumentando as vendas da sua empresa com assertividade e inteligência.

Com nossos produtos, grandes empresas como o McDonald’s, Cacau Show, Natura e Danone já expandiram seus negócios e alcançaram sucesso pelo Brasil todo. Peça uma demonstração.

Sobre a NP Digital

Aumente seu tráfego, conversão e lucro com as estratégias de uma das agências de marketing mais renomadas em todo o mundo!

Atendemos grandes e pequenas empresas no mercado brasileiro, e através de metodologias testadas e comprovadas, acumulamos diversos cases de sucesso com marcas, como: Rico, FIA, Empiricus, SBCoaching e muitas outras.

Estamos prontos para te ouvir e traçar a melhor estratégia para o seu negócio. Conheça a NP DIGITAL.

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Quais análises realizar em estratégias de mercado para expansão?

Identifique seu público-alvo

Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa direciona as estratégias de mercado dos seus produtos ou serviços.

E para que sua empresa consiga realizar expansão é preciso que ela compreenda bem o seu público-alvo.

Quanto mais informações você dispor e puder descobrir sobre seu público, mais chances de entender melhor os seus desejos e criar um relacionamento mais próximo com ele, pois poderá criar estratégias assertivas e direcionadas, diminuindo as chances de perdas.

Você, como empresa, deve pensar nas melhores estratégias para captar seu público-alvo. Pense em como poderá convertê-los em clientes e o que ainda falta para atingir esse objetivo.

Esse tipo de reflexão pode te apontar o melhor caminho para se aproximar ainda mais desse público.

Mapeie locais com alto potencial

Agora que você já conhece seu público-alvo, é hora de ir ao encontro dele! 

Uma das melhores formas de encontrar locais com alto potencial é utilizar ferramentas de inteligência geográfica.

O software irá avaliar regiões e realizar recortes demográficos para as suas estratégias, como a faixa de renda local, idade e outros dados complementares.

Essas informações são necessárias para escolher o PDV (ponto de venda) tanto para abrir uma loja quanto para expandir, ou seja, abrir uma nova loja, afinal ele avalia o potencial de consumo local. 

Muitos recursos hoje em dia possibilitam entender se o investimento será ou não bom para a empresa, porém sem considerar o impacto da localização nos resultados.

No entanto, se não for feita uma análise com base em geomarketing, esse processo pode levar meses e ainda terminar em uma tomada de decisão incerta.

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Visibilidade e acessibilidade

Como o cliente vai encontrar a sua loja ou saber daquela promoção especial se ele não consegue enxergar a vitrine? E como ele vai conseguir entrar em sua loja se não tiver um estacionamento ou acesso a PCD (pessoa com deficiência física)?

A visibilidade pode parecer irrelevante, mas faz total diferença na hora de um cliente encontrar a sua loja.

Quando for escolher o ponto, observe a frente da sua loja. Coloque-se no lugar do cliente como observador:

  • É visível?
  • Possui uma fachada atrativa?
  • Como é a fachada dela em diferentes ângulos?
  • É escondida?
  • Como são as árvores no local? Possui semáforos, placas?
  • É acessível a qualquer pessoa?

A falta de acessibilidade pode prejudicar a movimentação e te fazer perder boas oportunidades de venda, além de prejudicar a sua reputação e as suas estratégias de mercado.

Portanto, lembre-se de avaliar os seguintes pontos na hora de escolher o local para o seu estabelecimento:

  • Local com bom fluxo de passantes;
  • Espaço para estacionar;
  • Existência de faixas de pedestre e semáforos, em caso de ruas movimentadas;
  • Rotas de acesso ao lugar para PCD;
  • Tamanho das portas para cadeirantes.

Descubra dias e horários mais movimentados

Já sabemos quem é seu público-alvo e já conhecemos os locais com potencial, então é hora de descobrir como essa persona se comporta nesse local e as próprias características do espaço.

Ao observar um possível ponto comercial temos uma noção de quem são as pessoas que habitam ou circulam ao redor de um determinado ponto e se elas se enquadram dentro do público-alvo da empresa, como idade, renda e gênero.

Também é válido levar em consideração os estabelecimentos próximos e os públicos que os frequentam. 

Por isso, observar o local é importante tanto antes da expansão quanto depois.

Você deve se atentar a detalhes, como:

  • O horário mais movimentado do local;
  • Os dias com maior fluxo de pessoas;
  • O que existe por perto: pontos de ônibus, metrôs, estacionamentos, lojas, bares, igrejas, hospitais e/ou outros espaços sociais que geram movimento.

E essas informações também serão úteis para montar estratégias baseadas nos comportamentos dos moradores locais e até daqueles que apenas passam por ali.

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Entenda o comportamento de consumo por idade e renda

A sua pesquisa com um software de inteligência de dados geográficos, como o OnMaps da Geofusion,  vai te informar a faixa etária e a renda média dos moradores de uma localidade, além de uma gama variada de informações.

E esses dados podem auxiliar a encontrar quais estratégias de mercado devem ser seguidas e quais não.

Essas informações ajudam na definição das ofertas, precificação e até mesmo na comunicação, que é um pilar fundamental para atrair seus clientes. Cada público requer um tom de voz diferente, portanto uma estratégia diferente.

Pessoas de diferentes idades e faixas de renda precisam receber mensagens com comunicações distintas. A fachada ou a disposição do produto também impactam os clientes de forma diferente.

Por exemplo: uma rede de brinquedos procura um bairro com uma renda média específica e com crianças. Elas possuem uma estratégia para chamar a atenção das crianças e os brinquedos devem ser colocados de forma acessível. Mas as placas com valores, descontos e promoções ficam em locais mais altos, visíveis aos adultos.

Conclusão

Para saber o local mais adequado ao seu público-alvo, o uso de inteligência geográfica é fundamental no sucesso das estratégias.

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