Análise de mercado

Saiba como usar indicadores de vendas no varejo para expansão

Descubra como cruzar indicadores de vendas no varejo com dados geográficos para abrir novas unidades da sua empresa. Confira!


Utilizar indicadores de vendas no varejo é uma forma de estimar, acompanhar e analisar resultados para garantir a eficiência das estratégias.

Assim, torna-se possível realizar ajustes de rotas em tempo hábil, caso alguma ação não esteja gerando a performance prevista ou, até mesmo, causando risco de trazer prejuízos à empresa.

Por isso, esse monitoramento constante é feito em muitas companhias que precisam tomar decisões assertivas e ágeis no que diz respeito aos seus negócios.

Quando se trata de redes que possuem metas de expansão de lojas, entender esses tipos de dados é particularmente importante.

Afinal, o custo de um ponto aberto de maneira errada ou em lugares mal situados não costuma ser baixo, e as consequências envolvem diversos recursos: financeiros, humanos, e daí por diante.

Neste conteúdo, apresentaremos um pouco de como usar essas informações e ainda calcular com precisão o retorno a ser obtido em novas lojas.

Quais são os indicadores de vendas no varejo?

Existem diversas métricas que podem ser acompanhadas por redes do setor. Algumas das principais são:

  • Carteira de clientes: consiste em dados sobre os consumidores do seu produto;
  • Ticket médio: o quanto as pessoas costumam gastar na loja;
  • Faturamento: representa todo o dinheiro que entra na empresa ou unidade;
  • Break-even: também conhecido como ponto zero, ajuda entender o volume mínimo de faturamento que a empresa precisa ter para não ficar no prejuízo;
  • Mix de produtos: variação de tipos de itens ofertados aos consumidores;
  • Same store sales: quanto a vendas aumentaram nas lojas analisadas em relação ao período anterior;
  • Entre muitos outros.

Independentemente de quais sejam as análises escolhidas pela companhia, um fato é: as informações precisam ser consistentes para que se consiga traçar estratégias assertivas.

Além disso, quanto antes houver disponibilidade e precisão de dados, também mais fácil fica fazer cálculos de previsão de vendas para o planejamento de expansão.

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Como analisar esses indicadores?

Para avaliar os resultados de uma ou mais lojas com base em indicadores de vendas no varejo, o primeiro passo é elencar quais deles são os principais direcionadores do sucesso do negócio.

No caso de empresas que já têm certa capilaridade, é possível obter isso com base em dados internos já coletados por áreas como as de inteligência, marketing, comercial, entre outras.

Um exemplo de uso é o ticket médio: suponhamos que você atue em uma rede de supermercados onde existam três perfis de clientes – os que vão ao estabelecimento todos os dias, os esporádicos ou semanais, e os que fazem compras mensais.

Nota-se que eles têm comportamentos de consumo diferentes, o que pode ter relação com suas rotinas ou mesmo forma de organização financeira – mas, independentemente desse aspecto, a questão é que eles gastarão quantias distintas.

Além disso, se comparadas as mesmas variáveis em unidades diferentes, talvez esses resultados mudem: ainda que ofertados os mesmos produtos em ambas, pode acontecer de esse ticket médio ser maior em um lugar e menor em outro.

Esse fator pode ter muitas explicações. Uma delas é de que os preços praticados sejam distintos; outra, de que o poder de compra desses públicos não seja o mesmo.

E é justamente aí que a inteligência geográfica de mercado entra em ação para auxiliar na projeção de vendas.

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Por que considerar dados geográficos nas vendas?

Para compreender a performance de novas lojas, conhecer o entorno delas é algo muito importante. Afinal, a quem se pretende direcionar esses pontos que serão abertos?

A rede de supermercados do exemplo talvez tenha como foco estar próxima de onde seus consumidores moram – independentemente da renda média local – e então ter o mix de produtos adaptado conforme a disponibilidade financeira de cada região.

Mas também podemos supor que sua nova unidade tenha um formato mini, ocupando menos espaço e com oferta de itens mais reduzida, contendo apenas aqueles de consumo rápido.

Sendo assim, sua estratégia deveria ser focada em lugares com alta circulação de pessoas – como os que são próximos a metrôs e trens, faculdades ou áreas comerciais, onde boa parte dos clientes apenas “passarão” por ali a caminho de seus compromissos.

E, afinal, de que modo é possível relacionar esses dados com indicadores de vendas no varejo para planejamentos de expansão? Isso é simples: basta ter uma calculadora que faça isso por você.

O que é uma calculadora de previsão de vendas?

Com uma ferramenta de inteligência artificial construída com informações de inteligência geográfica de mercado, é possível não apenas entender o potencial de uma região para abertura de novas lojas, como também fazer o acompanhamento da performance versus o potencial do ponto depois de aberto.

É o que faz a Calculadora Personalizada da Geofusion, desenvolvida com base em modelos de machine learning e que, conforme recebe dados de vendas da sua rede varejista, aprende cada vez mais.

Além disso, ela fornece dados sobre a população que vive e passa pelo lugar escolhido, a disponibilidade de polos geradores de tráfego e a movimentação que acontece ao redor – isto é, se é uma região frequentada principalmente à noite ou de dia.

A Calculadora mostra a você o faturamento previsto (em Reais) para aquela unidade em específico, ou oferecer um Score Personalizado – ou seja, o quanto o local é aderente ou não às suas estratégias de expansão.

 

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Exemplo de análise de Score Personalizado a partir de ponto fictício na Rua do Paraíso, em São Paulo (SP)


Conclusão

A maneira mais precisa de obter indicadores de vendas no varejo para análises de expansão é por meio da calculadora da Geofusion.

Com ela, seus estudos se tornam mais ágeis e os riscos de erros – seja no planejamento, seja na implementação do projeto – diminuem.

Fale com nossos especialistas e saiba como a ferramenta irá potencializar as estratégias da sua empresa:

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