O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida adotada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para medir o nível de desenvolvimento dos países, levando em conta não apenas seu crescimento econômico, mas também indicadores sociais, como educação e saúde. Quanto mais próximo do número 1, maior o IDH.
Os componentes do indicador são: longevidade, acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda) – e podem ser consultados separadamente no OnMaps.
Para compor o IDH das cidades brasileiras (denominado IDHM), a PNUD adaptou sua metodologia para o nosso contexto. São considerados os indicadores nacionais disponíveis mais adequados para a avaliação dos municípios brasileiros, todos derivados do Censo do IBGE:
• A longevidade é medida pela expectativa de vida ao nascer
• O indicador do acesso ao conhecimento é composto pela escolaridade da população adulta e pelo fluxo escolar da população jovem
• E o padrão de vida leva em conta a renda municipal per capita.
Fonte: as informações de IDHM foram divulgadas no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, produzido pelo PNUD Brasil, em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro, com base em dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010.
Ano da Informação: 2010 (e atenção: o IDH não é projetável)
Nível geográfico: informação disponível apenas para os níveis municipal e estadual.