O período de quarentena ou, em certos casos, isolamento social, ocorre há algumas semanas no Brasil
Em meio a este cenário, diferentes setores se mobilizam conforme as próprias capacidades com o objetivo de reduzir os impactos na população.
No Inspirar pra Não Pirar desta semana, selecionamos algumas das que acontecem em diferentes pontos do Brasil e do mundo, para que você possa se inspirar na transformação dessa realidade:
Devido ao isolamento que milhões de pessoas adotaram no Brasil, alguns hemocentros passaram a ter dificuldade em seus estoques.
O fenômeno oposto tende a ocorrer com as marcas de chocolate nesta Páscoa, em decorrência do fechamento de lojas.
A Kopenhagen decidiu, então, lançar a campanha #AdoceAVidaDeAlguém, distribuindo ovos para pessoas que doem sangue no Banco Paulista, na cidade de São Paulo, entre os dias 30 de março e 12 de abril.
A empresa está disponibilizando 2 mil unidades do produto para a ação.
Em Corbetta, cidade italiana, Leonardo foi infectado pouco mais de um mês após nascer. A mãe havia notado a mudança de comportamento e sinais de febre na criança e logo procurou um atendimento médico.
Após o diagnóstico, o bebê ficou uma semana internado, mas não chegou a precisar de equipamentos de respiração.
A Itália é, atualmente, um dos países onde a situação da disseminação do vírus está mais crítica. A recuperação de Leonardo representa uma novidade positiva em relação às populações locais.
Embora muitos estabelecimentos tenham fechado, seja como medida de precaução, seja por questões legais da região de atuação, houve um impulsionamento no atendimento por delivery.
De acordo com dados divulgados pela Valor Investe, o James, aplicativo de entregas do Pão de Açúcar, teve aumento de 50% de pedidos entre os dias 15 e 21 de março, início do isolamento.
Crescimentos similares ocorrem também com outras plataformas de entrega. Em meio aos desafios de manter a dinâmica das entregas durante o isolamento, essas opções têm despontado como soluções ágeis para o mercado.
Em diferentes frentes, a rede Magazine Luiza se engaja no combate aos efeitos do coronavírus.
A empresa anunciou a doação de R$ 10 milhões nesta iniciativa, e dobrou o auxílio-creche das funcionárias que não poderão trabalhar em home office durante a pandemia.
Além disso, mais de 4 mil colchões e travesseiros foram doados aos governos estaduais do Pará e da Bahia, para que sejam utilizados em abrigos para pessoas em situação de vulnerabilidade que apresentam sintomas da doença.
A Decathlon, empresa de artigos esportivos, doou cerca de 3 mil máscaras de mergulho para instituições de saúde em Campinas, Porto Alegre e Paraná.
O objetivo é que elas sejam adaptadas e se tornem respiradores para pacientes do novo coronavirus com maiores complicações.
A ação foi tomada seguindo o exemplo de um caso ocorrido na Itália. No país, engenheiros tiveram a iniciativa como resposta ao agravamento das dificuldades no sistema de saúde.
Ações desse tipo mostram que, apesar dos altos níveis de imprevisibilidade, risco e dificuldade, é possível pensar fora da caixa e realizar o extraordinário.
Além desses cases, selecionamos um material exclusivo para pensar em soluções para diferentes tipos de empresas. Confira: