Nas últimas semanas, mostramos dezenas de iniciativas de empresas e pessoas que estão fazendo o extraordinário para superar os desafios atuais.
Essas ações mostram que, em diferentes locais e situações, é possível ir muito além de onde se está para mudar as coisas. Veja abaixo mais alguns casos para te inspirar nesta semana:
A realização de shows gratuitos para arrecadação de recursos foi uma forma encontrada por artistas de se manterem no mercado e, ao mesmo tempo, ajudarem quem mais precisa.
A ideia deu tão certo que virou tendência. No Brasil, o show da cantora Marília Mendonça conseguiu mais de 200 toneladas de alimentos e mais de 3 milhões de acessos.
No dia 18 de abril, a live One World: Together at Home, realizada em parceria entre a Organização Mundial da Saúde e Lady Gaga, arrecadou US$129 milhões para combate ao novo coronavirus.
Empresas do segmento de alimentação têm doado alguns de seus produtos às pessoas que trabalham em unidades hospitalares, principalmente públicas.
De acordo com a colunista Joana Cunha, da Folha de S. Paulo, a KFC, rede de fast-food, vai distribuir 60 mil lanches às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs (Assistência Médica Ambulatorial).
Ações similares haviam sido divulgadas também pela rede de supermercados Hirota, com a doação de mil marmitas por dia a pessoas em vulnerabilidade, e pela Subway, que havia anunciado a doação de 25 mil sanduíches em março.
Em meio às restrições das últimas semanas, pessoas e empresas reviram seus comportamentos, tanto no âmbito estratégico quanto de consumo.
Algumas categorias de produtos tiveram impulsionamento nas vendas, chegando a 200% em alguns casos. Empresas de diferentes tamanhos, que contam com potencial e estrutura atualizada, puderam se desenvolver.
“Entrega de mercado perto de mim”, por exemplo, foi uma busca no Google que teve crescimento de 200% em março. Com isso, um leque de opções se abre para pulverizações no setor industrial por meio dos comércios locais.
As organizações Favela em Pauta e Instituto Marielle, com o apoio do Twitter Brasil, lançaram o Mapa Corona nas Periferias.
A iniciativa visa ajudar na identificação das instituições mais próximas dos usuários e que realizam campanhas solidárias em apoio a favelas, quilombos, guetos, entre outros territórios habitados por pessoas em maior risco de vulnerabilidade.
Além de informações de georreferenciamento das instituições, o recurso também conta com a possibilidade de preenchimento de campos para agentes locais que queiram adicionar as próprias iniciativas.
O organização Xp Inc. iniciou uma campanha por meio de uma plataforma de doações em dinheiro. A meta é que se atinja R$ 50 milhões até o mês de julho.
A ação já angariou mais da metade do valor. Participaram mais de 3 mil inscritos e o maior valor, de R$ 30 milhões, foi distribuído pela própria Xp Inc.
O dinheiro é repassado a ONGs, sendo parte do montante direcionado a alimentos, e outra a equipamentos de saúde.
Esperamos que essas ações te deem insights para pensar fora da caixa, e ajude a pensar em expansão de oportunidades para você, para as outras pessoas e o mercado.
Mas, caso ainda tenha dúvidas de como realizar isso, também temos um material exclusivo com dados de inteligência geográfica explicando a respeito: Dá uma olhada: