Notícia

Inspirar pra não pirar #7: notícias para pensar em soluções nesta semana

Em meio ao isolamento social, cada vez mais pessoas e empresas desenvolvem soluções para superar os desafios.


Em meio ao cenário complexo e desafiador pelo qual o mercado está passando, cada vez mais pessoas e empresas encontram alternativas para resolver a situação de diversos segmentos.

Confira abaixo alguns dos principais caminhos encontrados nos últimos dias.

Varejistas criam aplicativo para oferta de emprego

A situação do desemprego no Brasil já estava delicada antes da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, com o fechamento das empresas, o número de profissionais fora do mercado aumentou.

Como as medidas não afetaram igualmente a todos os segmentos, 29 entidades pertencentes aos menos impactados se uniram para criar um aplicativo que divulga oportunidades no setor.

Vagas no Varejo, nome dado à iniciativa, é produto de uma parceria entre Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) e Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Tegra Sistemas e advance.

Venda antecipada movimenta empresas de turismo

As empresas associadas ao lazer estão entre as mais impactadas pela pandemia. Além das agências de viagens, estão incluídas nessa categoria estabelecimentos como bares e restaurantes.

Como tudo passa, elas já estão elaborando formas de fazer com que o consumo futuro mantenha as finanças no presente.

A Heineken e a Campari, por exemplo, lançaram uma plataforma por onde os clientes podem comprar um voucher entre um dos botecos selecionados e consumir após o fim da pandemia. A iniciativa se chama Ajude Um Buteco.

Ação semelhante foi realizada pelo Hotel Urbano. Por meio de seu site, a organização decidiu oferecer pacotes promocionais para viagens que forem realizadas em 2021.

New call-to-action

Omnichannel é impulsionado no Brasil

As vendas que integram canais digitais e offline já eram tendência mundial desde o início do ano. Apesar disso, nem todas as empresas aptas aderiam a essa estratégia.

Nas últimas semanas, com o foco voltado para o delivery e a logística das empresas, além da impossibilidade de atendimento no espaço físico, a atenção se voltou para os serviços online.

Assim, a eficiência nesse tipo de operação se tornou central. Soluções ágeis surgiram e, com a mudança de comportamento no consumo, a probabilidade é de que parte significativa se mantenha após a quarentena.

Empresas lançam soluções tecnológicas para PMEs

Além do Movimento #CompredoBairro, no qual grandes corporações incentivam a compra de produtos em comércios locais, outras ações também ocorrem para ajudar os pequenos a chegarem aos seus clientes durante a pandemia.

É o caso do Banco Carrefour, que criou uma plataforma para micro e pequenos negócios se divulgarem. O #JuntosPeloSeuNegócio, nome dado à iniciativa, já conta com mais de 140 empreendimentos cadastrados, segundo dados divulgados na Exame.

Outra tecnologia criada para ajudar esse segmento a superar a crise é o aplicativo da Clarke Energia. Por meio dele, a startup ensina aos usuários como economizar na energia de seus estabelecimentos, reduzindo gastos e tendo um consumo mais sustentável.

inspirar-nao-pirar-7-2

Europa começa a se recuperar de casos

Após semanas de crise sanitária, países europeus começaram a registrar menores números de casos diários nos últimos dias. É o caso da Itália e da Espanha.

Ambos presenciaram o achatamento da curva de transmissão, e começaram a discutir as medidas a serem tomadas nas próximas semanas.

Fora da Europa, outras regiões também apresentam bons sinais. A Coreia do Sul completou duas semanas sem novos casos de Covid-19, após três meses de distanciamento social e fechamento dos comércios.

Além dessas notícias, selecionamos também um conteúdo exclusivo para te ajudar a pensar em soluções extraordinárias para hoje e para os novos tempos. Confira:

New call-to-action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.