Em meio ao cenário complexo e desafiador pelo qual o mercado está passando, cada vez mais pessoas e empresas encontram alternativas para resolver a situação de diversos segmentos.
Confira abaixo alguns dos principais caminhos encontrados nos últimos dias.
Varejistas criam aplicativo para oferta de emprego
A situação do desemprego no Brasil já estava delicada antes da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, com o fechamento das empresas, o número de profissionais fora do mercado aumentou.
Como as medidas não afetaram igualmente a todos os segmentos, 29 entidades pertencentes aos menos impactados se uniram para criar um aplicativo que divulga oportunidades no setor.
O Vagas no Varejo, nome dado à iniciativa, é produto de uma parceria entre Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) e Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Tegra Sistemas e advance.
Venda antecipada movimenta empresas de turismo
As empresas associadas ao lazer estão entre as mais impactadas pela pandemia. Além das agências de viagens, estão incluídas nessa categoria estabelecimentos como bares e restaurantes.
Como tudo passa, elas já estão elaborando formas de fazer com que o consumo futuro mantenha as finanças no presente.
A Heineken e a Campari, por exemplo, lançaram uma plataforma por onde os clientes podem comprar um voucher entre um dos botecos selecionados e consumir após o fim da pandemia. A iniciativa se chama Ajude Um Buteco.
Ação semelhante foi realizada pelo Hotel Urbano. Por meio de seu site, a organização decidiu oferecer pacotes promocionais para viagens que forem realizadas em 2021.
Omnichannel é impulsionado no Brasil
As vendas que integram canais digitais e offline já eram tendência mundial desde o início do ano. Apesar disso, nem todas as empresas aptas aderiam a essa estratégia.
Nas últimas semanas, com o foco voltado para o delivery e a logística das empresas, além da impossibilidade de atendimento no espaço físico, a atenção se voltou para os serviços online.
Assim, a eficiência nesse tipo de operação se tornou central. Soluções ágeis surgiram e, com a mudança de comportamento no consumo, a probabilidade é de que parte significativa se mantenha após a quarentena.
Empresas lançam soluções tecnológicas para PMEs
Além do Movimento #CompredoBairro, no qual grandes corporações incentivam a compra de produtos em comércios locais, outras ações também ocorrem para ajudar os pequenos a chegarem aos seus clientes durante a pandemia.
É o caso do Banco Carrefour, que criou uma plataforma para micro e pequenos negócios se divulgarem. O #JuntosPeloSeuNegócio, nome dado à iniciativa, já conta com mais de 140 empreendimentos cadastrados, segundo dados divulgados na Exame.
Outra tecnologia criada para ajudar esse segmento a superar a crise é o aplicativo da Clarke Energia. Por meio dele, a startup ensina aos usuários como economizar na energia de seus estabelecimentos, reduzindo gastos e tendo um consumo mais sustentável.
Europa começa a se recuperar de casos
Após semanas de crise sanitária, países europeus começaram a registrar menores números de casos diários nos últimos dias. É o caso da Itália e da Espanha.
Ambos presenciaram o achatamento da curva de transmissão, e começaram a discutir as medidas a serem tomadas nas próximas semanas.
Fora da Europa, outras regiões também apresentam bons sinais. A Coreia do Sul completou duas semanas sem novos casos de Covid-19, após três meses de distanciamento social e fechamento dos comércios.
Além dessas notícias, selecionamos também um conteúdo exclusivo para te ajudar a pensar em soluções extraordinárias para hoje e para os novos tempos. Confira: