Com a inteligência de dados, os gestores conseguem administrar melhor a imprevisibilidade que envolve liderar áreas de um negócio.
Para saber melhor sobre qual direção seguir e o que é melhor para as empresas, de modo a tomar decisões corretas, a inteligência fornece um bom ponto de partida.
Nesse sentido, ser inteligente é olhar além, antecipar riscos, oportunidades e benefícios em cada escolha. Por isso, é uma capacidade fundamental para empresas que desejam sobreviver hoje.
Se quiser saber mais sobre o tema, não deixe de acompanhar o resto do nosso conteúdo.
Inteligência de dados é a capacidade de estudar informações e extrair delas conclusões e insights precisos para a tomada de decisão. É enxergar além, com uma visão que antecipa questões e permite um planejamento aprofundado.
O termo pode ser usado para representar o conjunto de plataformas e sistemas que utilizamos para análise de dados. Essas aplicações investigam grandes massas de informações em busca de padrões e tendências, de modo a traçar uma conclusão.
Contudo, trata-se também de uma postura e de uma forma de enxergar o negócio. É uma cultura voltada aos dados, que busca, portanto, sempre planejar as ações e estudar possibilidades de evolução constante.
Os dados hoje são complexos, variados e gerados em tempo real. Requerem uma análise rápida para uma decisão rápida. Entretanto, a questão sobre eles já não é o volume, mas a capacidade de filtrá-los.
Esse conceito de inteligência também prioriza isso.
Além de pensar no Big Data e na infraestrutura para armazenar e tratar esses dados brutos, as empresas também tentam entender qual é o melhor deles e como garantir sua qualidade.
A inteligência também compreende um raciocínio estatístico, que prevê situações e cenários diversos, sempre com base em probabilidade.
Ou seja, a incerteza ainda existe, mas é administrada de forma a favorecer a empresa.
Com o estudo das probabilidades, a companhia se prepara para situações de uma maneira mais madura, já que pode traçar planos para diferentes cenários (e não somente para um com base em intuição).
Agora, vamos falar sobre as 4 vantagens principais de aplicar a inteligência de dados.
Uma das maiores vantagens é, sem dúvidas, a possibilidade de prever o futuro com maior grau de precisão.
Evidentemente, não há certezas absolutas nessa seara, mas a marca será capaz, como falamos, de fazer um estudo de probabilidades para entender os eventos mais prováveis.
A partir disso, é possível chegar a melhores decisões. Por exemplo: a empresa consegue quantificar a probabilidade de aumento de vendas se investir em uma região X, se apostar em uma mudança para tecnologia Y ou se começar a oferecer serviço Z.
Ou seja, mudanças estruturais podem ser realizadas a partir de uma análise do que pode acontecer. Isso parte de dados históricos, oferecendo uma profunda compreensão da relação entre o momento da empresa e o que já ocorreu.
Além disso, a inteligência gera redução de custos, pois permite tornar os processos mais eficientes. É possível gastar menos para alcançar os resultados e bater as metas, já que a empresa erra menos e mira exatamente no que vai trazer resultados.
Neste sentido, crescer torna-se mais fácil, mais espontâneo. É viável criar projetos com o intuito de potencializar resultados mais rápido, considerando aspectos de mercado, expectativas dos clientes e outros fatores.
Outro benefício importante diz respeito a uma tomada de decisão mais ágil. Os líderes conseguem responder a situações quando a demanda aparece, em tempo real, a partir de análises cada vez mais eficientes e rápidas.
Ao ter essa suíte de aplicações e de experts capazes de transformar os dados em insights, a decisão surge rápido para tratar a situação de acordo com o nível de gravidade.
Evidentemente, o marketing é um dos setores mais impactados com uso de inteligência de dados. Com soluções de geomarketing, CRMs, Business Intelligence e outros.
É possível, por exemplo, criar estratégias de segmentação dos clientes, a partir do estudo do público para definição de perfis distintos. Essa divisão favorece uma abordagem personalizada que fideliza cada cliente.
Por outro lado, a empresa consegue antecipar o sucesso de uma campanha ou de uma estratégia nova de comunicação. Assim, lança somente o que realmente funciona, economizando tempo e custos.
A máquina de relacionamento com os clientes ganha uma capacidade maior de previsibilidade. É possível, inclusive, trabalhar melhor a relação com os consumidores a partir de previsão de churn.
Ou seja, evita-se que o cliente chegue a cancelar algum serviço em um dado momento.
A Geofusion oferece três grandes soluções nesse âmbito: OnMaps, OnData e consultoria especializada.
O OnMaps e o OnData utilizam dados e inteligência geográfica para identificar oportunidades de sucesso e de lucratividade.
A partir de análise de dados demográficos e populacionais, sua empresa consegue aumentar as vendas e saber onde investir para atrair mais clientes e maximizar os lucros, por exemplo.
Um exemplo disso é saber exatamente onde abrir uma nova loja para vender mais.
Além deste aspecto, o trabalho de consultoria ajuda a nortear o crescimento de sua empresa com uma visão que compreende aspectos reais de mercado.
A equipe consegue desenvolver um projeto baseado em dados para agilizar as suas decisões e garantir mais acertos.
Temos, inclusive, alguns cases de sucesso que comprovam a eficácia dos nossos serviços.
A instituição Mackenzie conseguiu expandir suas unidades (polos EAD, colégios e faculdade) para alcançar seus objetivos. O OnMaps ajudou a identificar regiões interessantes para investir.
Já a CNA entendeu quais são as melhores regiões para otimizar a captação de alunos e impulsionou seu crescimento.
A Heineken, por sua vez, ativou 80% dos novos PDVs em 3 meses a partir de um estudo para descobrir as melhores opções de parceria com bares e restaurantes. Foram cerca de 426 novos pontos de venda.
O estudo visou identificar quais eram os locais que seu público-alvo mais frequentava.
A inteligência de dados permite que a empresa vá além e supere as principais dificuldades. Assim, torna-se viável crescer e expandir os negócios de forma saudável e mensurável.
A Geofusion é líder nesse mercado e já tem uma expertise enorme para oferecer os melhores resultados. Várias empresas já confiaram nos nossos serviços e conseguiram alcançar suas metas e expandir seus negócios.