Expansão de Negócios

Jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022: mapeie oportunidades para vendas

Os jogos do Brasil são ótimos para aumentar os resultados da sua empresa na Copa do Mundo 2022. Saiba como neste conteúdo exclusivo!


Com a chegada da Copa do Mundo de 2022, é comum que muitas empresas liberem seus funcionários para assistir aos jogos do Brasil, seja em período integral, seja por algumas horas.

Em alguns segmentos,porém, a oportunidade está em manter as portas abertas e aproveitar a data para vender ainda mais. No caso das indústrias, o ganho está em se planejar com antecedência para atender a  alta demanda e aumentar sua distribuição de produtos, como bebidas e snacks, por exemplo.

Saiba como o OnMaps pode te auxiliar nessas estratégias.

oportunidades-na-copa-1 (1)

Como mapear Jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022

Quando se trata do território brasileiro, a principal ferramenta de geomarketing de mercado utilizada por grandes e médias empresas é o OnMaps.

Líder no segmento, ele possibilita realizar análises em qualquer um dos 5.570 municípios do País para definição de estratégias como:

Além disso, o OnMaps possibilita descobrir os locais onde passa grande fluxo de pessoas, cruzando ainda com informações a respeito dos horários em que os estabelecimentos correspondentes estarão em funcionamento.

Saiba como isso pode te ajudar no seu planejamento para a Copa do Mundo de 2022, especialmente nos dias de jogos do Brasil.

Alimentação OnMaps


Quais estratégias utilizar: exemplo de aplicação

Independentemente de acontecerem de manhã, durante a tarde ou à noite, é frequente que os bares e restaurantes das cidades lotem em dias de jogos do Brasil.

Saber quais e onde eles estarão abertos são possibilidades para pelo menos três tipos de estratégias de segmentos diferentes: mapeamento de concorrência, direcionamento de vendas, e atração de clientes.

Ambas essas oportunidades na Copa podem ser inclusive identificadas com um único mapa, como este abaixo:

oportunidades-na-copa-onmaps

Restaurantes, bares e discotecas no bairro de Ipanema, em Rio de Janeiro (RJ)

 

A região de Ipanema, na capital fluminense, é um local com grande concentração de estabelecimentos de lazer e entretenimento, frequentada por turistas do mundo inteiro.

Sendo assim, buscamos por aqueles com alta probabilidade de funcionarem no horário da primeira partida do Brasil. Ou seja, dia 24/11/2022, às 16:00, quinta-feira.

Utilizando o OnMaps, filtramos por alguns dos locais que costumam operar durante o período da tarde. Para isso, representamos em bolinhas vermelhas os restaurantes e, nas amarelas, os bares e discotecas disponíveis.

Mas isso é tudo?

É possível ser ainda mais preciso

Para além do período de funcionamento, o OnMaps permite também que você realize análises específicas sobre o dia da semana e o horário em que os estabelecimentos funcionam.

Na tabela abaixo, por exemplo, é possível notar que alguns deles ficam abertos durante apenas algumas horas – indicando pontos em que provavelmente o foco do atendimento seja em almoços e entregas de marmitas.

Outros, no entanto, permanecem abertos até de noite ou mesmo ao longo do dia inteiro:

oportunidades-na-copa-print (1)

Horários de bares, restaurantes e discotecas em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ) nas quintas-feiras


E se você atua com bares e restaurantes, o novo Alimentação OnMaps possui dados imprescíndiveis para a sua estratégia de vendas, como saber o potencial de consumo de itens específicos, como hamburgeres, cervejas e petiscos.

Além disso, permite que você entenda o menu e o valor de cardápio dos concorrentes na sua proximidade.

E por que isso é importante

No caso de indústrias de alimentação, entender essas nuances permite identificar oportunidades para aumentar sua venda de produtos: um restaurante que fique aberto por mais horas talvez demande mais insumos, por exemplo.

Já quem atua propriamente com food service pode mapear seus concorrentes e saber como gerir o atendimento de suas unidades: em quais dias, horários e locais esse mercado é mais competitivo? Como mensurar os esforços necessários para cada ponto?

E mesmo empresas que são de segmentos diversos também podem aproveitar informações como essas para definir suas estratégias.

Afinal, bares e restaurantes são grandes polos geradores de tráfego. Ou seja, as pessoas que consomem neles frequentemente acabam realizando compras em outros lugares nas proximidades também: bombonières, farmácias, e assim por diante.

Esse comportamento inclusive ocorre muito além das oportunidades na Copa durante os jogos do Brasil. Trata-se de algo passível de ser aplicado em inúmeras estratégias no decorrer do ano.

oportunidades-na-copa-3 (1)

E ainda não falamos de tudo

Você sabia que, de acordo com o Sebrae, 37% dos negócios não dão certo por conta da má localização?

Por isso, é importante analisar a performance das suas lojas com uma visão geográfica justamente a maior especialidade da Geofusion.

Além de possuirmos os produtos líderes de mercado quando se trata de geomarketing, também temos ofertas exclusivas para o setor de alimentação.

Com o Alimentação OnMaps, você terá acesso a todos os dados que precisa para seus estudos ainda mais assertivos, como:

  • Fluxo de pessoas que passam no entorno de um local;
  • Potencial de consumo para produtos como refeições, fast foods, pizzas, salgados e sobremesas;
  • Mapeamento de grandes e pequenos concorrentes.

Saiba mais sobre isso:

Alimentação OnMaps


Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.