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Jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022: mapeie oportunidades para vendas

Written by geofusion | Oct 25, 2022 10:52:32 AM

Com a chegada da Copa do Mundo de 2022, é comum que muitas empresas liberem seus funcionários para assistir aos jogos do Brasil, seja em período integral, seja por algumas horas.

Em alguns segmentos,porém, a oportunidade está em manter as portas abertas e aproveitar a data para vender ainda mais. No caso das indústrias, o ganho está em se planejar com antecedência para atender a  alta demanda e aumentar sua distribuição de produtos, como bebidas e snacks, por exemplo.

Saiba como o OnMaps pode te auxiliar nessas estratégias.

Como mapear Jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022

Quando se trata do território brasileiro, a principal ferramenta de geomarketing de mercado utilizada por grandes e médias empresas é o OnMaps.

Líder no segmento, ele possibilita realizar análises em qualquer um dos 5.570 municípios do País para definição de estratégias como:

Além disso, o OnMaps possibilita descobrir os locais onde passa grande fluxo de pessoas, cruzando ainda com informações a respeito dos horários em que os estabelecimentos correspondentes estarão em funcionamento.

Saiba como isso pode te ajudar no seu planejamento para a Copa do Mundo de 2022, especialmente nos dias de jogos do Brasil.


Quais estratégias utilizar: exemplo de aplicação

Independentemente de acontecerem de manhã, durante a tarde ou à noite, é frequente que os bares e restaurantes das cidades lotem em dias de jogos do Brasil.

Saber quais e onde eles estarão abertos são possibilidades para pelo menos três tipos de estratégias de segmentos diferentes: mapeamento de concorrência, direcionamento de vendas, e atração de clientes.

Ambas essas oportunidades na Copa podem ser inclusive identificadas com um único mapa, como este abaixo:

Restaurantes, bares e discotecas no bairro de Ipanema, em Rio de Janeiro (RJ)

 

A região de Ipanema, na capital fluminense, é um local com grande concentração de estabelecimentos de lazer e entretenimento, frequentada por turistas do mundo inteiro.

Sendo assim, buscamos por aqueles com alta probabilidade de funcionarem no horário da primeira partida do Brasil. Ou seja, dia 24/11/2022, às 16:00, quinta-feira.

Utilizando o OnMaps, filtramos por alguns dos locais que costumam operar durante o período da tarde. Para isso, representamos em bolinhas vermelhas os restaurantes e, nas amarelas, os bares e discotecas disponíveis.

Mas isso é tudo?

É possível ser ainda mais preciso

Para além do período de funcionamento, o OnMaps permite também que você realize análises específicas sobre o dia da semana e o horário em que os estabelecimentos funcionam.

Na tabela abaixo, por exemplo, é possível notar que alguns deles ficam abertos durante apenas algumas horas – indicando pontos em que provavelmente o foco do atendimento seja em almoços e entregas de marmitas.

Outros, no entanto, permanecem abertos até de noite ou mesmo ao longo do dia inteiro:

Horários de bares, restaurantes e discotecas em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ) nas quintas-feiras


E se você atua com bares e restaurantes, o novo Alimentação OnMaps possui dados imprescíndiveis para a sua estratégia de vendas, como saber o potencial de consumo de itens específicos, como hamburgeres, cervejas e petiscos.

Além disso, permite que você entenda o menu e o valor de cardápio dos concorrentes na sua proximidade.

E por que isso é importante

No caso de indústrias de alimentação, entender essas nuances permite identificar oportunidades para aumentar sua venda de produtos: um restaurante que fique aberto por mais horas talvez demande mais insumos, por exemplo.

Já quem atua propriamente com food service pode mapear seus concorrentes e saber como gerir o atendimento de suas unidades: em quais dias, horários e locais esse mercado é mais competitivo? Como mensurar os esforços necessários para cada ponto?

E mesmo empresas que são de segmentos diversos também podem aproveitar informações como essas para definir suas estratégias.

Afinal, bares e restaurantes são grandes polos geradores de tráfego. Ou seja, as pessoas que consomem neles frequentemente acabam realizando compras em outros lugares nas proximidades também: bombonières, farmácias, e assim por diante.

Esse comportamento inclusive ocorre muito além das oportunidades na Copa durante os jogos do Brasil. Trata-se de algo passível de ser aplicado em inúmeras estratégias no decorrer do ano.

E ainda não falamos de tudo

Você sabia que, de acordo com o Sebrae, 37% dos negócios não dão certo por conta da má localização?

Por isso, é importante analisar a performance das suas lojas com uma visão geográfica justamente a maior especialidade da Geofusion.

Além de possuirmos os produtos líderes de mercado quando se trata de geomarketing, também temos ofertas exclusivas para o setor de alimentação.

Com o Alimentação OnMaps, você terá acesso a todos os dados que precisa para seus estudos ainda mais assertivos, como:

  • Fluxo de pessoas que passam no entorno de um local;
  • Potencial de consumo para produtos como refeições, fast foods, pizzas, salgados e sobremesas;
  • Mapeamento de grandes e pequenos concorrentes.

Saiba mais sobre isso: