Dentre os inúmeros desafios de marketing para escolas particulares, aumentar o número de matrículas talvez seja o principal.
Afinal, a captação de alunos depende muito dos seus esforços de marketing. Mas existem também outras estratégias para atrair mais estudantes para sua escola particular, que você verá mais para frente.
Neste texto, você vai aprender por que o marketing para escolas particulares é tão importante e quais estratégias você pode usar no seu negócio de ensino.
Vamos lá?
Marketing educacional trata-se de uma série de ações que uma instituição de ensino realiza para atrair mais alunos, aumentar sua visibilidade no mercado, diminuir a evasão, entre outros.
As escolas particulares podem se beneficiar muito do marketing educacional. Afinal, não basta ter um bom programa educacional e um ótimo time de professores. É preciso inovar e pensar em estratégias que atraiam não apenas os próprios alunos, mas também os pais ou responsáveis.
O marketing para escolas particulares tem como objetivo principal a captação e retenção de alunos. No entanto, pode ajudar também a saúde financeira da escola.
Afinal, uma escola particular é uma empresa. Portanto, precisa contratar funcionários, investir em infraestrutura, materiais pedagógicos, entre outros.
Dessa forma, o marketing para escolas particulares é essencial para captar e reter alunos, da mesma forma que o marketing é utilizado por diversas outras empresas para alcançar novos clientes.
De acordo com o Censo Escolar 2021, o Brasil conta com 178,4 mil escolas de educação básica, somando 46,7 milhões de matrículas.
Além disso, ainda segundo o Censo, apenas 17% dos brasileiros estão em escolas particulares.
Como você pode perceber, o mercado de ensino é bastante concorrido. No entanto, o marketing educacional ajuda a moldar a sua marca, aumenta seu alcance e ajuda sua escola a progredir e crescer no mercado.
Além disso, o marketing para escolas particulares pode trazer diversos benefícios para sua instituição:
Agora que você já sabe o que é o marketing educacional e a importância de criar estratégias de marketing para escolas particulares, vamos falar sobre algumas estratégias e dicas para ajudar você a captar muito mais alunos.
Quem é o público da sua escola particular? Este é um dos primeiros passos para captar mais alunos. Isso vai ajudar você a entregar um serviço que realmente faça sentido.
Veja algumas dicas para definir seu público-alvo:
Uma dessas ferramentas é o OnMaps, da Geofusion. Neste artigo, você pode ler como definir seu público-alvo com o OnMaps. Confira!
Se engana quem pensa que uma escola não é ou não precisa ser uma marca. De fato, toda empresa precisa ser conhecida no mercado para fazer sucesso. E isso só é possível quando você constrói uma marca forte, que é facilmente lembrada.
Isso inclui toda a estratégia de comunicação da sua escola, como:
Você pode aprender mais sobre isso neste artigo!
As redes sociais são uma ferramenta excelente para estabelecer uma relação mais próxima com pais e alunos.
É através das redes que você pode publicar notícias, informações e conteúdos sobre a escola, além de poder interagir com o público, respondendo dúvidas e comentários.
Além disso, através das redes sociais você pode criar campanhas de anúncios pagos e receber ainda mais acessos, o que também pode trazer mais alunos.
O que diferencia a sua escola das outras dezenas, centenas ou milhares existentes na sua cidade?
Você pode ter diversos diferenciais competitivos, dependendo da sua proposta pedagógica, localização, infraestrutura, entre outros. Alguns exemplos de diferenciais que sua escola particular pode ter são:
De fato, segundo o Sebrae, 37% das empresas fecham por conta da má localização. Escolher um bom local para sua escola, perto de transporte público, comércio, entre outros, pode ser um grande diferencial competitivo.
Como você viu, a localização é fundamental para criar estratégias de sucesso e fazer sua escola particular se destacar entre a concorrência.
E a melhor forma de fazer isso é utilizando o geomarketing.
O geomarketing é uma estratégia de negócios que combina ferramentas digitais e tecnologias de mapeamento de cidades, bairros e quarteirões para identificar a localização de potenciais clientes.
Pode ser utilizado para:
A opção líder no Brasil é o Ensino OnMaps, desenvolvido especialmente para o segmento.
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