Não é novidade que conhecer bem o seu negócio é essencial para o sucesso de vendas da sua empresa. Mas, além disso, também é preciso conhecer os seus clientes e sua região de atuação. Hoje, uma empresa que busca ter acesso a informações sobre o entorno da região em que já possui um negócio ou pretende abrir uma nova unidade pode contratar uma consultoria, fazer uma pesquisa ou usar uma ferramenta de geomarketing.
Consultoria
Entre as opções mais procuradas pelas empresas, a consultoria é a que requer maior investimento. O serviço entrega um diagnóstico do cenário mercadológico, ou seja, sua empresa recebe recomendações de especialistas que, para bem desenvolver os projetos, necessitam obter e analisar diversas informações sobre o seu negócio e seu mercado de atuação.
Uma das principais reclamações dos executivos, ao contratar uma consultoria, é perceber o quão difícil é o trabalho de unir a visão externa e a visão da equipe interna com as informações originadas pelas pesquisas, o que muitas vezes leva a um subaproveitamento do investimento realizado. Além disso, o valor pode ser proibitivo para muitas empresas e, ainda, se os planos sofrerem alterações no calendário, o que não é raro, o cenário proposto pode se tornar obsoleto.
Pesquisa de mercado
Uma pesquisa parte de um tema bem definido, que procura responder o que realmente sua empresa precisa saber, fazendo as perguntas certas para uma determinada quantidade de entrevistados, chamada de amostra, no caso das pesquisas quantitativas. Você pode saber, por exemplo, os hábitos de consumo e atitudes dos consumidores que se alimentam fora de casa.
As pesquisas, sejam elas qualitativas ou quantitativas, são ideais para obter respostas pontuais, já que recorrem ao levantamento de dados e informações junto ao público consumidor, que precisa ser bem abordado. Exigem investimentos representativos e, também por isto, devem ser muito bem direcionadas. No entanto, essas pesquisas não disponibilizam dados mais amplos do mercado, que podem ser consultados em ferramentas de geomarketing alimentadas por fontes de órgãos regulamentadores.
Ferramenta de Geomarketing
Já uma solução de geomarketing une informações sociodemográficas e de mercado à base de dados da sua empresa. Ou seja, você pode contar em uma única ferramenta com informações de instituições que possuem bases de dados oficiais sobre pessoas jurídicas e físicas combinadas às informações do seu negócio.
Sua empresa pode identificar no mapa todos os concorrentes ou centro de fluxos de pessoas e cruzar essas informações ao faturamento dos seus estabelecimentos. Além de dispor de muito conteúdo, a ferramenta tem a vantagem da rapidez no levantamento de informações mais gerais sobre regiões menores (quarteirões) ou maiores (estados).
A melhor solução a serviço do seu negócio
Se a sua empresa busca a recomendação de uma empresa do setor, a consultoria pode ser um caminho. Por outro lado, se você valoriza possuir uma ferramenta para lhe ajudar a conhecer sua operação e para contribuir com a tomada de decisão, sem dúvida, uma ferramenta de geomarketing pode trazer esse conhecimento para dentro da sua empresa.
As consultorias também têm utilizado soluções de geomarketing para embasar suas análises e melhor orientar seus clientes. Nestes casos, têm optado por soluções que possuam flexibilidade de uso, abrangência geográfica e confiabilidade das informações oferecidas.
Uma solução de geomarketing pode fazer parte do dia a dia do seu negócio, norteando as ações, as táticas e o planejamento. Em ocasiões especificas como, por exemplo, quando a empresa não conhece como será o desempenho de um novo produto ou serviço, ou desconhece a concorrência em um determinado mercado, as pesquisas de mercado complementam as análises e permitem refinar as métricas.
As pesquisas trazem importantes informações que podem ser inseridas na solução de geomarketing e incorporadas à metodologia de análise dos mercados de interesse para sua empresa. Já uma solução de geomarketing mapeaia e dimensiona, quali e quantitativamente, todos os mercados-alvo para seu negócio. Uma empresa que está entrando em um mercado pode aplicar pesquisas para medir a força de sua marca e da concorrência na região, bem como para conhecer as especificidades comportamentais do público local frente aos seus produtos e serviços.
A melhor solução será aquela que estiver a serviço do seu negócio e que permitir que sua empresa tenha, sempre que precisar, a capacidade de análise para aproveitar as melhores oportunidades.