Serviços

Planejamento de Vendas: como o geomarketing pode ajudar você a posicionar o produto certo no lugar certo

Qual o lugar certo para seu produto de acordo com o potencial de mercado? Saiba como o geomarketing te ajuda no planejamento de vendas.


Quem atua na indústria tem pela frente o desafio que é não conhecer tão bem o cliente final. É mais difícil posicionar força de vendas e definir mix de produtos quando não se tem acesso direto ao consumidor. Mas como assegurar que o seu produto está sendo comercializado nas melhores praças, onde circula o seu público-alvo? Felizmente, há estratégias de geomarketing que podem te ajudar a resolver esse problema.

Mercados estratégicos na mira

O lugar certo para vender seus produtos certamente tem potencial de mercado. Então, que tal começar medindo o tamanho do mercado e identificando as áreas mais estratégicas?

Em uma solução de geomarketing, você consegue acessar dados como o potencial de consumo e a localização de prospects. Dessa forma, pode visualizar as áreas de maior potencial e compará-las à localização de seus distribuidores, PDVs e vendedores. É possível que você identifique áreas estratégicas onde ainda não atua, locais onde sua presença é forte e até mesmo sobreposições de atendimento.

Mix de produtos adequado

Para direcionar o produto certo aos locais mais estratégicos, é preciso conhecer a população que vive na região. Além de dados sociodemográficos, como idade, renda e escolaridade, o estilo de vida do consumidor influencia sua decisão de compra. Por isso, o detalhamento do público situado no entorno dos PDVs é um trunfo valioso, que permite um planejamento de vendas mais assertivo. É uma boa maneira de ajustar a oferta de acordo com a demanda dos consumidores locais.

Força de vendas bem posicionada

Muitas empresas utilizam sistemas de Inteligência Geográfica para atualizar vendedores e distribuidores com os dados de potencial de mercado – e indicar os melhores locais de atuação. Afinal, uma equipe atenta às especificidades de cada território vai vender mais, reduzir estoques e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Quer saber mais sobre o tema? Clique no banner abaixo e faça o download do material, gratuitamente.

Nova call to action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.