Quem atua na indústria tem pela frente o desafio que é não conhecer tão bem o cliente final. É mais difícil posicionar força de vendas e definir mix de produtos quando não se tem acesso direto ao consumidor. Mas como assegurar que o seu produto está sendo comercializado nas melhores praças, onde circula o seu público-alvo? Felizmente, há estratégias de geomarketing que podem te ajudar a resolver esse problema.
O lugar certo para vender seus produtos certamente tem potencial de mercado. Então, que tal começar medindo o tamanho do mercado e identificando as áreas mais estratégicas?
Em uma solução de geomarketing, você consegue acessar dados como o potencial de consumo e a localização de prospects. Dessa forma, pode visualizar as áreas de maior potencial e compará-las à localização de seus distribuidores, PDVs e vendedores. É possível que você identifique áreas estratégicas onde ainda não atua, locais onde sua presença é forte e até mesmo sobreposições de atendimento.
Para direcionar o produto certo aos locais mais estratégicos, é preciso conhecer a população que vive na região. Além de dados sociodemográficos, como idade, renda e escolaridade, o estilo de vida do consumidor influencia sua decisão de compra. Por isso, o detalhamento do público situado no entorno dos PDVs é um trunfo valioso, que permite um planejamento de vendas mais assertivo. É uma boa maneira de ajustar a oferta de acordo com a demanda dos consumidores locais.
Muitas empresas utilizam sistemas de Inteligência Geográfica para atualizar vendedores e distribuidores com os dados de potencial de mercado – e indicar os melhores locais de atuação. Afinal, uma equipe atenta às especificidades de cada território vai vender mais, reduzir estoques e, consequentemente, aumentar o faturamento.
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