Alimentação

Entenda o crescimento dos produtos plant-based no Brasil

Os produtos plant-based têm alcançado adeptos nos últimos tempos - e isso muito além de veganos e vegetarianos. Saiba mais!


Os produtos chamados de plant-based, isto é, que são produzidos a partir de origem 100% vegetal, estão ganhando cada vez mais força no Brasil.

Essa categoria abrange aqueles feitos à base de grãos, legumes, verduras, frutas, cereais ou sementes, e se tornaram amplamente conhecidos pelo público nos últimos tempos.

Em 2019, a rede de fast-food Burger King lançou uma campanha anunciando seu primeiro hambúrguer de plantas, com uma campanha que captava a reação de surpresa das pessoas ao descobrirem de que era feito o lanche que estavam comendo.

Mas a popularização dos plant-based vai muito além dessa ação.

Estudo realizado com 500 pessoas pelo programa EscolhaVeg, encomendado pela ONG Mercy For Animals, aponta que, em seis meses, 81% dos respondentes experimentaram produtos como esse.

Outro dado significativo descoberto pela pesquisa foi de que 63% disseram que os consomem regularmente.

Nova call to action

Ao contrário do que acontecia anos atrás, quando este mercado era demandado principalmente por veganos e vegetarianos, o maior motivo para essa escolha dos consumidores hoje em dia é a saúde, abarcando um público muito maior e diversificado.

O baixo teor de gordura, a não utilização de ingredientes artificiais e açúcares, e a alta quantidade de proteínas dos alimentos plant-based estão entre os fatores que fazem com que haja aumento nessa busca por comidas vistas como “saudáveis”.

Para atender a essa nova demanda, algumas barreiras precisam ser ultrapassadas: de acordo com o estudo, 85% das pessoas consideram o preço dos produtos um obstáculo para o consumo, enquanto 78% indicam a disponibilidade, e 55% o sabor.

Isso não passou despercebido pelo mercado e por institutos de pesquisa. Muitos deles trabalham no desenvolvimento de processos e ingredientes que procurem diminuir o custo de produção.

Além disso, buscam soluções para tornar o gosto e a textura dos plant-based mais próximos aos da carne animal.

O mercado desses produtos tem sido tão oportuno que não apenas empresas tradicionais investem em linhas específicas para ele.

É o caso da NotCo, que fornece produtos plant-based para marcas como Casa do Pão de Queijo e Mr. Cheney.

Na mesma linha seguem companhias como Fazenda Futuro e NoMoo, que emergem atualmente em um segmento específico de marcas que tratam exclusivamente com esse tipo de produção, gerando novas oportunidades e inovações no setor alimentício.

Quer saber mais sobre isso? Confira nosso conteúdo exclusivo neste link.

Nova call to action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.