Equipes de vendas cada vez mais enxutas exigem uma operação inteligente. São muitas áreas para cobrir, diversos clientes para visitar e uma meta gigante para alcançar.
Identificou-se? Pois é, esse é um cenário bem comum nas indústrias por todo o País.
E cabe ao gestor comercial extrair o melhor do seu time, mas ainda assim reduzir os custos da empresa. Desafiador, eu sei!
Não à toa, fazer a gestão eficiente de territórios passa pela roteirização de vendedores.
Esse processo é muito importante, pois traz a eficiência exigida da sua força de vendas no dia a dia, quando falamos em otimização da agenda de visitas.
Com uma rota de vendas bem definida, os profissionais tendem a se deslocar muito menos para atender um volume maior de clientes.
É menos custo por quilômetro rodado e mais chances de vender, simples assim!
Outra vantagem da roteirização, principalmente para cortar gastos, é na logística de entrega, que pode ser prevista a partir das vendas projetadas.
Mas como o foco do post são as vendas em si, vou mostrar como você pode entregar mais produtividade para toda a sua equipe comercial na hora de prospectar o mercado.
O trabalho de campo nunca mais será o mesmo: a sua empresa vai melhorar o tempo produtivo dos vendedores, aumentará o número de visitas diárias em novos clientes e elevará a presença nos PDVs.
Aumentando a eficiência com a roteirização de vendedores
OK. Você já sabe por que faz sentido traçar a rota do seu time de vendas e a maioria dos benefícios.
Mas, antes de traçar essa trilha para cada profissional, ele precisa ter leads reais em mãos, certo?
E num universo de milhares, ou talvez milhões de potenciais clientes, dependendo da indústria em que você trabalha, identificar onde estão as melhores oportunidades de vendas é fundamental.
Para te ajudar nessa missão, existe uma ferramenta de geomarketing que vai facilitar, e muito, a localização de novos clientes: o OnMaps.
No vídeo abaixo, você vai entender como é simples identificar leads e comprar uma lista com inteligência geográfica por trás:
Depois de localizar esses potenciais clientes, chega a hora de dividir os territórios dos vendedores.
Esse planejamento não deve considerar somente a geografia, mas também a quantidade e a característica desses clientes, como frequência e tempo de visita, valor médio de compra e tipo de produto adquirido.
Levando tudo isso em conta, chega a hora de construir a roteirização de vendedores. E no OnMaps você realiza esse processo de forma simples, ágil e efetiva.
Para entender como funciona na prática, criei um gif que mostra essa funcionalidade. Os quadrados em azul são os leads, e basta clicar em cima deles, ou até digitar os endereços manualmente, para traçar a rota ideal:
Você percebeu que existem as opções para ir de carro ou a pé? Os desenvolvedores da ferramenta pensaram nas duas situações, e ainda tem um plus.
Se você achar que o tempo de visita a todos os clientes mapeados ainda é relativamente alto, o OnMaps te dá a opção de otimizar a rota. Com apenas um clique, o software refaz todo o caminho e apresenta uma melhor opção para seu vendedor percorrer.
O que mais importa: produtividade dos vendedores na rua
Após você criar uma roteirização de vendas eficiente para os membros da equipe, cada um deles vai precisar, obviamente, dos endereços dos PDVs.
E seja pela rota traçada ou pela nova ordem sugerida pelo OnMaps, você consegue baixar um arquivo em Excel com todos os endereços selecionados.
Agora, você já tem as listas em mãos e vai distribuir para toda a sua força de vendas. A produtividade tem tudo para aumentar e, com ela, a cobrança em cima das metas.
Se os vendedores aumentam a quantidade de visitas por dia, a positivação das vendas também tende a crescer, certo?
Sim, você pode (e deve) estabelecer metas efetivas baseadas nas características dos territórios de atuação.
Sua empresa pode prospectar maiores resultados, trabalhando com metas mais ousadas não só pelo volume maior de visitas, mas também pela priorização dos clientes de alta demanda na sequência de atendimento diária.
E falando em chegar ao número mágico das vendas, faz-se necessário tornar os deslocamentos diários da equipe mais eficientes.
Por meio do OnMaps, você consegue multiplicar as possibilidades de atuação de um vendedor partindo de apenas uma roteirização.
Após o desenho de uma rota, existe a possibilidade de traçar também um raio de entorno, metro a metro.
Ao visualizar os potenciais clientes no mapa, aqueles já programados para abordagem, a ferramenta mostra se há novos prospects que possam ser incluídos na mesma programação de visitas, sem grandes alterações no caminho já percorrido:
Fazer a gestão de territórios não é uma tarefa fácil, mas é o melhor caminho para extrair o máximo de cada profissional e canal de vendas.
O planejamento comercial e análise da região são essenciais para que o gestor destine seus recursos corretamente, garantindo que locais com grande poder de compra não fiquem subatendidos, ou sobrecarregados de vendedores.
Outra dica é inativar clientes que não compram, ou diminuir a frequência ou tempo de visita de clientes com baixo potencial de compra, por exemplo.
Portanto, fique ligado: o mercado é dinâmico, e os territórios devem ser monitorados constantemente.