No Brasil e no mundo, cada vez mais pessoas precisam dos serviços de telecomunicações para realizar as tarefas mais comuns do dia a dia.
Além das novas tecnologias possibilitarem a realização de diversas tarefas com apenas alguns cliques em um site ou smartphone, a ampliação do acesso à internet também faz com que a demanda por banda larga se multiplique.
Neste cenário em que as oportunidades parecem se proliferar em todos os lugares, como identificar quais são os mais auspiciosos para expandir a cobertura da rede?
Para isso, é necessário agir com inteligência geográfica. E nós te diremos como. Confira abaixo algumas formas de fazer isso.
Serviços de telecomunicações: como ter dados precisos
Para segmentar o atendimento e potencializar resultados levando em consideração aspectos locais, é necessário entender o perfil da região em que se pretende atuar.
E existem muitas formas de uma análise dessas ser feita, principalmente quando a empresa possui uma ferramenta como o OnMaps, software líder em geomarketing no País, desenvolvido por nós, da Geofusion.
Com essa solução, o profissional possui acesso a milhares de dados confiáveis, públicos e privados, extraídos de fontes diversas.
Trata-se do recurso utilizado por grandes e médias empresas para planejamento de estratégias de expansão de redes de varejo, pulverização de pontos de venda para indústrias, e gestão de territórios.
Outra possibilidade consiste em contratar nossa Consultoria, composta pelos maiores especialistas do segmento, dedicados a obter resultados exponenciais para companhias que precisam de estudos complexos e pontuais.
Segmentação de carteira: PF x PJ
Quando se trata dos serviços de telecomunicações, uma possibilidade de segmentar o público-alvo para direcionar as estratégias consiste em separar as pessoas físicas das jurídicas.
No que diz respeito a clientes já conquistados, isso pode ser feito a partir de uma base de dados internos. Mas e em situações nas quais o objetivo consiste em atrair novos contratos?
Com o OnMaps, um primeiro passo pode ser realizar um mapeamento digital por segmentação intraurbana, isto é, classificando o território em questão entre áreas residenciais e comerciais.
No exemplo abaixo, fizemos isso representando em marrom onde existe predominância de empresas na cidade de São Paulo (SP), enquanto, em verde claro, os imóveis que são majoritariamente domiciliares.
Já em bege estão as áreas mistas – havendo, portanto, certo equilíbrio em ambos os tipos – e, em branco, as regiões isoladas.
Logo se nota que as empresas paulistanas estão localizadas sobretudo nas zonas central e sul da cidade:
Segmentação intraurbana em São Paulo (SP) dividida por bairros
Além do jurídico: nuances de horários
Caso sua companhia esteja investindo em uma estratégia voltada para empresas, o mapa acima é um indicador inicial de lugares para prospectar novos clientes.
No entanto, é possível ir além, e buscar por características mais específicas. Por exemplo, existem segmentos que se destacam no consumo de internet e telefonia da sua rede? E horários?
Com o OnMaps, seria possível identificar cada lugar que funciona em diferentes períodos do dia, caso essa seja uma informação de interesse para oferta de pacotes.
Na representação abaixo, por exemplo, decidimos mapear redes de restaurantes que transacionam full-time – ou seja, até mesmo de madrugada – na capital paulista.
Afinal, redes desse tipo precisam ter seus meios de contato em constante funcionamento, sejam eles digitais, sejam telefônicos.
Além disso, é comum que elas ofereçam wifi a seus consumidores, o que torna a demanda por pacotes robustos de telecomunicações ainda maior.
Utilizando nosso ecossistema de inteligência geográfica, encontramos facilmente cada um desses pontos, os quais ilustramos nas estrelas brancas abaixo:
Redes de restaurantes em funcionamento durante todos os períodos do dia em São Paulo (SP)
Ofertas direcionadas: pacotes conforme renda média
Outra forma de encontrar potenciais clientes para serviços de telecomunicações utilizando a inteligência geográfica é “espelhando” características de um público já fiel à empresa.
Por exemplo, sua empresa pode fazer uma análise interna e descobrir que a maioria dos clientes de um determinado pacote possuem um poder de compra dentro de uma faixa específica.
Na situação fictícia abaixo, consideramos uma rede que descobrisse que parte significativa de seus contratantes teriam uma ganho médio domiciliar mensal entre R$ 1.192 e R$ 3.577.
Portanto, investir em ofertas direcionadas a pessoas semelhantes poderia ser uma estratégia de sucesso.
Para este case, consideramos ainda que essa telecom estaria interessada em expandir principalmente em Belo Horizonte (MG). Como descobrir, então, onde estariam os potenciais consumidores desses serviços no município?
Com o OnMaps, isso é bastante simples. Em poucos passos, identificamos os setores censitários nos quais existe maior concentração de residências com o poder aquisitivo desejado.
Conforme representamos abaixo, elas estariam situadas principalmente fora do centro da cidade, em microáreas como Araguaia, Jatobá, Floramar, São Gabriel, Vila Brasilina, Granja Werneck, Serra Verde e Piratininga:
Setores censitários com maior população com renda entre R$ 1.192 e R$ 3.577, divididos por microáreas em Belo Horizonte (MG)
Potencial constante: identificação de locais que cresceram
Mesmo sabendo onde existe maior concentração de possíveis clientes como no mapa acima, ainda podem surgir dúvidas a respeito dos melhores lugares para direcionar os esforços iniciais de prospecção.
Isso também está longe de ser um problema quando a empresa utiliza um software rico em dados de inteligência geográfica, como o OnMaps.
Afinal, ele permite cruzar essas informações com diversas outras variáveis até que se chegue a uma conclusão quanto ao melhor plano a ser seguido.
E assim o fizemos no Gif abaixo, em que buscamos as microáreas belorizontinas com maior TGCA de renda – ou seja, em que houve aumento de poder aquisitivo ao longo da última década.
Com esse indicador, é possível inferir quais desses lugares têm maior potencial de manter sua taxa de crescimento, isto é, atraindo novos moradores, empresas ou mesmo incrementando o consumo em si.
Nota-se que, no mapa abaixo, aparecem alguns territórios em comum com o anterior, como Araguaia, Floramar, São Gabriel e Serra Verde. Portanto, a filtragem vai ficando cada vez mais granular.
Microáreas com maior TGCA em Belo Horizonte (MG)
Além desses aspectos acima, diversos outros ainda são passíveis de análise, como:
Neste post, falamos sobre alguns desses estudos de grande utilidade para serviços de telecomunicações que querem expandir suas redes de cobertura.
Mas possuímos ainda vários materiais exclusivos que mostram como potencializar os resultados da sua empresa com uso do geomarketing.
Quer saber mais? Sugerimos que você comece por este aqui: