Com o mercado voltando a se aquecer após as doses de vacinação, os resultados voltaram a ser favoráveis no segmento de serviços alimentícios.
Isso é o que mostra pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes, em conjunto com a consultoria Galunion e o Instituto de Foodservice Brasil (IFB), apresentada no evento Anufood 2022.
De acordo com o estudo, 40% das empresas participantes apontaram apresentar, já em fevereiro deste ano, faturamento maior ao que obtinham no mesmo período de 2019 – isto é, antes da pandemia.
Os respondentes indicaram ainda algumas das principais ações que pretendem adotar para manter esse crescimento.
57% deles intencionam lançar produtos com novos sabores e texturas; 52% planejam focar em promoções, ofertas do dia e ações de valor; 27% visam apresentar produtos sazonais, frescos, ou artesanais; e 26% produtos gostosos e indulgentes.
No entanto, 83% responderam que a inflação é o principal desafio que enfrentam neste ano. Já as outras opções foram significativamente menores: atrair e manter ou crescer número de clientes teve 61%, e ajustar o modelo de negócios correspondeu a 55% das respostas.
Outro estudo divulgado pelo IFB também corrobora o impacto da inflação no segmento de food service.
De acordo com os dados do instituto, houve aumento de 74,6% nas vendas entre abril de 2022 e do ano passado, e de 48,6% na expansão. Porém, o ticket médio foi menos significativo, com um aumento de 0,7%.
Isto é, se por um lado o mercado tem se reaquecido neste ano, por outro as empresas precisam lidar com algumas variáveis: o delivery ficou mais forte e estável, e a população, com menor poder de compra para consumir esses produtos.
Esse fator indica alguns caminhos e oportunidades para o segmento, como a possibilidade de investir em ações promocionais, além de estudar o potencial de públicos com menor renda média disponível visando captá-los e fidelizá-los.
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