Alimentação

Descubra oportunidades no setor alimentício em meio à inflação

Em meio à alta inflação, como descobrir oportunidades para o setor alimentício? Confira este conteúdo e fique por dentro do mercado!


Com o mercado voltando a se aquecer após as doses de vacinação, os resultados voltaram a ser favoráveis no segmento de serviços alimentícios.

Isso é o que mostra pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes, em conjunto com a consultoria Galunion e o Instituto de Foodservice Brasil (IFB), apresentada no evento Anufood 2022.

De acordo com o estudo, 40% das empresas participantes apontaram apresentar, já em fevereiro deste ano, faturamento maior ao que obtinham no mesmo período de 2019 – isto é, antes da pandemia.

Nova call to action

Os respondentes indicaram ainda algumas das principais ações que pretendem adotar para manter esse crescimento.

57% deles intencionam lançar produtos com novos sabores e texturas; 52% planejam focar em promoções, ofertas do dia e ações de valor; 27% visam apresentar produtos sazonais, frescos, ou artesanais; e 26% produtos gostosos e indulgentes.

No entanto, 83% responderam que a inflação é o principal desafio que enfrentam neste ano. Já as outras opções foram significativamente menores: atrair e manter ou crescer número de clientes teve 61%, e ajustar o modelo de negócios correspondeu a 55% das respostas.

Outro estudo divulgado pelo IFB também corrobora o impacto da inflação no segmento de food service.

De acordo com os dados do instituto, houve aumento de 74,6% nas vendas entre abril de 2022 e do ano passado, e de 48,6% na expansão. Porém, o ticket médio foi menos significativo, com um aumento de 0,7%.

Isto é, se por um lado o mercado tem se reaquecido neste ano, por outro as empresas precisam lidar com algumas variáveis: o delivery ficou mais forte e estável, e a população, com menor poder de compra para consumir esses produtos.

Esse fator indica alguns caminhos e oportunidades para o segmento, como a possibilidade de investir em ações promocionais, além de estudar o potencial de públicos com menor renda média disponível visando captá-los e fidelizá-los.

Quer saber mais sobre isso? Confira nosso conteúdo exclusivo neste link.

Nova call to action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.