Uma pesquisa realizada pelo Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Alelo, mostram que o efeito pós-isolamento social tem sido positivo para o setor de alimentos fora do lar.
De acordo com o estudo, foi registrado no mês de abril, em comparação ao mesmo período em 2021, um crescimento de 19,1% nas transações realizadas em bares e restaurantes.
Porém, quando comparado à pré-pandemia (2019), os números indicam queda no consumo em restaurantes e estabelecimentos alimentícios, com diminuição de 32,6% no faturamento, segundo dados do ICR.
Isso também está associado ao aumento no preço para aqueles que almoçam fora de casa, que precisam pagar 17% a mais em uma refeição completa quando comparado ao momento pré-pandemia, segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).
Diferentes cenários dentro e fora de casa
Referente à alimentação dentro do domicílio, o consumo em supermercados teve uma queda, já que muitas pessoas tiveram que voltar aos escritórios e não estão mais fazendo a própria comida.
Comparado a abril de 2021, os supermercados registraram baixa de 15,3% em seus faturamentos em 2022. Por outro lado, se comparado a 2019, o faturamento e as transações tiveram um aumento de 0,9% e 8,4%, respectivamente.
Porém, apesar dos altos e baixos deste mercado, a expansão de lojas, restaurantes e estabelecimentos do setor continua acontecendo.
Estudo realizado por meio do OnMaps, plataforma líder em geomarketing no País, aponta que somente em São Paulo ocorreu a abertura de, em média, 15 bares e restaurantes por dia entre abril de 2021 e 2022.
Essa movimentação é encabeçada principalmente em bairros de renda média elevada, como Vila Madalena, que teve um crescimento de 17,6%, Jardim Paulistano, com 16,4%, e Tatuapé, que teve 16,3% novas unidades no segmento.
Entre os principais fatores para isso está o fim das restrições impostas durante o período de quarentena, fazendo com que as empresas mapeassem oportunidades para manter seu ritmo de crescimento em 2022.