Alimentação

Potencial para setor de alimentação no Brasil: saiba mais

Descubra como andam os resultados e oportunidades para o setor de alimentação no Brasil, tanto dentro quanto fora do lar. Acesse.


Uma pesquisa realizada pelo Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Alelo, mostram que o efeito pós-isolamento social tem sido positivo para o setor de alimentos fora do lar.

De acordo com o estudo, foi registrado no mês de abril, em comparação ao mesmo período em 2021, um crescimento de 19,1% nas transações realizadas em bares e restaurantes.

Porém, quando comparado à pré-pandemia (2019), os números indicam queda no consumo em restaurantes e estabelecimentos alimentícios, com diminuição de 32,6% no faturamento, segundo dados do ICR.

Isso também está associado ao aumento no preço para aqueles que almoçam fora de casa, que precisam pagar 17% a mais em uma refeição completa quando comparado ao momento pré-pandemia, segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

varejo-de-alimentacao-onmaps-0

Diferentes cenários dentro e fora de casa

Referente à alimentação dentro do domicílio, o consumo em supermercados teve uma queda, já que muitas pessoas tiveram que voltar aos escritórios e não estão mais fazendo a própria comida. 

Comparado a abril de 2021, os supermercados registraram baixa de 15,3% em seus faturamentos em 2022. Por outro lado, se comparado a 2019, o faturamento e as transações tiveram um aumento de 0,9% e 8,4%, respectivamente.

Porém, apesar dos altos e baixos deste mercado, a expansão de lojas, restaurantes e estabelecimentos do setor continua acontecendo.

Nova call to action

Estudo realizado por meio do OnMaps, plataforma líder em geomarketing no País, aponta que somente em São Paulo ocorreu a abertura de, em média, 15 bares e restaurantes por dia entre abril de 2021 e 2022.

 

varejo-de-alimentacao-onmaps-3

 

Essa movimentação é encabeçada principalmente em bairros de renda média elevada, como Vila Madalena, que teve um crescimento de 17,6%, Jardim Paulistano, com 16,4%, e Tatuapé, que teve 16,3% novas unidades no segmento.

Entre os principais fatores para isso está o fim das restrições impostas durante o período de quarentena, fazendo com que as empresas mapeassem oportunidades para manter seu ritmo de crescimento em 2022.

Nova call to action

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.