Você sabia que 60% das empresas brasileiras já usam data & analytics para desenvolver estratégias de negócio? Neste cenário, os softwares inteligência de mercado estão entre os principais para companhias que pretendem crescer nos próximos anos
A ferramenta atua na coleta, análise e monitoramento de dados com o objetivo de otimizar os processos da sua loja e assim aumentar as suas vendas.
Siga a leitura deste artigo para entender o que é esse tipo de software, quais as vantagens para a sua empresa e como aplicar business intelligence na prática.
O que é um software inteligência de mercado?
Um software inteligência de mercado agrega soluções para auxiliar no levantamento e análise de dados relacionados à empresa, como tipo do público-alvo, por exemplo.
Com essa tecnologia, é possível coletar e reunir informações de maneira automatizada, o que garante um processo mais prático, otimizado e assertivo.
Importância do software inteligência de mercado
O uso de um software é fundamental para avaliar o gerenciamento da empresa, desde os processos internos até as estratégias de marketing para atrair novos clientes.
Para isso, várias ferramentas podem ser utilizadas com o objetivo de facilitar o levantamento e o monitoramento de dados importantes para a sua marca.
Agora imagine só ter que coletar todos esses dados de forma manual: isso pode levar um bom tempo, não é mesmo?
Usar a tecnologia para automatizar esse processo traz inúmeros benefícios para a sua empresa. Por isso, o software é um grande aliado nas tomadas de decisões.
Quais as três principais funções da inteligência de mercado?
A inteligência de mercado, também conhecida como inteligência competitiva, tem variadas funções para a sua empresa, mas podemos citar três como principais:
- coleta de dados relevantes para a gestão da empresa;
- monitoramento e análise desses fatos;
- auxílio na tomada de decisão de maneira eficiente.
5 vantagens de um software inteligência de mercado
Para que você possa entender mais sobre software inteligência de mercado, elencamos as principais vantagens da ferramenta para a sua marca.
Confira a seguir.
Economiza tempo e dinheiro
O software é um grande aliado na economia de tempo, já que você não precisa se preocupar com o levantamento de informações e pode focar em outros pontos essenciais para o desenvolvimento da empresa.
Além disso, reunir todos os dados importantes em plataformas digitais te ajuda a economizar com a aplicação de pesquisas manuais, que demanda contratação de pessoas, desenvolvimento de material e custo do tempo dos processos.
Facilita a análise de dados
As pesquisas feitas com o objetivo de aprimorar operações na empresa podem ser realizadas em diversas áreas, como marketing e logística, por exemplo.
Por isso, é muito comum que você acabe desenvolvendo vários estudos em paralelo ao longo dos anos.
Ter acesso a todos os dados coletados em um só lugar facilita muito o controle, o gerenciamento e a avaliação dessas pesquisas.
Eleva a competitividade
O software inteligência de mercado também contribui para aumentar a competitividade do seu estabelecimento, criando a oportunidade de destacá-lo entre os concorrentes.
Ao ter acesso a dados reais, mais assertivos e seguros, você consegue planejar ações muito mais eficientes e assim melhorar cada vez mais a sua empresa.
Auxilia na identificação de problemas
Uma vez que o software facilita o acesso a dados que podem ajudar no crescimento da sua marca, ele permite também a identificação de problemas que possam prejudicar esse desenvolvimento.
Com os dados corretos em mãos, você consegue avaliar o que está fazendo certo e o que ainda pode ser otimizado para garantir o sucesso da sua loja.
Permite criar ações estratégicas
Como consequência da identificação de problemas citada no item anterior, a possibilidade de criar ações estratégicas e muito mais assertivas está em suas mãos.
O acesso a materiais de estudo sobre o seu público e sobre os resultados do seu negócio na prática ajuda a definir a direção dos próximos planejamentos.
Qual o melhor software de Business Intelligence?
Para quem está em busca do melhor software de Business Intelligence do mercado, as empresas utilizam o OnMaps, da Geofusion, para ir muito além do feeling e garantir mais precisão na coleta de dados.
A ferramenta traz diversas soluções para te ajudar a compreender o seu público, aumentar as suas vendas e aprimorar cada vez mais a sua empresa.
Vamos apresentar o software de inteligência de mercado de maneira mais detalhada a seguir, então continue a leitura para conhecer o OnMaps.
Funcionalidades do software inteligência de mercado da Geofusion
O OnMaps é uma das plataformas mais utilizadas por varejistas e empresas de serviço do país, reconhecida por fornecer dados reais para deixar sua empresa cada vez mais próxima do cliente.
Conheça as principais funcionalidades do software da Geofusion e descubra como ele pode ajudar a sua marca.
Encontre o melhor ponto comercial
O software da Geofusion tem como base os conceitos do geomarketing, por isso traz informações completas para te ajudar a encontrar o ponto comercial ideal para a sua loja.
É possível ter acesso a dados como concentração de pessoas, potencial de consumo da região e renda média das famílias por bairro.
Avalie o mercado
O OnMaps também traz insights sobre o mercado de acordo com o segmento da sua empresa, permitindo que você encontre estratégias para se destacar entre a concorrência.
Essa análise de mercado também ajuda a encontrar a melhor área para o seu ponto comercial.
Entenda o seu público
Uma funcionalidade muito importante do OnMaps é o acesso a dados que permitem conhecer o perfil do consumidor, identificar seus hábitos de consumo e suas necessidades.
Com isso, você pode definir o seu cliente em potencial e assim criar as técnicas exatas para torná-lo um consumidor fiel da sua marca.
Como colocar o Business Intelligence em prática na sua empresa?
A análise de dados é cada vez mais comum entre as empresas do setor comercial como forma de impulsionar as vendas.
Segundo estudo da Forbes, há uma previsão de crescimento para o mercado de big data de US$42 bilhões em 2018 para US$103 bilhões em 2027.
Por isso, incluir métodos de business intelligence no seu negócio é fundamental.
Na prática, existem diversas maneiras de aplicar a inteligência de mercado na sua empresa, como no processo de precificação de um produto ou serviço, por exemplo.
Com soluções baseadas no software inteligência de mercado, muitos dados são coletados e permitem que você chegue a um preço com mais precisão.
Conclusão
A inteligência de mercado garante excelentes oportunidades de crescimento para a sua empresa, mas é necessário aproveitá-las de maneira estratégica.
Para isso, o software de inteligência de mercado é um grande aliado.
Com ele, você consegue não apenas coletar dados, mas também gerenciá-los, analisá-los e monitorá-los com praticidade, segurança e agilidade.
Essa é a função do OnMaps, o software ideal para garantir o sucesso das vendas. Aproveite para conhecer a ferramenta!