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Segmentação de mercado: o que é e como fazer com geomarketing?

Você sabe o que realmente é segmentação de mercado e como fazer? Com geomarketing, essa estratégia é ainda mais certeira. Entenda!


A segmentação de mercado é uma estratégia essencial para direcionar as ações de uma empresa de forma eficiente e obter melhores resultados.

Com ela, você  identifica grupos específicos de consumidores com características e necessidades semelhantes, podendo atendê-los da forma mais adequada.

Assim, é fundamental saber quem é o seu cliente e os principais motivos que o fazem escolher os seus produtos e serviços e não os do concorrente.

Essas questões são fundamentais para fazer uma segmentação de mercado eficiente. Afinal, ao tentar atingir vários públicos diferentes, sua empresa corre o risco de não atender adequadamente às expectativas e necessidades de nenhum deles.

Com uma segmentação bem feita, você consegue identificar características e preferências em comum entre os seus consumidores e prospects. Assim, é possível criar estratégias específicas para cada um dos segmentos encontrados.

Neste artigo você vai entender o que é a segmentação de mercado, qual sua importância e como fazer uma segmentação de mercado com geomarketing.

Então siga lendo para ver:

Vamos lá?

O que é uma segmentação de mercado?

A segmentação de mercado é uma estratégia usada para dividir seu público-alvo em grupos menores e mais gerenciáveis, com base em características em comum entre eles.

Com essa prática, os esforços de marketing, publicidade e vendas são otimizados, além de aumentar a satisfação do público.

Ao segmentar o mercado, você consegue identificar segmentos específicos de consumidores que possuem necessidades, preferências e comportamentos similares.

Assim, pode ajustar suas estratégias de forma mais direcionada e eficiente, criando mensagens e ações que ressoam com cada grupo.

Quais são os diferentes tipos de segmentação de mercado?

Existem diferentes tipos de segmentação de mercado que as empresas podem utilizar para direcionar suas estratégias de forma mais eficaz.

Os principais tipos de segmentação de mercado são: segmentação demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.

Entenda um pouco sobre cada um dos tipos de segmentação:

Segmentação demográfica

Nesse tipo de segmentação, os consumidores são agrupados de acordo com características demográficas, como idade, gênero, renda, nível de instrução, ocupação e estado civil.

Essas informações podem fornecer insights sobre as preferências de compra e comportamento do consumidor em diferentes grupos demográficos.

Segmentação geográfica

Aqui, os consumidores são segmentados com base em sua localização geográfica. Eles podem ser divididos em segmentação regional, nacional ou internacional.

A segmentação geográfica leva em consideração fatores como clima, cultura, idioma, preferências regionais e características socioeconômicas específicas de determinada área.

Segmentação psicográfica

Nessa abordagem, os consumidores são agrupados com base em seus traços de personalidade, estilo de vida, valores, atitudes e interesses.

A segmentação psicográfica permite compreender os motivadores emocionais e psicológicos dos consumidores, algo bastante útil para a criação de campanhas de marketing mais direcionadas.

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Segmentação comportamental

Nesse tipo de segmentação, os consumidores são agrupados de acordo com seu comportamento de compra e uso dos produtos.

Isso inclui fatores como frequência de compra, lealdade à marca, benefícios procurados, estágio de adoção do produto, entre outros. A segmentação comportamental é útil para identificar diferentes necessidades e preferências de consumo entre os clientes.

Por que fazer uma segmentação de mercado?

A segmentação de mercado é uma estratégia eficiente que economiza tempo, ao mesmo tempo em que melhora os resultados.

Quando uma empresa se comunica com sua base de clientes sem segmentação, trata todos como se tivessem as mesmas necessidades, dores e ambições. Isso pode incomodar consumidores mais específicos, que preferem ofertas direcionadas.

Esses clientes podem buscar um concorrente que ofereça  um valor a mais, levando à troca de empresa e de produto/serviço.

Aliás, os clientes específicos, chamados de outliers, são valiosos. Eles muitas vezes apresentam um ticket médio mais alto, permanecem como clientes por mais tempo e têm influência ao indicar para outros.

Assim, ao direcionar suas ações de forma específica, a empresa pode aprender mais sobre cada grupo de clientes. Ao segmentar e direcionar abordagens com base nesse entendimento, é possível se comunicar adequadamente com esses outliers e convertê-los em contas altamente valiosas.

Segmentação de mercado

Quais são as vantagens da segmentação de mercado?

Como você viu, trabalhar a segmentação de mercado é imprescindível, pois ela possibilita a redução dos custos e o aumento da produtividade.

Dessa forma, outras vantagens da segmentação de mercado são:

1. Aumento do market share

A segmentação de mercado direciona uma marca aos compradores ideais, impulsionando seu crescimento e alcançando as metas estabelecidas.

Ao utilizar estratégias de marketing baseadas na segmentação, a empresa conquista vantagem competitiva, reduzindo o caminho para alcançar seus objetivos de forma ágil.

2. Identificação de necessidades

Ao elaborar uma análise a respeito do mercado de atuação em uma empresa, os responsáveis conseguem visualizar os possíveis nichos que possam ser trabalhados.

Essas informações permitem que a marca tenha conhecimento mais específico a respeito da demanda do produto, observando necessidades ou expectativas do varejo.

3. Conhecimento do consumidor

Ao compreender o consumidor, as empresas conseguem informações sobre seus objetivos, desejos e expectativas em relação aos produtos.

Isso permite o desenvolvimento de estratégias que atendam às suas expectativas e impulsionam o crescimento dos pontos de venda que adquirem esses produtos.

A marca se torna especialista no assunto e oferece exatamente o que o cliente espera, desenvolvendo produtos melhores.

4. Ajuste do produto e canal de distribuição

Uma das principais vantagens da segmentação de mercado, de acordo com o geomarketing, é a possibilidade de as empresas reestruturarem os seus trabalhos.

As informações oferecidas por essa metodologia permitem que as marcas consigam entender qual é a melhor localização e pontos de venda para comercializar os seus produtos.

Além disso, é possível elaborar novos canais de distribuição, procurando atender maiores demandas em determinadas regiões, entregando produtos com mais agilidade e eficácia.

5. Melhoria na experiência de clientes locais

A experiência do consumidor é essencial para a decisão de compra de um estabelecimento varejista. É um indicativo que aponta se deve ou não voltar a negociar com uma fabricante.

As marcas que conseguem atender às necessidades dos comércios, com um atendimento diferenciado e produtos de qualidade, certamente conquistam a sua confiança e fidelização.

6. Campanhas mais eficientes

A segmentação de mercado, especialmente com o uso de geomarketing, permite campanhas mais elaboradas, aumentando as chances de atingir o consumidor ideal e criar oportunidades de fidelização. O auxílio de uma empresa de geomarketing é essencial nesse processo.

A análise completa, utilizando modelos sociodemográficos, regionais e comportamentais, permite um planejamento eficiente e reais chances de crescimento para empresas de diversos segmentos.

Segmentação de mercado: como fazer com geomarketing?

Um dos maiores benefícios do geomarketing é a possibilidade de segmentar o público-alvo de forma bastante específica: as coordenadas geográficas coletadas permitem determinar a localização exata, os pontos de interesse e como circula cada consumidor.

Assim, o geomarketing ajuda em todos os tipos de segmentação de mercado, seja demográfica, geográfica, psicográfica ou comportamental.

Veja abaixo como a inteligência geográfica e o uso de um software de geomarketing podem ser utilizados para fazer uma segmentação de mercado.

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Segmentação de mercado por dados demográficos

Existem diversas características demográficas que auxiliam na segmentação de mercado. Alguns exemplos são a renda média, o tamanho da população, gênero, faixa etária, nível de instrução, IDH, etc.

Assim, ao analisar as informações sobre os seus clientes, você pode descobrir a idade predominante entre eles, assim como a renda média domiciliar.

Com uma ferramenta de geomarketing, é possível cruzar essas informações e entender onde estão esses consumidores.

Veja abaixo:

Segmentação de mercado
População por Faixa de Renda vs Faixa Etária por microáreas em Belo Horizonte — MG

No mapa acima você pode observar o cruzamento de Faixa de Renda (classe social B1 e B2) vs Faixa Etária (pessoas entre 25 a 49 anos).

Segmentação de mercado por potencial de consumo

Os seus potenciais consumidores têm realmente interesse em comprar os produtos ou serviços que você oferece?

Essa é uma pergunta importante de se responder na hora de fazer a segmentação.

Com uma ferramenta de geomarketing, você pode visualizar as regiões com maior potencial de consumo para diferentes categorias de produtos e serviços. No exemplo abaixo, você pode ver o potencial de consumo para bebidas nos setores censitários da microárea Saúde, em São Paulo – SP:

Segmentação de mercado por potencial de consumo
Potencial de consumo para bebidas na microárea Saúde em São Paulo, por setores censitários

Este é um bom exemplo de segmentação comportamental, já que a análise revela o interesse do público.

Segmentação de mercado geográfica

Conforme você viu, na segmentação geográfica os consumidores são segmentados com base na sua localização.

Mas essa segmentação também é possível para clientes corporativos. Isso é fundamental para empresas B2B, que desejam entender onde estão seus clientes.

No exemplo abaixo, você pode ver a segmentação geográfica de restaurantes Fast Food em São Paulo – SP:

Segmentação de mercado
Quantidade de restaurantes Fast Food por microáreas em São Paulo – SP

Nos tons mais escuros de verde, você pode ver as microáreas onde estão maior quantidade de restaurantes. Já nos tons mais claros, as áreas onde a quantidade é menor.

Faça ainda mais com inteligência geográfica

A segmentação de mercado traz inúmeros benefícios para as empresas, desde a redução de custos até maior embasamento para tomada de decisões.

Na prática, conhecer os tipos de segmentação e saber estruturar as etapas para dividir seu público-alvo são passos essenciais para garantir bons resultados.

Com uma ferramenta de geomarketing, esse processo é ainda mais assertivo.

Além das análises que você viu neste artigo, também é possível descobrir diversos outros aspectos sobre seu público, como as características demográficas, como gênero, nível de instrução, renda média e faixa etária.

É possível ainda visualizar dados atualizados sobre os mais de 5.550 municípios do Brasil, como fluxo de passantes, densidade demográfica e número de moradores nos domicílios.

A partir desses dados, é possível fazer uma segmentação de mercado e ainda:

  • Abrir novas lojas;
  • Aumentar suas vendas;
  • Monitorar a concorrência;
  • Aprimorar suas operações de e-commerce e delivery;
  • Entender a dinâmica das regiões;
  • E muito mais!

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