Atuar com trade marketing significa entender sobre canais de distribuição, sempre pensando em impactar o consumidor final nos pontos de venda. E para indústrias que vendem ao varejo, identificar quem são essas pessoas é um ponto de partida para diversas ações. Mas igualmente importante é saber onde está esse público.
Uma boa gestão comercial na Indústria requer atenção aos mínimos detalhes. Basta um movimento em falso e todo o planejamento fica em xeque.
Ao utilizar recursos de geomarketing à gestão de vendas, uma indústria é capaz de oferecer produtos que tenham total aderência ao consumidor de qualquer comércio varejista. Por meio de mapeamento de perfis, é possível traçar estratégias de trade mais precisas e complexas. Isso significa um melhor desempenho do produto no ponto de venda.
Para quem tem uma grande rede de distribuição, é ainda mais importante que existam mecanismos rápidos para adequar as ofertas ao consumidor final.
A Yamaha elevou assertividade da cota de produção a níveis recordes quando, com técnicas de geomarketing, aumentou a oferta de motocicletas off-road em lojas localizadas nas proximidades de áreas rurais. Fatores como renda e idade da população, além da urbanização das cidades foram avaliados.
Dessa forma, a montadora conseguiu reorganizar suas mais de 500 concessionárias por todo o País, revisando e adequando os produtos oferecidos ao público-alvo de cada local, com maior rentabilidade e redução de estoque.
Imagine agora uma companhia de planos de saúde que precise ampliar o volume de vendas e de cadastro com clientes em potencial. Por meio da inteligência geográfica é possível estabelecer microáreas onde se localiza esse público-alvo, seja por idade, renda ou fatores comportamentais.
Uma ação interessante seria definir redes supermercadistas com grande fluxo de consumidores com o perfil desejado, para instalação de quiosques promocionais. Além de ofertar o plano de saúde em si, os promotores também realizariam atendimentos de medicina preventiva, construindo visibilidade para a marca. O resultado certamente seria o aumento nas vendas dos planos.
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A indústria preocupada em atrair públicos diversos produz em diferentes quantidades e níveis de qualidade. Esse esforço tem sentido quando os produtos nas prateleiras encontram os compradores de perfil adequado. Por isso, o trade marketing se preocupa em fazer a distribuição mais inteligente possível, atendendo às particularidades das mais variadas regiões.
O perfil do público consumidor que está na área de influência de cada loja deve servir de parâmetro para a estratégia de trade marketing. Realizando uma análise do potencial do mercado, além de verificar a presença da concorrência nos locais, é possível estabelecer o mix de produtos e os preços adequados para cada região e ponto de venda.
Quando a área de gestão comercial na Indústria formula estratégias com apoio de uma plataforma de geomarketing, também consegue fazer essa correspondência em níveis geográficos de maior precisão.
Com uma metodologia eficaz e dados de diversas fontes de informação, é possível conhecer perfil dos consumidores de regiões bastante específicas, seja de um bairro ou até mesmo de um quarteirão.
A amplitude desse estudo se relaciona com a área de influência do ponto de venda em questão. Se sou de uma indústria alimentícia que vai fornecer produtos para um restaurante, vou me concentrar no perfil de consumidor do perímetro ao redor daquele estabelecimento onde se concentra a maior parte da clientela: um bairro de classe alta, por exemplo, formado majoritariamente por adultos com mais de 40 anos de idade.
Ao lado desse restaurante pode haver um hipermercado, para quem a mesma indústria interessa vender. Essa oferta, por sua vez, deverá atender ao perfil de consumidor de um espaço mais amplo, já que a área de influência de um hipermercado tende a ser maior que a de um restaurante. Ao lado do bairro nobre, por exemplo, pode haver uma região universitária com muitos estudantes que se deslocam até o hipermercado para fazer as compras do mês.
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