Alimentação

Tecnologia na alimentação: união dos mundos físico e digital

A tecnologia na alimentação vem trazendo novas oportunidades e tendências para o setor. Confira as tendências no blog da Geofusion!


A indústria alimentícia está cada vez mais utilizando a tecnologia para obter avanços significativos. Desde a produção até a distribuição e consumo de alimentos, a tecnologia na alimentação tem transformado o mercado e a forma como lidamos com o alimento.

Com a tecnologia, diversas tendências começam a aparecer no setor. Empresas dos mais diversos segmentos precisaram se adaptar ao digital desde 2020. Afinal, o isolamento social causado pelo novo coronavírus mudou o mundo.

Embora essa tenha sido uma das tendências mais fortes no início da pandemia, ela permanece importante, demonstrando como o omnichannel será cada vez mais presente em todos os setores.

Neste texto você vai entender como a tecnologia na alimentação é uma das principais tendências do setor. Continue lendo!

Tecnologia na alimentação: o omnichannel cada vez mais presente

Omnichannel ou omnicanalidade é uma estratégia que vem ganhando espaço no mercado quando o assunto é a comunicação entre as marcas e seus públicos.

A usabilidade dessa estratégia é focada na interação clara e sem ruídos das empresas, conquistando uma proximidade cada vez maior com seus clientes, sejam em canais digitais, automatizados ou presenciais.

Além disso, a jornada de compra se torna mais direta e com o mínimo de obstáculos possíveis. Isso diminui as chances de desistência por parte de quem realiza uma compra.

Essa abordagem omnichannel faz com que a comunicação online e offline estejam conectadas. Afinal, as pessoas podem consumir em diferentes canais, tanto em lojas físicas quanto no site dessas mesmas lojas. Ou até mesmo nos dois.

Um estudo realizado pela Opinion Box aponta que 84% dos entrevistados já pesquisaram por um produto na loja física e optaram pela compra na internet, e 54% responderam que já compraram fisicamente e escolheram receber o produto em casa.

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Benefícios do omnichannel para o setor alimentício

Os benefícios do omnichannel vão muito além de uma otimização no atendimento. Essa conexão entre o online e o offline também serve para manter um padrão na comunicação da empresa.

Ou seja, independentemente de qual canal o cliente acessar, reconhecerá a marca e a padronização na linguagem com a mesma qualidade, para as diversas plataformas e canais.

Outro aspecto é que o omnichannel possibilita uma comunicação contínua. Por exemplo, um chat pode facilitar a continuidade da conversa por telefone.

Ao utilizarem essa estratégia, as empresas compartilham informações com seus clientes, entendendo cada vez mais sobre aqueles com quem se comunicam, a partir de dados demográficos, interesses, comportamentos e mais.

Desta forma, a tecnologia na alimentação personaliza a comunicação com o público-alvo.

Veja mais alguns benefícios do omnichannel:

Maior comodidade para os consumidores

Com o omnichannel, os consumidores podem escolher o método que mais convém em cada momento. Se o seu cliente quer comer algo rápido, sem sair de casa, é só utilizar um aplicativo e fazer o pedido.

Mas, se estiver na sua loja física ou no restaurante, pode escolher o produto e pagar pelo smartphone, sem se preocupar com filas.

Quando os seus canais estão conectados, você evita que o cliente se perca no meio da jornada por não poder comprar da maneira que preferir.

Maior alcance de mercado

Quando você oferece diferentes canais de venda, sua empresa pode alcançar um público maior e mais diverso.

Por exemplo, um consumidor que mora em uma cidade do interior pode não ter acesso à loja física da empresa. Mas, com a tecnologia, pode realizar suas compras pela internet.

Maior fidelidade do cliente

Ao oferecer uma experiência de compra omnichannel, sua empresa pode aumentar a fidelização dos clientes.

Por exemplo, com a comodidade de fazer reserva online, clientes fiéis dificilmente escolhem os concorrentes.

Tecnologia na alimentação: na imagem, pessoa faz um pedido de comida através de seu smartphone

A tecnologia na alimentação

Com o tempo, a utilização da tecnologia está cada vez mais auxiliando as empresas a aperfeiçoar a experiência do cliente e o modo de consumo. Isso independentemente do segmento.

Assim, é indispensável que o setor de alimentação também esteja atualizado sobre essas novidades.

Por conta da pandemia do coronavírus, a integração entre o online e o offline se tornou mais necessária, já que os consumidores tiveram que adaptar suas formas de consumo.

As compras se tornaram cada vez mais virtuais, seja para roupas, eletrodomésticos ou mesmo idas ao supermercado.

Um levantamento feito pela Linx, empresa de tecnologia para varejo, mostrou que houve um crescimento de 900% em relação à venda de alimentos online, durante março de 2020 até julho de 2021.

Essa abordagem faz com que a comunicação online e offline estejam conectadas, já que as pessoas podem consumir pelos diferentes canais, seja de maneira física ou não.

No entanto, embora essas estratégias tenham se tornado uma tendência de tecnologia na alimentação e um diferencial entre as empresas, elas ainda estão um pouco longe de serem comuns em nosso país.

Uma pesquisa realizada pela PwC mostrou que, em uma escala de 0 a 100 do nível de progresso em desenvolvimento dessas soluções no varejo, o Brasil está em 26.

Ao fazermos um comparativo em relação aos EUA, Reino Unido e China, por exemplo, os países pontuam, respectivamente, 43, 41 e 38.

Ou seja, o Brasil ainda tem desafios pela frente em relação ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para um atendimento que integre canais online e offline.

Afinal, garantir a satisfação do cliente deve ser  um dos principais objetivos das empresas, já que quaisquer barreiras podem fazer com que o cliente escolha pelo concorrente.

Tecnologia na alimentação: conheça o Alimentação OnMaps

Como você percebeu, a tecnologia na alimentação já está muito presente no mercado e tudo indica que continuará assim. Afinal, os consumidores esperam comodidade e facilidade na hora de comprar.

Uma das melhores formas de entender esse público, mapear a concorrência e encontrar os locais ideais para expandir é utilizando um software de inteligência geográfica específico para o segmento.

O Alimentação OnMaps, da Geofusion, é a única ferramenta criada especificamente para o setor alimentício, com todos os dados que você precisa para fazer estudos ainda mais precisos:

  • Fluxo de pessoas que passam no entorno da sua loja;
  • Potencial de consumo para produtos como refeições, fast foods, pizzas, salgados e sobremesas;
  • Mapeamento de grandes e pequenos concorrentes;
  • E muito mais!

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