Alimentação

Tipos de restaurantes: saiba escolher a melhor região para cada um

Você sabe quais são os tipos de restaurantes e como escolher a melhor região para cada um? Neste artigo você vai descobrir! Confira.


Quando se trata de alimentação fora do lar, há uma grande variedade de restaurantes disponíveis. Cada um dos diferentes tipos de restaurantes têm seu próprio ambiente, cardápio, preços e públicos distintos. 

Se você está pensando em expandir o seu negócio de restaurantes, é importante conhecer quais são esses diferentes tipos de restaurantes e entender qual deles é mais adequado para a sua estratégia de expansão. 

Afinal, diversas redes e marcas de restaurantes possuem diferentes tipos de lojas, dependendo da região onde se encontram.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais tipos de restaurantes e te dar dicas para entender as regiões e definir quais as melhores para cada tipo.

Vamos lá?

Quais são os tipos de restaurantes?

Por serem tão distintos, os tipos de restaurantes costumam se dividir entre diferentes públicos. Por isso, investir em um tipo específico de restaurante é uma forma de se adaptar à concorrência do mercado e, mais do que isso, atender o público certo para maximizar suas vendas.

Mesmo que os restaurantes tenham suas semelhanças — afinal, todos servem ao mesmo propósito —, os clientes buscam diferentes tipos de restaurantes dependendo da sua situação econômica, dos cardápios e das ocasiões momentâneas.

Então confira a lista dos principais tipos de restaurantes:

Restaurante clássico

O restaurante clássico costuma ser elegante e servir pratos com um preço um pouco mais elevado do que os restaurantes mais casuais. O cardápio costuma oferecer pratos clássicos, possui serviço mais requintado e costuma contar com uma cartela diversificada de bebidas.

Não é um dos tipos de restaurantes mais luxuosos, mas clientes de uma faixa de renda média alta podem se sentir atraídos por esse tipo de alimentação.

Restaurante casual ou familiar

Já o restaurante casual ou familiar possui uma proposta mais tranquila, menos elegante e chique. 

A ideia é um estabelecimento com clima “jantar em família”, com pratos com preços mais acessíveis e opções clássicas e gourmets para os clientes buscando algo mais requintado.

Bistrô

Os bistrôs são um dos tipos de restaurantes mais comuns na França e já se popularizaram no Brasil. É pequeno e aconchegante e valoriza um tratamento mais individualizado entre cliente e estabelecimento.

O cardápio costuma ser sazonal e os pratos são feitos de acordo com os produtos disponíveis em cada época.

Tipos de restaurantes: bistrô

Restaurante de luxo e cozinha autoral

Os restaurantes de luxo são aqueles que prezam pela elegância e a sofisticação do ambiente, dos pratos e do serviço. Oferece o melhor serviço e busca entregar pratos singulares e com ingredientes de altíssima qualidade.

Por esses motivos, os preços praticados são altos.

Já os tipos de restaurantes com uma cozinha autoral são aqueles que têm como característica um grande chef, cujos pratos são todos assinados e personalizados. 

Em geral os clientes confiam nas sugestões do chef e estão preparados para refeições que têm o estilo de cada chef e não uma gastronomia específica. O público também é de um alto poder aquisitivo.

Nem todo restaurante de luxo possui uma cozinha autoral, mas a junção dos dois tipos de restaurantes é bastante comum.

Buffet ou self-service

Esse tipo de restaurante é um dos mais comuns e populares entre os consumidores. Nele, o cliente serve seu próprio prato em um ponto de buffet entre as variedades oferecidas pelo estabelecimento.

A cobrança pode ser feita por peso ou por refeição e os preços variam de acordo com a região e o público. Mas costuma ser mais escolhido por um público de baixa ou média renda.

Café, cafeteria ou coffee shop

Assim como os bistrôs, os cafés são muito comuns na Europa, especialmente na França. São famosos pela atmosfera casual e sem pressa, com mesas ao ar livre e grandes balcões onde diversas pessoas podem dividir o espaço.

O cardápio das cafeterias incluem sanduíches, doces, folhados, pratos prontos e, é claro, o indispensável café.

Tipos de restaurantes: café

Comfort food

O comfort food, ou a comida confortável, é uma grande tendência para o mercado de alimentação fora do lar.

Esse é um tipo de alimentação que tem como conceito despertar a nostalgia e recordação de boas lembranças, como as refeições que uma pessoa comia quando era criança. A clássica comida de mãe, por exemplo.

As comfort foods costumam ser pratos simples com sabor de comida caseira, ou até mesmo um restaurante de pratos típicos de uma região específica.

Fast food

Práticos, rápidos e extremamente populares. Estes são os restaurantes fast food. A grande ideia desses tipos de restaurantes é atuar como um rápido serviço de alimentação, conveniência e preços baixos, embora também existam fast foods de preços mais elevados.

O maior público são adolescentes e jovens, mas cada vez mais diferentes faixas etárias são atraídos pela praticidade desse tipo de restaurante.

Food truck

Os restaurantes móveis, como os food trucks, vêm se tornando cada vez mais comuns e também se tornaram uma tendência no Brasil.

Este tipo de estabelecimento visa comercializar alimentos de consumo rápido e que não sejam complexos de preparar. Alguns exemplos são sorvetes, cachorros-quentes, hambúrgueres e outros lanches.

Tipos de restaurantes: food trucks

Qual o melhor tipo de restaurante para cada região e público?

Embora todos os tipos de restaurantes possam estar presentes em quaisquer regiões, é importante levar em consideração o público e os aspectos de cada região antes de expandir. 

Isso porque abrir um restaurante em uma região que não tem potencial e nem intenções de gastar com um tipo específico de alimentação será, possivelmente, um desperdício de investimento.

Por isso, é importante considerar o perfil dos consumidores, a concorrência local e a cultura gastronômica da área.

Com inteligência geográfica, esses fatores podem ser facilmente observados. Veja abaixo:

Perfil dos consumidores

Antes de abrir um restaurante é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo. Caso esse público ainda não exista (se o negócio for novo ou você está abrindo sua primeira unidade, por exemplo), você pode considerar o público que deseja atingir.

Esse público pode ser definido por diversas características demográficas, como renda média domiciliar mensal, faixa etária predominante, gênero, nível de instrução, entre outras.

Por exemplo, você pode ter encontrado que o seu público está majoritariamente na faixa etária entre os 25 e os 49 anos e na faixa de renda B1 e B2 (entre R$ 4558,00 e R$ 16.768,00).

Veja a representação desse público em um mapa feito em uma ferramenta de geomarketing:

Cruzamento de faixa de renda e faixa etária em São Paulo -SP por microáreas, onde os tons mais escuros representam maior predominância desse público e os tons mais claros, menor.

Potencial de consumo

Além de localizar em qual microárea você encontrará mais pessoas com as características demográficas do seu público-alvo, também é importante entender se as pessoas dessa região estão realmente dispostas a consumir os seus produtos.

Para isso, vamos analisar o potencial de consumo para descobrir qual região possui maior propensão de investir nos  produtos do seu restaurante, no detalhe do quarteirão.

Veja no mapa abaixo o potencial de consumo para alimentação fora do lar na microárea Ipiranga:

Potencial de consumo para alimentação fora do domicílio por setor censitário na microárea Ipiranga, em São Paulo – SP. Os tons mais escuros representam as regiões com mais potencial e os tons mais claros, menos.

Concorrência local

Diferentes tipos de restaurantes competem entre si, mesmo que indiretamente. Afinal, todos trabalham com o mesmo tipo de serviço e produtos, mesmo que sejam de categorias diferentes.

Por isso, após descobrir onde seu público-alvo está mais presente e as regiões com maior potencial de consumo para alimentação fora do lar, é fundamental saber se os seus concorrentes estão presentes nessas regiões ou não.

Afinal, é comum que os estabelecimentos concorrentes atraiam possíveis clientes na região.

Dessa forma, abrir uma unidade perto dos concorrentes pode ser bastante positivo, já que os consumidores gostam de ter diversas opções na mesma rua ou quarteirão. 

Veja agora, no mapa abaixo, o mapeamento de restaurantes na parte norte da microárea Ipiranga, onde o potencial de consumo é mais elevado:

Mapeamento de concorrentes em região com alto potencial de consumo na microárea Ipiranga, São Paulo – SP por setores censitários

Acima, você pode ver os concorrentes:

  • Em sinais de adição verdes, os restaurantes;
  • Em triângulos roxos, as cafeterias e chás;
  • E em estrelas azuis, as sorveterias.

Escolhendo uma área onde os concorrentes estão menos presentes e o potencial seja maior, poderíamos chegar no seguinte ponto:

Possível região para potencial ponto comercial, a partir das análises anteriores

Tipos de restaurantes: utilize geomarketing para escolher a melhor região para o estabelecimento

Com todas essas informações em mãos, é possível descobrir regiões potenciais para diversos tipos de restaurantes.

E com geomarketing é possível fazer muito mais, facilitando o trabalho de campo.

Afinal, ao invés de fazer esse trabalho às cegas, você poderá fazer todas as análises na ferramenta de geomarketing, levantar possibilidades e então confirmá-las fisicamente, cortando o caminho e facilitando o processo.

Além das análises que você viu neste artigo, é possível descobrir ainda mais informações sobre todas as regiões do Brasil utilizando geomarketing.

Quer saber mais sobre o mercado de alimentação fora do lar e como diferentes análises de inteligência geográfica podem ajudar seu restaurante?

Então confira nosso ebook “7 tendências no setor de alimentação”, onde você vai descobrir:

  • Como empresas de diferentes pontos da cadeia de suprimentos se adequam ao omnichannel;
  • Os efeitos das mudanças climáticas e do contexto econômico no setor;
  • De que forma o mapeamento eficiente do público-alvo garante o sucesso de empresas em processo de expansão.

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