Geomarketing

Os segredos da expansão: vem ver como foi nosso webinar especial

Saiba como o franchising utiliza a inteligência geográfica para abrir novas unidades em todo o Brasil. Confira o conteúdo exclusivo!


Ontem realizamos o webinar “O ponto perfeito: os segredos para não errar na expansão em 2023”, com a participação de Renata Boock Rouchou, diretora de Expansão da Bauducco e coordenadora da Comissão de Expansão da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Rouchou é responsável pela abertura de unidades da rede Casa Bauducco e pelas lojas Bauducco Estradas, além de já ter atuado em empresas como Casa do Pão de Queijo, Grupo Trigo, Starbucks e Havana.

Em seu currículo, está a abertura de mais 1.100 lojas pelo país!

A especialista tem mais de 20 anos de experiência na área, e contou um pouco de como ela faz para garantir o sucesso da expansão dessas companhias ao longo de todos esses anos. 

Para assistir ao webinar na íntegra, é só clicar no banner abaixo:webinar-inscricao

Expansão da Bauducco

A Bauducco é a maior fabricante de panettones do Brasil e uma das maiores da América do Sul na categoria de produtos forneados. Atualmente, está presente em mais de 50 países. Em 2012, inaugurou sua primeira loja da Casa Bauducco.

Três anos depois, a empresa começou a investir no modelo de franchising, buscando possíveis franqueados em São Paulo e, em seguida, em outros municípios do país.

Hoje, a companhia possui mais de 100 unidades abertas, com a meta de atingir um total de 500 nos próximos 5 anos.

“Nós estamos com o objetivo de fincar a bandeira em todas as capitais e continuar expandindo nas regiões nas quais nós já estamos: são 150 lojas até junho”

Renata Boock Rouchou

Rouchou ressaltou que ferramentas de inteligência geográfica de mercado são de grande vantagem às empresas.

Isso porque elas fornecem dados como População Economicamente Ativa, domicílios, concorrência, entre diversos outros que permitem não apenas encontrar oportunidades de negócio, mas também entender a diversidade de públicos existentes no Brasil.

Afinal, cada município demanda formatos e tamanhos distintos de lojas – em grandes capitais, conforme exemplificou, os investimentos podem acabar sendo diferentes de municípios com menos habitantes.

Por isso, a diretora indicou a Geofusion, líder em geomarketing no país, tanto para mapear concorrência quanto identificar potencial de consumo em diferentes regiões, planejar lojas conforme os perfis locais, entre diversas outras ações.webinar-inscricao

Como funciona a expansão de franquias

Segundo Rouchou, esse processo envolve três etapas fundamentais. A primeira delas é o planejamento, que consiste em analisar o negócio, criar indicadores, estudar a localização dos pontos comerciais e estimar o crescimento a médio prazo.

Outra parte importante é o relacionamento com os empreendedores dos lugares onde há a possibilidade de alocar a franquia, como shopping centers, aeroportos, hospitais, corporações e postos de combustíveis.

Isso porque diferentes segmentos de atuação possuem redes também distintas com as quais se comunica e onde se torna possível alavancar o crescimento dos negócios.

Já a terceira etapa corresponde à visita aos pontos comerciais, para estudar fatores como visibilidade, acessibilidade e vizinhança que eles possuem.

Uma loja na estrada a caminho do litoral, por exemplo, pode não apresentar a mesma performance da que está na via sentido cidade, e vice-versa.

Portanto, o uso da inteligência geográfica para abertura de novas unidades franqueadas é uma vantagem em muitos aspectos.

Afinal, além de facilitar à equipe responsável pela expansão entender as características da região onde vai atuar, dados como esses facilitam a comparação entre pontos comerciais e fornecem confiabilidade ao franqueado a respeito da análise realizada.

Quer saber mais sobre como expandir de forma segura e inteligente? Entre em contato com os nossos especialistas e descubra o vasto universo de oportunidades disponíveis à sua empresa nos mais de 5.550 municípios do país:


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